O esqui aquático é um esporte radical que combina acrobacias e técnicas com o frescor da água de áreas tropicais

Conheça o esqui aquático: esporte radical pouco conhecido que é a cara do Brasil

Esqui aquático é a execução do esqui, que é feito na neve, em um ambiente mais tropical. Desse jeito, ele torna-se mais acessível aos entusiastas que não moram em locais frios. Apesar disso, o esporte segue ainda pouco difundido.

Veja também:

O que é o esqui aquático?

Também conhecido como wakeboard, é um esporte radical pouco conhecido, mas muito divertido. Uma ótima pedida para os aventureiros, essa modalidade combina acrobacias e técnicas do esqui com o frescor da água.

Por conta disso, é uma ótima opção para quem quer se aventurar, ainda mais quem mora em locais tropicais com grandes lagos, lagoas ou, apesar de menos comum, mares.

Origem do esporte

A teoria mais difundida é de que o esporte tenha surgido quando um esquiador suíço desceu uma montanha e finalizou as manobras no lago ao pé do monte.

No Brasil, ele chegou por volta dos anos 40 ou 50. No começo, o esporte era mais sobre equilibrar-se e pular ondas. Entretanto, apenas nos anos 60, que o esporte ganhou um toque radical.

Onde praticar?

A prática desse esporte é melhor em águas calmas, com dimensão de 700 por 80 metros. Sendo assim, o mais apropriado são lagos, já que eles são tranquilos e protegidos de ventos fortes. Também é importante que seja isolado, para que não haja obstáculos, como banhistas e outras lanchas.

Quais os tipos de esqui aquático?

Após se tornar um dos melhores esportes radicais, ele foi dividido em três tipos diferentes. O primeiro é o Slalom, na qual a pessoa usa apenas uma prancha para andar entre bóias. O segundo é o salto na rampa, na qual o foco é a distância do salto. E, por fim, há o truque, onde deve-se realizar manobras com grande técnica.

Como funciona o esqui aquático?

A prática do esqui aquático é feita com esquis puxados por uma lancha em superfície de água serena. Desse modo, o praticante deve se equilibrar para que não tombe para os lados. Além disso, é preciso manter a segurança no cabo que liga a pessoa à lancha.

O que é preciso para praticar esqui aquático?

A prática dele é um pouco mais complexa, pois exige uso de equipamentos específicos. Os principais e essenciais são, além da lancha:

  • Colete salva-vidas;
  • Esqui;
  • Corda;
  • Manete;
  • Luvas.

Já existem alguns lugares que oferecem o aluguel do material e orientação. Entretanto, ainda não é algo tão popular, pois esse investimento é caro.

Quais os benefícios do esqui aquático para o corpo?

Esse exercício ativa quase todos os membros do corpo humano. Braços, abdômen e pernas são trabalhados durante a prática do esporte. A constante força para se manter equilibrado, segurar a corda e ficar de pé no esqui em movimento é uma ótima atividade.

Vale mencionar também que oferece benefícios para a saúde mental, assim como qualquer outro esporte mais radical. 

E os riscos do esporte?

Assim como todo esporte, ele também oferece riscos. Quando praticado por pessoas sem preparo ou com equipamento inadequado, os perigos são grandes. Quedas e aterrissagens mal feitas podem gerar ossos quebrados e lesões sérias, além do risco de afogamento. Então, é importante sempre ter supervisão de um salva-vidas.

Por que o esqui aquático é pouco conhecido?

Apesar de ter muitos atrativos, o esqui aquático ainda é um esporte voltado para um público seleto. Afinal, por exigir equipamentos caros e áreas específicas para prática, ele se torna pouco acessível ao grande público.

Sendo assim, o esporte segue sendo algo pouco praticado, por isso, pouco conhecido pelas massas. Entretanto, ele ainda é oferecido no Brasil em alguns lagos e lagoas. Os principais estão localizados no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, bem como, São Paulo.

Foto de Gabriela Checo em Pexels