O Mountain Bike Enduro é uma modalidade que une o melhor do Downhill e do Cross Country, assim, conheça aqui as suas características

Mountain Bike Enduro: descubra o que é essa modalidade

O Mountain Bike Enduro é uma modalidade de esporte radical que visa um contato maior com a natureza. Dessa forma, é uma atividade que pode trazer muitos benefícios para a saúde. A seguir, você confere as principais características sobre essa prática.

Conheça o que é Mountain Bike Enduro

Esta é uma das modalidades dentro do Mountain Bike que reúne características do Cross Country (XC) e do Downhill (DH). Mas, há algumas diferenças, já que ela não exige o preparo físico e resistência do XC. Tampouco é necessário o conhecimento técnico do DH.

O termo Enduro vem de “Endurance” que quer dizer “resistência”. Nesta categoria, o ciclista precisa estar preparado para saltos e descidas. Portanto, é essencial ter um bom condicionamento físico.

Ela funciona muito bem para os amantes do pedal, que não são tão especializados em ladeiras, mas que conseguem fazer de tudo um pouco. Dessa forma, é uma prática cujo objetivo é transpor obstáculos.

Nos circuitos, em geral, as subidas são íngremes e mais longas. Em algumas ocasiões, aliás, só é possível completar estas etapas empurrando a bike. No entanto, as descidas podem além destas características, exigir um pouco mais de técnica do que nas elevações.

Uma breve história sobre a modalidade

A primeira competição do Mountain Bike Enduro aconteceu em 2003 em d’Allos, na França, em um resort nas montanhas com o mesmo nome. 

Ela foi criada por Fréderic Glo para curtir bons momentos com os amigos. O objetivo inicial era passar um final de semana agradável com os colegas, ou seja, conversar, fazer trilhas e estar em contato com a natureza.

Após a primeira edição, chamada Tribe 10.000 Enduro, ela rapidamente se transformou em um evento anual. Nas últimas décadas, ciclistas do mundo todo viajam até o local para testar suas habilidades técnicas, bem como físicas.

Como funcionam as competições de Mountain Bike Enduro?

Os campeonatos dessa modalidade radical, que hoje ocorrem em diversos outros países, possuem quatro ou mais estágios. Os trechos, em geral, são descidas e ocorrem do seguinte modo:

  • Um dia de prova pode ter diversas etapas e levar vários dias de corrida;
  • Além das descidas, há subidas e trechos mais planos;
  • Já a largada é individual e cada ciclista possui seu tempo cronometrado à parte;
  • O tempo medido compreende apenas as descidas;
  • Não cronometram as partes planas e as subidas. 

Há outros tipos de competições, como o Megavalanche, onde centenas de esportistas saem em largada ao mesmo tempo, mas com objetivos diversos como:

  • Busca por melhores posições;
  • Pedalar em condições adversas como lama, água e neve.

Atualmente, o circuito mais famoso continua sendo o que deu origem à modalidade em 2003. No entanto, ocorrem diversas provas ao longo do ano. Dessa maneira, essas provas reúnem os atletas mais resistentes e habilidosos do mundo.

Descubra como é a bike ideal para praticar a modalidade

Caso tenha interesse em praticar o Mountain Bike Enduro, há algumas informações essenciais para considerar antes de comprar a primeira bicicleta. Lembrando que estas possuem características próprias, portanto, os seus preços podem ser um pouco mais altos.

As bikes utilizadas nesta categoria precisam ser mais resistentes e seguras que as tradicionais. Além disso, é preciso estar atento aos seguintes detalhes no momento da compra:

  • Geometria mais aberta;
  • Cassetes maiores para ter mais força na hora de acelerar;
  • Guidão mais largo e mesa mais curta para melhorar a dirigibilidade;
  • Coroa única para não precisar de câmbio, bem como passador dianteiro;
  • Suspensões dianteira e traseira com cursos maiores;
  • Canotes ajustáveis para regular o banco sem que seja preciso sair da bike;
  • Pneus mais largos para aumentar a aderência.

Quais são os equipamentos de segurança indispensáveis?

O Mountain Bike Enduro é considerado um esporte radical. Afinal, as trilhas possuem curvas acentuadas, obstáculos, solos irregulares, saltos e descidas. 

É possível, entretanto, praticá-lo de forma segura. Sendo assim, é muito importante proteger o ciclista e para tal, alguns dos principais equipamentos são:

  • Capacete;
  • Joelheiras;
  • Colete;
  • Protetor de pescoço e quadril;
  • Cotoveleiras.

Dito isso, é essencial reforçar que além dos equipamentos de proteção individual, a técnica desempenha um papel vital durante a prática. O ciclista precisa realizar a manutenção de sua bike com frequência. Bem como, saber se preparar para eventuais quedas.

Há outros itens que você vê precisa

Mesmo nas grandes competições, o ciclista precisa de alguns elementos extras. Tenha em mente que são percursos longos, então, é provável que falte uma equipe de apoio durante toda a prova. Portanto, não esqueça de ferramentas que possa precisar durante o trajeto.

Aventure-se com a modalidade Mountain Bike Enduro

Não há dúvidas de que agora você já conhece um pouco mais sobre o que é essa prática, a sua origem e os equipamentos necessários para começar a pedalar em meio a natureza com mais segurança.

Perceba que no Brasil, o esporte ainda está iniciando a sua história. Isso porque, há poucas trilhas públicas com boa manutenção. No entanto, há alguns Bike Parks ao redor do país onde pode iniciar sua prática com segurança e o auxílio de profissionais experientes.

Foto de Irene Lasus no Pexels