Maya Gabeira: carreira e superação no surfe

Maya Gabeira é uma surfista brasileira de renome mundial, considerada uma das maiores em ondas grandes da história. Nascida no Rio de Janeiro em 1987, Maya cresceu em uma família de surfistas e começou no esporte ainda na infância. Saiba mais neste artigo.

Quem é Maya Gabeira?

Ela é uma surfista profissional brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 10 de abril de 1987. Então, como ela cresceu em uma família de surfistas, isso a levou a começar a surfar ainda na infância. 

Aos 14 anos, mudou-se para a Califórnia para aprimorar suas habilidades e se tornar uma surfista profissional. Hoje em dia, ela é considerada uma das maiores surfistas de ondas grandes da história, tendo estabelecido vários recordes ao longo de sua carreira.

Em 2009, ela surfou uma onda de 20 metros em Nazaré, Portugal, que na época foi considerada a maior onda já surfada por uma mulher. Além disso, ela é a detentora do recorde mundial feminino de surfe em ondas grandes, com uma onda de 22,4 metros.

Além de suas habilidades no mar, Maya é uma ativista ambiental e defensora da igualdade de gênero no surf. Por isso, em 2019, ela fundou o Instituto Maya Gabeira, que tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental e a inclusão social através do esporte.

Em 2021, Maya representou o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, tornando-se a primeira surfista brasileira a competir em uma Olimpíada.

Maya Gabeira cresceu em uma família de surfistas e se tornou um ícone no esporte se especializando em ondas gigantes. Imagem do site da revista Veja

Como se deu a atração de Maya Gabeira por ondas gigantes?

Maya Gabeira sempre foi atraída por desafios e foi assim que descobriu sua paixão pelo surfe de ondas gigantes. Desde os primeiros desafios na Praia do Norte, em Portugal, ela soube que tinha encontrado seu lugar no mundo. 

Foi ali que ela começou a enfrentar ondas de mais de 20 metros, o que a colocou no radar do mundo do surf. A partir daí, a carreira dela decolou e ela se tornou uma das principais surfistas de ondas gigantes do mundo.

Qual foi o primeiro recorde de Maya Gabeira?

Em 2009, Maya Gabeira alcançou seu primeiro grande feito no surf de ondas gigantes. Isso porque, ela surfou uma onda de 14 metros na Praia do Norte, em Portugal, e quebrou o recorde mundial de maior onda surfada por uma mulher.

O feito não apenas a colocou no topo do esporte, mas também chamou a atenção da mídia internacional e deu a ela a oportunidade de falar sobre sua paixão pelo surfe de ondas grandes.

O que aconteceu com Maya em 2013?

Apesar de todas as conquistas, a carreira de Maya Gabeira também teve momentos difíceis. Em 2013, durante uma sessão de treinos na Praia do Norte, em Portugal, ela sofreu um grave acidente ao tentar surfar uma onda gigante. 

Maya Gabeira passou por uma série de desafios, um acidente, mas segue na carreira e atua como ativista ambiental. Imagem do site Esportelândia

Ela foi resgatada inconsciente e levada para o hospital, onde passou por uma cirurgia para reparar um osso quebrado em seu tornozelo. O acidente poderia ter acabado com sua carreira, mas Maya mostrou determinação e coragem ao se recuperar e continuar a surfar.

Qual prêmio Maya Gabeira conquistou em 2021?

Em 2021, Maya Gabeira recebeu o prêmio de “Performance Feminina do Ano” no WSL Big Wave Awards, um dos eventos mais importantes do mundo do surfe de ondas gigantes. Assim, a atleta foi reconhecida por sua incrível atuação no Nazaré Tow Surfing Challenge.

Na competição ela surfou uma das maiores ondas já registradas na história. Por isso, essa conquista é um exemplo do comprometimento de Maya com o esporte e sua dedicação em alcançar seus objetivos.

A surfista atua como defensora do meio ambiente?

Maya Gabeira também tem se destacado pelo seu ativismo ambiental e preocupação com a preservação do oceano. Por isso, a surfista tem participado de projetos e campanhas de conscientização sobre os impactos da poluição e das mudanças climáticas nos oceanos

Ela tem utilizado sua visibilidade para incentivar práticas sustentáveis e engajar o público na luta pela proteção do meio ambiente. Então, em 2019, Maya foi uma das convidadas do TEDxRio+20 e falou sobre a importância da conexão emocional com a natureza.

Com sua carreira no surfe e seu engajamento ambiental, ela se tornou uma inspiração para muitas pessoas, não apenas como atleta, mas também como defensora da natureza e da sustentabilidade.

Qual é o legado de Maya Gabeira para o surfe e para o ativismo ambiental?

Maya Gabeira é uma das maiores surfistas de ondas gigantes da atualidade, sendo uma atleta inspiradora não apenas pela sua técnica, mas também pela sua determinação em superar obstáculos e continuar perseguindo seus objetivos mesmo diante das dificuldades.

Seu compromisso com o ativismo ambiental e a preservação dos oceanos é igualmente notável, mostrando a preocupação da atleta com o mundo ao seu redor. 

Com sua trajetória de sucesso, Maya se tornou um ícone do surfe mundial e um modelo para aqueles que buscam alcançar seus sonhos e fazer a diferença no mundo.

Imagem disponível em: Hardcore e https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/maya-gabeira-se-explica-por-antipatia-no-mais-voce