Conheça Neguin: atleta brasileiro de Breaking Dance

O atleta Fabiano Carvalho Lopes, 36 anos, conhecido no cenário como Neguin, é natural de Cascavel – Paraná, e é atleta brasileiro de destaque no Breaking Dance.

Ele iniciou no mundo das artes aos 4 anos, quando sua irmã o levou para aulas de capoeira e com muito talento alinhado com treinamentos ele competiu em campeonatos diversos em toda a América do Sul. Já sendo um sucesso ainda adolescente, ele conheceu o break e o hip hop e deu início a uma nova fase em sua vida.

Fazendo a junção de elementos da capoeira com passos e movimentos do Break, Neguin, como foi nomeado nas rodas de capoeira, trouxe um estilo diferenciado de dança e hoje esses movimentos são conhecidos no meio como característica do artista.

Para perseguir essa nova arte, Neguin mudou para São Paulo em busca de conhecer alguns artistas que considerava como inspirações, Pelezinho e Chaverinho. Além de conseguir conhecê-los, os três criaram o grupo Tsunami All Stars, que ficou conhecido não apenas no Brasil, mas no cenário mundial.

Hoje, vive em Nova York, Estados Unidos, além de dançar e fazer coreografias, ele exerce uma série de atividades como DJ, instrutor de artes marciais, produtor, diretor, pintor, atleta, e faz parte do renomado Red Bull BC One All Stars.

Campeonatos conquistados

Com uma lista extensa de campeonatos conquistados ao longo do mundo, Neguin já participou em mais de 100 campeonatos internacionais nos mais de 141 países visitados. 

Entre destaques possui Finais Mundiais do Red Bull BC One 2010 em Tóquio, Outbreak Europe 2011 na Eslováquia, Freestyle Session 2019 em Los Angeles, Paris Battle Pro 2019 na França e ele possui o feito de ser o único latino-americano a conseguir o cinturão de campeão mundial.

Se espera que Neguin represente o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com a entrada da modalidade Breaking no evento.

Apresentações com cantores internacionais e TV

Além de campeonatos e cenários ligados ao esporte, Neguin possui várias passagens em outros ambientes artísticos. Ele já participou do  America’s Got Talent, programa Americano que avalia artistas dos mais diversos segmentos, e encantou a todos os jurados e público com seu talento e movimentos. 

A dança o levou ainda a palcos de artistas internacionais, como Madonna, Fergie, Gwen Stefani, Paul McCartney, Missy Elliot e Justin Timberlake.

Neguin participou também do reconhecido e admirado Cirque du Soleil. Abordado inicialmente em 2019, não topou de imediato em integrar o projeto por um momento de vida, e por ser necessário mudar para o Canadá, que não fazia parte de seus planos naquele momento. 

Depois de vivenciar várias outras experiências, viajar para outros países e entrar em novos cenários, o convite chegou novamente, e dessa vez se viu preparado para iniciar nesse desafio. Nessa experiência ele desenvolveu uma série de performances exclusivas para cada show.

Projetos Sociais

A dança e os esportes em geral têm grande importância no campo social. Sabendo dessa importância e de sua influência no meio, Neguin possui projetos sociais nas cidades de Nova York e em São Paulo, para ensinar a pessoas carentes a dança e ensiná-las a disciplina, esforço e a sonhar com o futuro. Além dessas cidades, que os projetos são permanentes, ele viaja ao redor do mundo promovendo oficinas de break para difundir a dança e motivar as pessoas a fazer parte.

Relevante no cenário do Breaking Dance, Neguin deixa claro em sua trajetória que seu objetivo maior é ser e fazer a diferença, tanto em sua vida artística e profissional como usando seu talento para ajudar as pessoas a ter possibilidade de mudar de vida, tanto no físico como emocional.

Imagem disponível na página de Nenguin no Instagram.