Conheça cinco cuidados fundamentais de segurança para se tomar na hora de surfar para se manter longe dos perigos em alto mar

Cuidados na hora de surfar: divirta-se e se mantenha longe dos riscos

Surfar é uma prática de alto risco. Portanto, seja você um surfista profissional ou um amador apaixonado pelo esporte, deve-se atentar para algumas dicas de segurança ao pegar uma onda. Então, confira aqui certos cuidados para se manter longe de acidentes.

Leia mais:

O surf é um dos esportes mais radicais do mundo

No Brasil, segundo o International Surfing Association, estima-se que existam cerca de três milhões de surfistas. Junto da Austrália e dos EUA, o país é um dos destaques neste esporte.

É frequente ver algum brasileiro disputando o título mundial nesta modalidade. De fato, as belezas naturais contribuem para a paixão por surfar, já que o litoral do país possui cerca de quatro mil quilômetros, de Belém do Pará até o Rio Grande do Sul.

Com um número cada vez maior de praticantes de surf, cresce também a preocupação com acidentes. Assim, mesmo que você não faça dessa prática uma carreira, é essencial tomar certos cuidados em relação ao:

  • Tamanho e tipo de onda;
  • Correntes marítimas;
  • Variação da maré.

Dito isso, neste conteúdo é possível conferir cinco dicas fundamentais para que você pegue a sua prancha com segurança e se divirta sobre as ondas longe de grandes riscos. 

1 – Use os equipamentos adequados para surfar

Um dia no mar nunca é igual ao outro. Por isso, os equipamentos também não devem ser os mesmos. Por exemplo, se as ondas estiverem muito altas, uma prancha de surf muito pequena não é a escolha ideal.

Agora, por outro lado, não tente cruzar uma rebentação com um longboard. Pois com ele não será possível furar as ondas maiores. Então, para evitar quedas e lesões, adeque o equipamento para cada ocasião.

Esteja sempre com a sua leash

Também chamada por muitos de cordinha, este é o objeto que prende a prancha ao seu corpo. Dessa forma, este item é essencial tanto para a proteção do próprio surfista quanto para a de todos que estão ao redor dele no mar.

Mesmo que você nade com excelência, esse acessório serve como uma tábua de salvação, a fim de que o atleta nunca se separe do seu equipamento. Aliás, por ser tão importante, requer atenção em sua qualidade e tempo de uso.

Caso ela esteja velha, troque-a por outra em melhor estado. Isso porque, ela corre o risco de arrebentar e deixá-lo na mão quando mais precisar dela ao surfar.

2 – Atenção a regra de prioridade

Para quem surfa há pouco tempo, talvez não conheça essa regra. Assim, ela determina a preferência na hora de pegar uma onda. Portanto, quem está mais perto de onde ela quebra, tem prioridade de ir primeiro.

O surfista deve respeitar essa condição, logo, não deve passar na frente de outro esportista. Pois, além de ser um ato desrespeitoso dentro do esporte, ainda pode ser perigoso e causar um acidente.

3 – Tempo feio não é o ideal para surfar

De acordo com o Inpe, pelo menos 100 pessoas já faleceram no país ao serem atingidas por raios nos últimos 15 anos. Em especial, no verão, quando surgem as maiores tempestades.

Ao surfar em um dia assim, você se torna um alvo em potencial, já que estará no ponto mais elevado na faixa do oceano. Portanto, se o tempo mudar de repente, abandone o mar e pegue onda em uma outra oportunidade.

4 – Tenha atenção ao pular da prancha

O ato de mergulhar de cabeça após pegar uma onda é um dos maiores perigos da prática de surf. Isso porque, nem todos os surfistas (cheios de adrenalina) se lembram de verificar a profundidade em que estão. 

Busque sair de cima da prancha com suavidade. Mesmo se estiver de pé, tenha um certo cuidado, pois em pontos muito rasos, corre-se o risco de machucar os joelhos.

5 – Conheça o local em que vai surfar

Ao chegar em uma nova praia, dê uma circulada pelo local e veja se existe alguma placa sobre restrições. Assim, pode ser que haja algum aviso sobre a presença de tubarões ou época de pesca.

Por último, também vale se informar com outros surfistas locais ou salva-vidas. Afinal, se precaver é a melhor estratégia para surfar em segurança.

Surf sem medo

Com os cuidados acima, pegar as suas ondas agora será menos arriscado. Dessa forma, considere com atenção todas as cinco sugestões antes de colocar a prancha embaixo do braço e correr para o mar.

Imagem de Freepik