O que você precisa saber para melhorar suas habilidades no skate

O que você precisa saber para melhorar suas habilidades no skate

Não importa quanto tempo você anda de skate, a maioria dos praticantes do esporte para de progredir em algum momento, parecendo quase impossível melhorar e aprender novas manobras. 

Na maioria das vezes, isso tem a ver com o passar do nível básico para o intermediário. Mas uma coisa é certa, você precisa se desenvolver aos poucos, tendo a certeza de que domina o básico como ninguém.

Nesse momento, é importante você ouvir outros skatistas mais experientes e pedir feedback para saber onde possivelmente é possível melhorar, ou ainda filmar suas manobras para analisar ainda melhor suas técnicas na prática.

Mas além dessas dicas, trouxemos aqui outras que farão a real diferença no seu desenvolvimento no skate.

Confira!

Volte ao básico

Se você começou a mandar ollies no primeiro dia, sem antes aprender a empurrar o skate corretamente, saiba que isso é praticamente um crime no esporte. Isso significa que você pode ter pulado muito dos princípios básicos da prática do skate.

Parece meio óbvio, e pode ser, mas se você pular o básico, muito possivelmente terá dificuldade em progredir no skate. De início, aprender a andar no skate não parece ser muito atraente, mas é o que fará a diferença lá na frente.

Equilíbrio é tudo

O equilíbrio é uma das, ou ainda, a mais importante habilidade que te permitirá progredir no skate. Depois que você garantir segurança 100% em cima do equipamento, tenha certeza que suas habilidades crescerão exponencialmente.

Para treinar o equilíbrio no skate você pode pegar um shape velho e inclinar-se para frente, para trás, para os lados etc. Arrisque também alguns desequilíbrios propositais para analisar seu tempo de resposta para se manter em cima do skate.

Saia da sua zona de conforto

Todo skatista tem o seu lugar favorito para praticar skateboard, isso é um fato. Apesar de você sentir segurança e dominar cada pedaço do local que você costuma andar, saiba que ele não é o melhor para te desenvolver.

Os desafios é o que permite sua evolução. Ou seja, busque um novo local para andar de skate, desafie a si mesmo, tente uma rampa maior do que você está habituado.

Caso você não tenha outra opção de lugar para andar de skate, coloque obstáculos na pista atual mesmo. O importante é que você se sinta desafiado para melhorar suas habilidades.

Assista vídeos na internet

Querer aprender novas habilidades no skate é ótimo, mas é importante saber o que você pretende exatamente. Não adianta chegar na pista e tentar uma manobra com grau de dificuldade absurda, sendo que você não está apto para tal.

Busque inspirações de novas manobras em vídeos da internet, analise o grau de dificuldade e coloque em prática. Além de inspirar, os vídeos vão te ajudar a acertar as manobras.

Por exemplo, você pode sentir que não consegue baixar o kickflip e analisando melhor o movimento em vídeo descobrirá que o problema pode estar no posicionamento dos seus pés. 

Não fique obcecado

Aposto que você já deve ter tentando mandar uma mesma manobra repetidamente e não conseguiu encaixar de jeito nenhum, gerando uma frustração com o skate. Mas nesses casos, o ideal é seguir em frente.

Às vezes, o seu cérebro e seus músculos precisam se recuperar, para que no dia seguinte na primeira tentativa você consiga realizar o movimento sem grandes dificuldades.

Parece estranho, mas isso realmente funciona em alguns casos. Se não conseguir encaixar a manobra, volte para outras que você não tem grandes dificuldades, dando um espaço para se recuperar do novo truque.

Tenha companhia para praticar o skate

Praticar com amigos ou pessoas que você admira é uma ótima forma para progredir no skate. Não se prenda à competitividade e dê a eles a liberdade de te dar feedbacks.

Não tenha medo de fazer perguntas aos que estão em um nível mais avançado no skate. Em toda pista você conseguirá se aproximar de um skatista ou outro que estará disposto a te ajudar com alguma técnica.

Todos estão ali naquele momento para se divertir e descontrair, aproveite a oportunidade do clima de diversão para aprender e fazer amizades.

Foto: Man photo created by wirestock