encaixar um kickflip

Veja as principais dicas de skate para aprender a fazer um kickflip

A prática de skate é muito conhecida pelas inúmeras possibilidades de manobras, cada uma com o seu grau de dificuldade.

O  grau de dificuldade das manobras de skate é a principal forma de medir o nível do skatista no esporte: iniciante, intermediário ou pro. Ou seja, muito dificilmente um iniciante vai conseguir encaixar alguma manobra de pro.

Entre as mais diversas manobras almejadas pelos iniciantes no skate está o Kickflip. Isso porque se ele conseguir encaixar um kickflip, muito provavelmente ele conseguirá desbloquear a possibilidade de aprender outras manobras ainda mais difíceis.

Se você está começando agora no skate também e já está tentando encaixar um kickflip, mas ainda não teve sucesso, este post é para você.

Confira quais são as principais dicas no skate para conseguir mandar um kickflip sem muita dificuldade.

O que é Kickflip?

O Kickflip é uma das manobras mais populares do skate e uma das mais registradas pelas máquinas fotográficas, por conta do seu belo e rápido movimento. 

Basicamente, essa manobra é realizada usando o pé de trás para empurrar o shape e depois o mesmo pé é responsável pelo pop que vai tirar o skate do chão, permitindo que o pé da frente vire ou gire a prancha enquanto o skatista ainda está no ar.

Para deixar o movimento ainda mais claro, confira um passo a passo de como encaixar um Kickflip. 

Kickflip: passo a passo

Toda manobra no skate segue uma série de pequenos movimentos que permitem a boa execução. E é claro que com o kickflip não poderia ser diferente.

Por isso, veja um passo a passo para conseguir mandar um kickflip com sucesso.

Posição dos pés

A posição dos pés é importante em qualquer manobra, sendo igualmente para o kickflip.

Posicione o pé da frente ligeiramente abaixo dos parafusos do skate e o pé de trás na cauda. Use a ponta do pé para pressionar a cauda e fazer um pop, ou seja, pular com o skate, como no Ollie.

Com seu pé da frente, arraste rapidamente para fora para girar a prancha.

A queda durante a execução dessa manobra é quase que inevitável para quem está começando, pois a parte da aterrissagem tem que ser muito precisa, mantendo a firmeza dos pés em cima do skate. 

Ollie / Pop

O kickflip se baseia no ollie, uma manobra realizada quando o skatista usa seu peso para empurrar a parte de trás da prancha, impulsionando-a no ar com os pés ainda presos. O skatista e a prancha completam a manobra pousando juntos. É como pular sem que o skate saia de seus pés.

Isso quer dizer que você não conseguirá mandar um kickflip, sem antes aprender o ollie. 

Há um detalhe muito importante no início do kickflip que é diferente do ollie, que ao invés de arrastar o pé da frente para cima, como no ollie, você precisa mirar no canto da prancha, para que ela gire e caracterize o movimento do kickflip.

Tempo

O tempo dentro das manobras é uma outra questão muito importante para conseguir encaixar com sucesso. No kickflip, esse tempo é o segredo para conseguir pousar.

Você precisa mandar o pop, girar e retornar em um piscar de olhos. É tudo uma questão de tempo certo e isso vai exigir prática. Por isso, persista na manobra até conseguir completá-la.

Aterrissagem

No início deste post, reforçamos que a queda de iniciantes no kickflip é muito constante por conta do pouso. Então, se você está começando, tente se segurar em algum lugar para apoiar o seu peso. Essa dica vai te ajudar a conhecer o tempo certo da manobra.

Geralmente, quando você manda o kickflip, é o pé de trás que interrompe a rotação do skate, enquanto o pé da frente retorna à prancha imediatamente. Essa dica é essencial para saber o que fazer com os pés durante o movimento.