O que é Breaking Dance?

O breaking, também conhecido como breakdance é uma arte das ruas que mistura movimentos de dança, arte e cultura. Considerado por muitos como um estilo de vida, os B-boys e B-girls, atletas praticantes do esporte, trazem movimentos impressionantes que cativam a quem assiste.

Ligado ao Hip Hop, a arte traz em seus movimentos expressões ligadas ao contexto urbano e possui alta relevância no campo social. A dança vem acompanhada de músicas com batidas envolventes que agregadas se tornam um espetáculo a quem assiste.

Os movimentos da dança se enquadram em três categorias principais:

  • Top Rock:  Passos no alto
  • Footwork: Passos no chão
  • Freezes: Poses congeladas, geralmente feitas em momentos do ápice da música ou no fim, para encerrar a participação, ambos com objetivo de causar maior impacto.

Onde surgiu o Breaking Dance

Com origem nos anos 70 no Bronx, Nova York, as comunidades negras e latinas deram início ao movimento. Aos poucos foi se tornando uma ferramenta para afastar os jovens da violência das ruas e um incentivo para descobrirem e aprimorarem as suas habilidades, muitas vezes ainda desconhecidas. Mudando a realidade da comunidade, os duelos nas ruas ainda existiam, mas dessa vez as pessoas disputavam os melhores movimentos de danças.

Aos poucos o Breaking foi conquistando novos lugares e pessoas de várias classes sociais, e hoje está presente em várias culturas, inclusive no Brasil.

Breaking Dance no Brasil

Com uma pegada autêntica, trazendo a influência da capoeira, no Brasil o breaking é reconhecido e muito valorizado nas comunidades. Além de já fazer parte da rica cultura brasileira, a dança é muito utilizada em projetos sociais como forma de tirar as crianças da rua, desenvolver habilidades e trazer pertencimento.

Campeonatos internacionais acabam sendo descartados por custar altos valores, e como o esporte ainda possui poucos investimentos, o cenário dificulta que o país se destaque no cenário mundial.

Breaking Dance nas Olimpíadas

O Breaking fará parte das Olimpíadas de Paris 2024. As competições serão nas modalidades masculina e feminina, e competindo em batalhas individuais os atletas irão lutar pelo pódio e a sonhada medalha olímpica. Estar nas Olimpíadas é um marco para o esporte e principalmente para as periferias e comunidades.

Alguns atletas divergem na opinião de entrada no evento, considerando o receio, por exemplo, de desonrar a cultura e o movimento, já que um dos traços mais fortes é o orgulho de pertencer às periferias. Porém, considerando o pouco investimento que o país faz na modalidade, estar nas olimpíadas é uma oportunidade de trazer maior visibilidade e atrair investidores dispostos a ver o progresso e divulgação do esporte.

A competição ocorre em formato de batalha, cada atleta faz sua apresentação e compete diretamente com um oponente. Cada um em seu tempo mostra ao mundo suas habilidades com objetivo de superar e conquistar a medalha. No total serão 32 atletas, divididos entre as modalidades masculino e feminino. 

Quais os benefícios do Breaking Dance

Por ser uma dança que movimenta todo o corpo, é considerado como atividade aeróbica e traz ganhos na coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, há um grande impacto psicológico, tanto aliviando pontos de ansiedade e depressão, e aumentam a confiança, além de trazer felicidade. Esses benefícios são comprovados cientificamente, ao realizar os movimentos o organismo libera endorfina, também conhecida como hormônio da felicidade, invadindo todo o corpo e fazendo a diferença.

O impacto do Breaking é grande tanto no âmbito social, como na saúde física e mental. O reconhecimento do esporte em outros níveis é um importante avanço para a modalidade, principalmente para captar investimentos. Pode-se esperar grandes coisas para o futuro da modalidade e novos atletas entrando em cena.

Foto de Allan Mas disponível em Pexels.