Surfe, motocross, montanhismo e mais! Descubra 7 esportes radicais que podem ser praticados no Brasil e ativar a adrenalina.

Esportes radicais: 7 opções para se aventurar

Os esportes radicais são famosos pelo frio na barriga e altas doses de adrenalina pelo corpo. No Brasil, por conta da diversidade de paisagens, a variedade de esportes radicais  essa modalidade é vasta e cada vez mais pessoas aderem à prática dessas atividades.

Por que os esportes radicais são considerados de risco?

Os esportes radicais, também chamados de aventura, começaram a ganhar peso a partir da década de 70. Essas atividades geralmente se caracterizam pela forte aproximação com a natureza, por isso também são descritas como práticas de risco, já que estão suscetíveis às mudanças do ambiente. Assim, podem levar a acidentes, caso falte preparo certo ou aconteça algo imprevisível, fora do controle humano.

Quais as opções de esportes radicais para praticar no Brasil?

O brasileiro possui vantagem no quesito diversidade quando o assunto é natureza. Assim, sem dúvida, o clima, relevo e vegetação diversas geram diferentes cenários para a prática de esportes radicais. Dessa forma, para quem pretende se aventurar e deseja encontrar um esporte com o qual se identifica, seguem 7 opções para praticar no Brasil:

1 – Surfe

Em muitas cidades costeiras do Brasil, como o Rio de Janeiro, o surfe é visto como cultura. O objetivo é ficar o máximo de tempo possível em pé em cima da prancha, enquanto executa manobras que, dependendo do mar, podem ser mais ou menos difíceis de realizar. Assim sendo, o surfe faz parte dos esportes individuais.

2 – Paraquedismo

O paraquedismo é uma prática individual ou em dupla, o esportista pula de um local alto ou avião, em queda livre. O paraquedas fica acoplado em uma espécie de mochila e é acionado antes de chegar ao solo. De modo que, o paraquedista possa controlá-lo e diminuir o impacto do pouso.

3 – Montanhismo

A prática dessa atividade se caracteriza pela subida em montanhas e elevações rochosas, com variados níveis de dificuldade. As modalidades desse esporte são diferenciadas pelo tempo de prática, região onde é realizada, intensidade e técnicas aplicadas durante a prática.

4 – Rafting

É um esporte que deve ser feito em grupo e na água, onde a equipe desce as corredeiras, através de botes infláveis, e desvia dos obstáculos. Portanto, o grupo deve remar em conjunto e sincronia até o destino final. 

5 –  Motocross

A moto desse esporte é específica para esse tipo de uso. Por isso, elas devem ser leves e ágeis, para ajudar a encontrar o maior desempenho do piloto na hora de realizar as manobras e chegar ao ponto final antes dos outros competidores. A modalidade mais usual é a off-road, em circuitos de terra ou terrenos baldios.

6 – Skate

Essa atividade é um esporte radical de ação, por não ser em meio a natureza e sim em ambientes artificiais. O skate é uma espécie de surfe no asfalto e consiste em realizar manobras em cima de uma prancha (shape), com quatro rodas pequenas. Aliás, existem muitas manobras, algumas delas são: 

  • Ollie: o skatista sobe ou passar por certos obstáculos;
  • Manual: o skate é empinado para frente com a leve inclinação das rodas traseiras;
  • Grind: o skatista desliza os trucks (suporte das rodas) em corrimãos.

O skatismo é muito popular nas grandes cidades, já que muitas vezes esses centros urbanos são distantes da natureza, isso torna esse esporte radical acessível. Além de que existem diferentes tipos de skate para explorar.

7 – Rapel

O rapel também é um esporte vertical, assim como o montanhismo. Mas, ele consiste na descida de cânions, abismos, cachoeiras e montanhas, com o auxílio de uma corda. A utilização de luvas e freio metálico controla a velocidade da descida. 

Como escolher um esporte radical para praticar?

Para quem deseja se aventurar nos esportes radicais é essencial saber que essas atividades exigem maior atenção e preparo físico. Portanto, os equipamentos de segurança, que variam de acordo com as categorias, são indispensáveis. De fato, um treinamento específico e os itens de uso, tem um custo que deve ser visto na hora de escolher um esporte. 

Foto de Kammeran Gonzalez-Keola em Pexels