Kelly Slater é maior campeão que o surfe já viu, é responsável por feitos incríveis, acostumado a vencer desde pequeno

Kelly Slater e o seu legado no surfe

Kelly Slater é o maior campeão mundial da história do surfe, e é considerado por muitos como o maior e melhor surfista da história do esporte.

Leia também:

Kelly Slater como é conhecido, ou Robert Kelly Slater é um surfista mundialmente famoso. Ele foi um dos responsáveis por tornar o surfe um esporte tão conhecido em todo o mundo, um dos surfistas profissionais mais famosos.

Como a carreira de Kelly Slater se iniciou? 

Kelly Slater virou profissional em 1990, tinha 20 anos na época. Ele nasceu em 11 de fevereiro de 1972 em Cocoa Beach, na Califórnia. Em 1992, conseguiu vencer seu primeiro título mundial, o que o fez bater o recorde de campeão mundial masculino mais jovem.

Porém, ele iniciou no surfe com 5 anos, onde nasceu. Logo depois, aos 10 anos, ele já disputava e ganhava competições para surfistas que possuíam menos de 12 anos. Em 1984, ele venceu o primeiro título no campeonato dos Estados Unidos.

Tem quantos títulos?

Ao todo ele possui 11 títulos mundiais e 56 vitórias em eventos. Nesse sentido, ele conquistou cinco títulos em seguida um do outro, de 1993 a 1998, batendo um recorde que antes era Mark Richards quem o detinha com quatro títulos seguidos. 

Também bateu o recorde de campeão mundial masculino mais velho, isso ocorreu em 2011 com 39 anos. Assim tornou-se o praticante de surfe mais velho a conquistar um título em Pipeline, no Havaí.

Kelly Slater possui 11 títulos mundiais em sua carreira. Foto do Hardcore

Quais recordes Kelly Slater bateu?

Kelly Slater bateu os principais recordes da WSL (World Surf League), por exemplo, por ganhar o maior número de vezes pela WSL, que foram 56 vitórias, algumas das suas outras conquistas foram:

  • Maior conquistas de vitórias em uma temporada, foram 7.
  • Quantidade de vezes campeão mundial, 11 vezes.
  • Ganhador de mais títulos seguidos, obteve 5.
  • Recordista de vitórias consecutivas no Pipe Masters, conseguiu 3.

Graças a esses recordes que ele é tão conhecido e famoso no mundo do surfe, afinal ele apresenta diversos números incríveis em sua carreira e no seu modo de surfar.

Qual é a importância de Kelly Slater?

A importância de Kelly Slater para a história do surfe é inegável. Pois a partir dos anos 1990 detinha o domínio mundial em sua brilhante carreira de sucesso, e graças a isso iniciou um novo momento na história do surfe.

Passos da carreira

Em 1999, se aposentou por um breve período. Mas em 2002 ele já estava de volta às competições, acabou ganhando mais títulos globais em 2005, 2008, 2010 e 2011.

Durante os cinco anos que seguiram à sua volta, enfrentou o seu oponente mais difícil, Andy Irons. Nesse ínterim, acabou perdendo para ele por 3 anos consecutivos. Em 2017 sofreu uma lesão grave, e isso o deixou fora de competições, no entanto em 2019 já voltou.

Assim conseguiu ganhar ainda eventos dos WSL Championship Tour. Ademais da sua carreira no surfe, ele transitou por outras áreas, sendo empresário, ator e músico.

Como Kelly Slater tem colaborado para o esporte?

Kelly Slater e a seu time de engenheiros em 2015, desenvolveram a tecnologia de piscinas de ondas, na Kelly Slater Wave Company. Desse modo, ele segue ajudando a popularizar e impulsionar o surfe, que é um dos esportes radicais.

De acordo com a pŕopria WSL, essa é uma tecnologia que tem a capacidade para revolucionar o surfe por  gerações. Assim, com o seu estilo de surfe, a sua visibilidade, comercialidade e desejo por desenvolver novas tecnologias só crescem o seu legado.

Kelly Slater Wave Company

Slater investiu muito dinheiro para criar a “onda perfeita” – cerca de US$ 30 milhões. Hoje, é essa tecnologia que abastece a sua companhia. Além disso, a primeira instalação aconteceu em uma das suas propriedades, a Surf Ranch.

Kelly Slater venceu o Pipe Master em 2022. Foto da Agência Brasil

Como Kelly Slater está atualmente?

Atualmente com 51 anos, Kelly Slater segue competindo. Dessa forma, sua mais recente vitória foi em 2022, no Pipe Masters, em Pipeline, no Havaí. E assim esse feito lhe garantiu o seu oitavo título no Pipe Masters, a qual é a principal etapa no circuito mundial de surfe.

Há um tempo ele não participa mais do calendário integral do circuito, no entanto costuma participar com frequência de algumas etapas específicas, como o Pipe Master. 

Em 2022 na cerimônia do Oscar, Slater apresentou uma homenagem aos 60 anos de James Bond, o agente 007. Do mesmo modo, também foram escolhidos Tony Hawk, famoso no skate, e o snowboarder Shaun White para apresentarem o 3 juntos.

Polêmica da vacina

Recentemente protagonizou um momento não tão bem visto, ao adquirir uma postura antivacina durante a pandemia do coronavírus. O surfista chegou até a defender o tenista Novak Djokovic, que foi impedido de participar do Australian Open, por não se vacinar.

Após a sua vitória no Pipe Masters, Slater afirmou que estaria presente em todas as provas da temporada, inclusive na Austrália, país que tomou a postura mais rígida em relação à vacinação. Portanto, a partir disso, presume-se que o atleta havia se vacinado.

Apesar de nunca ter declarado de modo claro e nas vésperas da sua viagem a Austrália ter testado positivo para a covid-19, apenas alguns dias depois de ter apresentado o Oscar.

Foto disponível em: https://conteudo.imguol.com.br/