bmx esporte - o que e

Conheça o BMX e aventure-se em um novo esporte

O BMX é um esporte que tem ganhado muita popularidade, porque cada vez mais pessoas estão curtindo atividades radicais. Portanto, as corridas e manobras com a bicicleta são uma oportunidade para os aventureiros.

São diversas alternativas de práticas que chamam atenção dos esportistas, mas elas podem ser um pouco perigosas. Então, é fundamental que você saiba como se proteger. 

Conhecer como esse esporte funciona é o primeiro passo para tal. Assim, aqui você vai acompanhar tudo sobre ele e ver o que precisa para começar uma nova aventura.

O que é BMX?

A palavra quer dizer Bicycle Moto Cross, BMX e é um esporte mundialmente conhecido e praticado com bicicletas especiais. Ele surgiu ainda na década de 1950 lá na Europa. No entanto, foi se popularizar na Califórnia, cerca de 10 anos depois.

Hoje, esse esporte é dividido em duas modalidades. Assim, a primeira é o racing, corrida, e a segunda, é o freestyle, manobras. Aliás, esse último possui algumas modalidades, que são:

  • Dirt Jumping;
  • Vert;
  • Street;
  • Park;
  • Flatland.

Desde muito tempo ele deixou de ser um hobby e se tornou um esporte olímpico. Portanto, conta com uma série de regras próprias e cuidados especiais.

Todo mundo pode praticar?

Não há empecilhos para praticar, mas é importante saber que esse é um esporte bem radical. Sendo assim, ele só é indicado para quem gosta de adrenalina. Caso contrário, é melhor procurar uma outra opção que não seja o BMX

Quem busca uma atividade para queimar calorias, essa é uma opção excelente. Assim, você consegue ótimos resultados se praticar com frequência.

Equipamentos necessários para o BMX

Como essa atividade é radical, não se pode praticá-la de qualquer jeito. São necessários alguns equipamentos, que vão ajudar tanto na sua desenvoltura quanto na segurança. Então, confira quais são esses acessórios.

Bicicleta

É o item essencial e você deve entender que não é qualquer bicicleta que serve para esse esporte. Aliás, existem modelos especiais para tal, que são menores que os tradicionais. Além disso, possuem outras especificações, como:

  • Aro 20 ou 24;
  • Tamanho do guidão, quadro e pneus.

É importante lembrar que esses detalhes podem variar. Logo, o tamanho do rider vai influenciar nesses equipamentos.

Bicicleta em terrenos irregulares
Bicicleta em terrenos irregulares

Acessórios

São objetos básicos, porém, fundamentais para a prática do BMX. O principal deles é o capacete e você deve ter atenção na escolha dele, porque precisa ser um acessório especial. Assim, esse equipamento deve ser todo fechado, visando a proteção do indivíduo.

Roupa e proteções especiais para BMX

O recomendado é sempre usar camiseta de manga longa e as calças devem ser compridas e feitas com tecido grosso. Além disso, é importante que não sejam largas, porque evita que elas enrosquem na corrente da bike. 

Por último, são necessárias luvas, caneleiras, tênis, joelheiras e cotoveleiras, tudo para garantir sua proteção.

Qual a bike ideal para BMX?

Nem todo modelo é igual, por isso, antes de comprar sua bike, é necessário pensar em alguns pontos. O primeiro deles é o tipo de bicicleta e as modalidades desse esporte citadas acima também ditam os modelos. 

Então, se você quer praticar o BMX street, tem um produto ideal para isso. Agora, caso não tenha escolhido uma vertente, tudo bem. Nesse cenário, você pode optar por uma bike freestyle.  Esse é um modelo mais versátil. 

Existem outros aspectos que precisam ser considerados, como veremos a seguir.

Tamanho da roda e pedivela

A altura do condutor é quem vai dizer quais tamanhos são ideais. É por isso que recomenda-se que a compra seja feita com cuidado. Procurar uma loja especializada em esportes é uma boa opção.

Outras peças

O guidão e o tubo superior também devem ser levados em conta. Entenda que isso vai ditar muito a sua performance. Então, veja alguns exemplos de tamanhos ideais, de acordo com a altura do rider.

  • Entre 1,40 e 1,50 metros: guidão (7’’ – 8’’) e tubo superior (18,5’’ – 19,5’’);
  • Mais de 1,75 metros: guidão (7’’ – 8’’) e tubo superior (mais de 20’’).

Quais os movimentos para iniciantes em BMX

BMX é um esporte cheio de surpresas e existem diversas modalidades dentro dele. No caso dos iniciantes, é possível começar praticando na rua, o famoso street. Então, tudo aquilo que se encontrar no caminho pode ser um obstáculo.

As manobras podem ser feitas de forma livre e criativa. No entanto, quando se está começando é necessário ter mais cuidado, sendo assim, a dica é começar aos poucos. Só tente algo novo quando de fato se sentir seguro (a) para tal.

bicicleta na terceira idade
Bicicleta / BMX na terceira Idade

Local ideal para praticar

De novo, a modalidade que você escolher dita o lugar para praticar. Pegando o exemplo acima, as ruas são boas opções. Lembre-se que o asfalto se torna mais fácil do que uma estrada de terra.

No decorrer da sua evolução, você pode tentar outra modalidade. Imagine que a vert será seu próximo desafio. Dessa forma, terá que praticar em rampas, afinal esse é o local ideal para essa versão do BMX.

É preciso treinar todo dia?

Depende do seu objetivo final. Pessoas que buscam competir no bmx, sem dúvidas precisam de um treinamento mais intenso. Agora, se você está procurando se exercitar e se divertir, tudo bem. 

Nesse caso, não há necessidade de praticar todo dia, mas lembre-se que o seu desempenho vai depender muito do treino.

Organize sua agenda e reserve um tempo todos os dias, ou em alguns da semana para praticar a atividade.

BMX: tente um novo esporte

Você já é quase profissional no assunto depois de aprender mais neste artigo. Ele é recheado de modalidades e pode ser praticado por qualquer pessoa. Então, aproveite para conhecer todas e escolher a ideal para você.

Ainda, se você está procurando uma forma de se exercitar, tente o BMX. Acredite, ele coloca todo o seu corpo para trabalhar. Sem falar do quão divertido ele é. Fazer manobras e andar de bike por aí pode trazer momentos muito felizes. 

Aproveite e convide alguém que ama para ser sua companhia. Assim, podem se divertir e ainda praticar uma atividade física que foge do convencional.