Entenda as olimpíadas de Paris 2024. Confira detalhes do evento, onde assistir e algumas novidades para esse ano.

Paris 2024: Se prepare para a grande celebração do esporte

Em 2024 Paris será a sede dos XXXIII Jogos Olímpicos de Verão. A charmosa capital Francesa será destaque no mundo dos esportes entre os dias 26 de Julho à 11 de agosto, contando com 45 esportes olímpicos e mais de 10.500 atletas na disputa pelo pódio. 

As competições vão acontecer no entorno de Paris em locais bem conhecidos mundialmente, como Roland Garros, Palácio de Versalhes e Arena do Campo de Marte, e visitará áreas ao redor da França, como Bordeaux, Nice e Marselha. 

Tocha Olímpica 

A tocha olímpica, responsável por carregar a chama olímpica por parte do território do país sede, iniciará o percurso em 8 de maio, em Marseille, sul da França. Como manda a tradição, a cerimônia se inicia com a tocha sendo acesa em Olímpia, na Grécia, passa por Atenas e chegará à Paris em 26 de julho, marcando o início do evento.

Atletas e personalidades de destaque do país sede são escolhidos para carregar a tocha. Para a competição de 2024, o Comitê definiu 69 times, cada qual com 24 pessoas, que irão realizar o revezamento durante todo o trajeto até o acendimento da pira.

Classificatórias

Cada Comitê Olímpico Nacional é responsável pela representação do país, sendo assim, possui a autoridade e define as regras de seleção e a participação dos atletas. 

Cada um dos  esportes olímpicos possui uma forma de seleção. São utilizados por exemplo torneios Pré-Olímpicos e ranking de melhores atletas. Para as olimpíadas de Paris, as classificatórias ainda estão acontecendo e a definição de todas as vagas deve ocorrer até junho de 2024.  

Mascote das olimpíadas

Os mascotes são uma parte que vem chamando atenção nos eventos olímpicos. Criados para aproximar os participantes e telespectadores e trazer uma identidade amigável ao evento, os mascotes têm cativado o público. A criação é feita arremetendo a algum animal, item que traz uma simbologia forte do país-sede. 

Nas Olimpiadas Paris 2024, a mascote oficial será Phryge. Os barretes frígios são toucas e são conhecidas como símbolo da República Francesa, considerado pelos franceses como liberdade. 

Em junção à ideia de liberdade, a mascote Paralímpica apresenta uma prótese na perna e foi pensada como método de promoção à inclusão. 

Novidades para Olimpíadas Paris 2024

  • A abertura do evento não será em um estádio, como de costume. A cerimônia será realizada no rio Sena, localizado no centro de Paris. A escolha do local se deu pela ideia do Comitê Olímpico de Paris em aproximar o público.
  • Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, haverá o mesmo número de atletas nas modalidades femino e masculino. É um salto muito importante para o esporte e para atletas em todo o mundo que buscam seu espaço e reconhecimento igualitário. 
  • Inclusão do Breaking como modalidade olímpica. Uma mistura de dança, cultura, arte e esporte, chega a um importante patamar. Com a oportunidade de atravessar os continentes e furar bolhas sociais, esse ano os atletas irão apresentar ao mundo a beleza do esporte que vem carregado de cultura e com grandes chances de brilhar os olhos do público. 

Como assistir as Olimpiadas Paris 2024

Na TV aberta, a transmissão será realizada pela TV Globo, em grade a ser definida pela emissora. 

Como novidade, o streamer Casimiro fará a transmissão através do seu canal no YouTube, CazéTV. 

Quais os Esportes presentes nas Olimpiadas Paris 2024

  1. Atletismo 
  2. Badminton
  3. Basquete
  4. Basquete 3×3
  5. Boxe 
  6. Breaking
  7. Canoagem De Velocidade 
  8. Canoagem Slalom
  9. Ciclismo BMX Freestyle
  10. Ciclismo BMX Racing 
  11. Ciclismo De Estrada 
  12. Ciclismo De Pista
  13. Ciclismo Mountain Bike
  14. Escalada
  15. Esgrima
  16. Futebol Feminino 
  17. Ginástica Artística 
  18. Ginástica De Trampolim 
  19. Ginástica Rítmica 
  20. Golfe
  21. Handebol
  22. Hipismo 
  23. Hóquei Sobre Grama
  24. Judô
  25. Levantamento De Peso
  26. Luta
  27. Maratona Aquática
  28. Nado Artístico
  29. Natação
  30. Pentatlo Moderno
  31. Polo Aquático
  32. Remo
  33. Rugby Sevens
  34. Saltos Ornamentais
  35. Skate
  36. Surfe
  37. Taekwondo
  38. Tênis
  39. Tênis De Mesa
  40. Tiro Com Arco
  41. Tiro Esportivo
  42. Triatlo
  43. Vela
  44. Vôlei
  45. Vôlei De Praia


Um evento muito esperado pelos amantes do esporte com certeza irá marcar o cenário esportivo mundial. Com objetivo de aproximar o público, seja pelas ruas e monumentos de Paris ou mesmo no conforto de casa através da TV e internet, o mundo esportivo estará de olho nos jogos olímpicos de 2024.

Imagem de Bryan Turner disponivel em unsplash.