skate e skateboard

O que é Skateboard?

Skate (em inglês: skateboarding, skating) é um esporte que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada também de esqueite ou skate, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks.

Com a prancha de skate, executam-se manobras de baixos a altos graus de dificuldade.

No Brasil, o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que, em Portugal, chama-se skater. O skateboarding é considerado um esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

O esporte foi inventado na Califórnia, nos Estados Unidos. O crescimento do “surfe no asfalto” se deu de uma maneira tão grande que muitos dos jovens da época se renderam ao novo esporte chamado “skate”. Surgiam, então, os primeiros skatistas da época. Em 2016, foi anunciado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que o skate, a partir de 2020, no Japão, será um esporte olímpico.

A estrutura do skate

O skate é formado por diversas parte que constituem o seu “corpo” são elas: shape, rodas, trucks, lixa.

Shape: é a base do skate, geralmente feito de madeira ,ele é composto por várias e finas camadas de madeira , dependendo de sua qualidade o shape é mais resistente, onde vai aguentar o peso e colocamos os pés.

Rodas: elas são divididas em 4 pequenas rodas que em seu interior há um rolamento que fazem elas girarem em alta velocidade.

Trucks: são dois equipamentos de ferro ,que se encaixam no shape , assim eles sustentam o skate e o dão equilíbrio.

Lixa: uma das partes mais essenciais do skate ,pois sua camada com lixamento (adesivada no shape )permite o atrito com o pé usado para realizar as manobras.

Rolamentos: é a parte de metal alocada dentro das rodinhas e encaixadas ao Truck. Isso permite maior durabilidade da rodinha e velocidade.

Devido seu aspecto criativo, o skate é considerado um esporte radical, sendo um dos mais conhecidos atualmente. Tem crescido nos últimos anos e atraído um grande número de patrocinadores. Os campeonatos são cada vez mais disputados.

No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia faziam das pranchas um divertimento também nas ruas, em época de marés baixas e seca na região.

Os primeiros campeonatos de skate surgiram 1965, porém foi mais reconhecido uma década depois.

Um dos acontecimentos que revolucionaram o esporte foi o invento das rodinhas de uretano, pelo norte-americano Frank Naswortly, em 1973. Outro acontecimento marcante para o Skate foi o invento do Ollie-Air, em 1979, manobra que possibilitou uma abordagem inacreditavelmente infinita por parte dos skatistas.

Rodney Mullen foi um dos revolucionários do esporte, desenvolvendo várias manobras como flip, heelflip, hardflip, kickflip.

A primeira pista de skate da América Latina foi construída na cidade de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro.

O esporte se consolidou nos anos 90, ano em que surgiu também o maior skatista de todos os tempos, o norte-americano Tony Hawk.

No Brasil, os maiores ídolos do esporte são os campeões mundiais Bob Burnquist e Sandro Dias (mineirinho).

Tipos de Skateboard

Tipos de skateboard - Penny, Skateboard e Longboard

SKATES LONGBOARD

Os longboards vêm em todas as formas e tamanhos, mas como regra geral, um longboard é um skate de 33 polegadas ou mais. Você pode obter longboards de ponta dupla, longboards pintail, longboards engolidas, decks drop-through, decks drop e a lista continua!

Ótimo para:

  • Um meio de transporte e cruzeiro
  • Manobrabilidade para iniciantes
  • Estabilidade para iniciantes
  • Indo rápido devido ao tamanho da roda
  • Grandes curvas fechadas
  • Uma viagem tranquila em terreno acidentado

Não é tão bom para:

  • Truques e jogadas
  • Carregando / transportando

Normalmente usado:

Estradas, Downhill e Flat

Sobre os três tipos de skate longboard

Pintail: O formato de arrabio evita que a roda toque a placa (“distância entre eixos”), embora ainda forneça bastante espaço para os pés. Eles permitem curvas profundas e também são bons para navegar.

Twin Tip: O nariz e a cauda são quase exatamente simétricos. O design evita dentadas. Os conveses de queda são principalmente neste estilo de longboard para dar tração e aderência em descidas rápidas. Ótimo para entalhes profundos.

Cruiser Longboard: Cruisers tem um “kick-tail” nas costas. Os caminhões são mais altos e as rodas são maiores e mais macias do que o padrão. As buchas são muito mais flexíveis, dando ao piloto a capacidade de virar e manobrar com facilidade.

Skates Cruiser

Skates Cruiser

Os Cruisers também são ótimos para levá-lo de A a B, mas a principal vantagem de um skate mais curto é a facilidade de transporte. Seu comprimento de deck menor em comparação com um longboard permite que você faça curvas mais fechadas para evitar obstáculos. 

Muitos skatistas novos precisam de um pouco mais de estabilidade, então é importante notar que os iniciantes geralmente acham que as pranchas longas são mais estáveis.

Ótimo para:

  • Um meio de transporte e cruzeiro
  • Carregando / transportando – cabe na sua mochila!
  • Curvas fechadas e entalhes
  • Um passeio tranquilo

Não é tão bom para:

  • Indo rápido Estabilidade para iniciantes
  • Manobra para iniciantes

Normalmente usado:

Flat Roads

Mini Skate Cruiser

Mini Skate Cruiser
Mini Skate Cruiser

São iguais aos cruzadores, só que menores. Podem ser de madeira ou plástico (um estilo muito popular recentemente). A vantagem adicional disso é ser ainda mais conveniente para transportar. 

Este é um conjunto de iniciantes perfeito para jovens iniciantes que procuram apenas se familiarizar com a condução de um skate e aperfeiçoar seu equilíbrio, mas também é ótimo para pilotos mais experientes que procuram um estilo de skate diferente.

Ótimo para:

  • Um meio de transporte e cruzeiro
  • Carregando / transportando – cabe na sua mochila!
  • Curvas fechadas e entalhes
  • Um passeio tranquilo


Não é tão bom para:

  • Indo rápido
  • Estabilidade para iniciantes
  • Manobrabilidade para iniciantes

Normalmente usado:

Downhill, Flat Roads, Park e Bowl 

Carver Skates

Carver Skates
Carver Skates

As pranchas Carve são projetadas com caminhões dianteiros especiais que permitem que o skate se incline, os caminhões dianteiros girem e as rodas mudem de direção, muito mais do que um skate normal. 

Isso permite que o piloto gere sua própria velocidade bombeando a bomba para frente e para trás, semelhante à sensação de surfar ou esculpir uma onda.

Esses skates são muito populares entre os surfistas (particularmente como um substituto para quando o surf é plano!), Pois eles confundem os limites entre o surf e o skate; você pode imitar sua postura de surf e deslizar a cauda para um simulador de surf realista.

Ótimo para:

  • Gerando sua própria velocidade
  • Praticar suas habilidades de surf / snowboard (escultura)
  • Um meio de transporte e cruzeiroCarregando / transportando
  • Entalhes apertados e profundos
  • Bombeamento sem esforço

Não é tão bom para:

  • Indo rápido
  • Estabilidade para iniciantes
  • Manobrabilidade para iniciantes

Normalmente usado:

Downhill, Flat Roads, Park & ​​Bowl

 Skates Double Kick

Skates Double Kick - Street
Skates Double Kick – Street

O kick tail é possivelmente a invenção mais importante no esporte do skate. Um ‘chute duplo’ é um skate com dois chutes em cada extremidade da prancha, permitindo a execução de todos os tipos de truques de flip que os patinadores executam atualmente.

Ótimo para:

EsmerilhamentoUm meio de transporte e cruzeiroCarregando / transportandoPatinação de ruaPatinação no parque

Não é tão bom para:

Indo rápidoIndo longas distâncias

Normalmente usado:

Downhill, Flat Roads, Park e Bowl