Karen Jonz ao longo de sua vida efetuou várias conquistas é uma tetracampeã mundial, youtuber, cantora, compositora e comentarista

Karen Jonz uma incentivadora de sucesso

Karen Jonz é a pioneira no campeonato de skate, alcançou o primeiro ouro brasileiro feminino no X games, campeã mundial e brasileira. Além disso, começou a praticar o esporte aos 17 anos, ao competir no vertical junto com os homens foi vice-campeã.

Leia também: 

Quem é Karen Jonz?

Karen Jonz é uma tetracampeã mundial, musicista, artista e youtuber, pratica esportes de aventura, é campeã mundial de skate vertical. Assim, também criou o canal “garagem de unicórnio” no youtube onde mostra fases de sua vida pessoal e dicas da profissão.

Karen Jonz é a campeã mundial de skate vertical e incentivou muitas outras mulheres a participarem do esporte. Imagem de freepik no Freepik

Onde nasceu Karen Jonz?

Nasceu em 29 de setembro de 1985, em Santos, São Paulo, com faculdade em tv e rádio e design de multimídia. Desse modo, já apresentou o programa de esportes Jam da Mix TV, membro da banda Violeta Ping Pong e produziu o assunto do site Garotas no Comando.

As conquistas de Karen Jonz

Ao longo de sua carreira Karen conquistou diversos prêmios, de 2005 a 2021 foram várias colocações e medalhas adquiridas com seus esforços. Então, além do primeiro lugar na etapa Europeia na Alemanha, em Praga e França, existem muitas outras ações de sucesso:

  • 4ª posição nos X Games;
  • 2º lugar no Soul Bowl, 1º lugar no Super Girl Skate Jam;
  • após um sério machucado no joelho, foi a 3ª posicionada no skate vertical feminino;
  • 1ª brasileira a firmar um modelo próprio de tênis;
  • líder do giro mundial desde a 1ª etapa;
  • na estreia dos skate nas Olimpíadas, em 2021, foi comentarista do SporTV.

Como surgiu a carreira esportiva de Karen Jonz?

A carreira de Karen Jonz iniciou aos 17 anos, ao decidir vender bolo na escola para poder comprar um shape. Assim, ela disputou com homens por causa da falta de presença do sexo feminino em um esporte que era dominado pela categoria masculina.

A skatista cresceu na internet por suas citações no decorrer da transmissão do skate feminino nas olimpíadas, porém ela já tinha uma carreira fixa no skate, desse modo, já era tetracampeã mundial e portava o título de 1ª mulher brasileira medalhista no X-Games.

Karen Jonz disputou com homens pela inexistência de mulheres no esporte. Imagem de freepik no Freepik

Dificuldades enfrentadas no início da carreira

Karen enfrentou a masculinidade do esporte, usou banheiro masculino, pois não havia o feminino para ela usar, vestia roupas largas. Além disso, sofria pressão, auto imposta, ao quesito de ter ótimos resultados e ser a melhor, é um tipo comum em locais masculinos.

Jonz revelou ter sofrido de síndrome do pânico e depressão, por causa de um período que foi nocivo na carreira. Dessa forma, sofreu pois sufocou a sua feminilidade para se fixar naquele mundo, precisava agir como os colegas de pista e até copiar o modo de falar.

Quais os outros feitos de Karen além das pistas?

Outros atos realizados por Karen é o youtuber, pois iniciou a postagem de vídeos em sua conta em 2014, ao ensinar como fazer manobras. Dessa forma, também ensina como lavar o shape e sobre sua rotina diária nos Estados Unidos e possui outros feitos como:

  • cantora;
  • compositora;
  • mãe;
  • comentarista;
  • influencer.

Como Karen Jonz concilia a maternidade com o skate?

A skatista Karen Jonz em 29 de janeiro de 2016 deu à luz, em parto orgânico humanizado, a Sky Jonz Silveira, filha que teve com Lucas Silveira. Então, com a maternidade nem tudo derivou como o tramado, o puerpério foi árduo o que adiou a volta às pistas.

Ao conseguir o retorno, passou a ser muitas vezes questionada sobre ser capaz, por conta da idade e após ter sido mãe. Assim, em 2017, Karen volta a competir após um longo pós- parto e algumas avarias e vence a 1ª etapa do “Vert Battle”.

Alimentação de Karen 

Após Sky chegar na vida de Karen causou uma nova ideia e no mesmo instante memórias da época de vegetariana. Dessa forma, por causa de uma alergia de sua filha à proteína do leite, ela mudou toda sua nutrição e passou a ser uma exploradora de alimentos.

Por conta do hábito de treinos e competições, era cansativo ter uma refeição regular e sem ingestão de carne. Além disso, tudo era alinhado a várias disfunções alimentares que a seguiram por muitos anos como, por exemplo, a bulimia.

Os inúmeros potenciais de Karen 

Karen possui sua exclusiva linha de tênis, participou de diversas bandas, é uma das fundadoras da Associação Brasileira do Skate Feminino. Então, também criou um acervo exclusivo e fabuloso de shapes, tem duas faculdades e faz suas distintas roupas de tricô.

Imagem disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RcfK7KiFaZ0