Veja o que você precisa para montar sua própria pista de skate

Saiba como montar sua própria pista de skate no quintal de casa

O movimento do skate sempre carregou o espírito do “faça você mesmo”. Por exemplo, é possível encontrar facilmente todas as peças que compõem o skate separadamente para a compra, justamente para criar algo do jeito que desejar.

Além disso, a galera também tem o costume de construir seus próprios obstáculos nas pistas para aumentar a emoção durante a prática, utilizando madeira, chapas de metal e tudo mais o que for possível.

E é esse espírito que tem encorajado muitos praticantes a criarem suas próprias pistas de skate no quintal de casa, para terem a exclusividade de uso. 

Se você também já pensou em construir uma pista de skate em casa, mas ainda não iniciou o projeto por não saber por onde começar: nós temos as dicas!

Acompanhe neste post as orientações principais para montar sua pista de skate em casa.

Encontre o local ideal 

Ter um quintal é o principal passo para sonhar com uma pista de skate própria, mas é preciso lembrar que a quantidade de espaço disponível pode impor algumas limitações significativas nisso.

Considere a simplicidade no início do seu projeto. Durante a construção da sua pista, você vai perceber que o custo e a complexidade aumentam em proporção à inclinação e o desnível da fundação.

Por isso, priorize a construção em um local de superfície plana. Isso vai evitar trabalhos com pedras e aterro para nivelar o local. O que te dará muito trabalho antes mesmo da construção da pista.

Faça o planejamento da pista

Na parte do planejamento da pista, você precisará levantar o máximo de questões sobre o projeto para evitar qualquer tipo de problema antes, durante e depois da montagem. Por exemplo:

  • Qual é o espaço que preciso?
  • Quanto posso gastar no projeto?
  • A instalação será fixa ou permanente?
  • Quais serão os tipos de manutenção que precisarei fazer?
  • Tenho outros planos para ocupar o espaço no futuro?

Depois de responder essas e outras perguntas, você pode começar a desenhar o esboço da sua pista. Desenhe um diagrama em escala do espaço disponível e dos componentes que você gostaria de construir.

Depois disso, certifique-se de que haja espaço suficiente entre os componentes que pretende incluir na pista, ou seja, preveja qual será o fluxo, entendendo os diferentes caminhos que você poderá seguir no espaço

Reúna as ferramentas e mão de obra

Para montar uma pista de skate você não vai precisar de ferramentas muito mirabolantes, fique tranquilo, principalmente se você decidir trabalhar com madeira.

Para construir um halfpipe ou uma rampa padrão, a ferramenta mais cara que você vai precisar é da famosa serra tico tico. O restante das ferramentas são básicas, como furadeira, martelo e chave de fenda.

Além das ferramentas, é muito provável que você precise da ajuda de alguns amigos para tornar o sonho realidade. Um halfpipe básico de 91 centímetros, por exemplo, pode levar cerca de 20 horas para ser concluído. 

Por isso, já busque na agenda alguns conhecidos para te ajudar nessa missão.

Segurança em primeiro lugar

A segurança ao montar sua pista de skate começa no momento do planejamento. Por exemplo, seria muito legal construir um halfpipe de 5 metros, mas você já se imaginou andando em algo tão alto assim?

Além disso, não construa nada próximo a obstáculos elevados, como árvores e fios elétricos. É preciso manter a atenção também nesses detalhes que ficarão em volta da sua construção.