O alpinismo é um esporte de progressão praticado em alturas acima de 2,5 mil metros que exige muita técnica e experiência

Alpinismo: Entenda mais sobre esse esporte radical

O alpinismo é um esporte praticado em montanhas, picos ou rochas íngremes a partir de 2.500 metros de altura. Ou seja, o objetivo é alcançar o topo dos picos mais altos do mundo. Portanto, deve ser feito por quem tem experiência em escalada e muita coragem. 

Leia também:

Quais são as regras de segurança no alpinismo?

Todo alpinista precisa ter equipamento de segurança, estar em boa forma física e saber planejar. Além disso, se você for iniciante não deve se arriscar. Em locais muito altos, acima de 5.000 metros, o frio é bem mais extremo, assim, certas coisas não devem faltar:

  • Oxigênio;
  • Roupas para o frio;
  • Botas;
  • Alimentos.

Botas, capacete são outros itens que não se pode esquecer. Dessa forma, todo material de escalada e barracas têm que estar em ordem. Enfim, encarar a natureza na sua forma mais brutal exige certos cuidados. 

Equipamentos para escalar

Como todo esporte, as pessoas têm diversas opções de marcas e formatos de aparatos. Além da trilha, para chegar ao local mais alto você vai precisar escalar. E, para isso, nada melhor do que saber quais equipamentos levar, também para fazer rapel. Veja abaixo:

  • Cordas;
  • Mosquetão;
  • Freios;
  • Cadeirinha;
  • Sapatilhas.

Possuir conhecimentos em primeiros socorros também é um fator bem importante. Você deve ter em mente que vai enfrentar neve, gelo e ventos fortes. Portanto, todo detalhe para melhor segurança é essencial no planejamento. 

Escalada no gelo

As chances de pegar neve e gelo no alpinismo são enormes. Por isso, as botas devem ter, por exemplo, pontas agudas e afiadas ou crampons para permitir o avanço do alpinista. Além disso, o piolet também é um equipamento de base que ajuda na segurança. 

Montanhismo e Alpinismo

O montanhismo inclui todo o tipo de subida, seja a pé ou na escalada. Assim, a ideia é atingir o cume em altitudes entre 300 e 2,5 mil metros. Acima disso, entra o alpinismo e o ar rarefeito em condições bem mais inóspitas que podem chegar a mais de 8 mil metros. Além da escalada, você deve buscar também os locais onde praticar rapel, que é outra modalidade do esporte.

Origem do alpinismo

O pico Mont Blanc foi o primeiro dos Alpes entre a Itália e a França a ser conquistado em 1786. A princípio, ali surgiu o termo alpinista e uma nova modalidade que vem conquistando adeptos. A partir disso, virou uma febre a ideia de atingir outros picos ao redor do mundo.

Alpes, Andes e Himalaia

A diferença entre eles é a altitude e a formação rochosa. Porém, em todos os casos a taxa de oxigênio é muito baixa. Dessa forma, é aí que começa a verdadeira emoção do esporte para muitos.

Nos Andes você pode chegar até 7 km de altura, já no Himalaia a altitude passa dos 8,5 mil metros. Ou seja, as condições de sobrevivência são muito baixas pelo frio extremo. É um dos aspectos de praticar esportes ao ar livre.

Alpinismo: quais são os primeiros passos?

Se você gosta de aventura, antes de escalar, crie intimidade com o meio ambiente. A princípio, comece com trilhas e caminhadas para pegar experiência. Portanto, vai ficar mais fácil se habituar aos possíveis imprevistos e desafios que virão a seguir. 

Escalada alpina e super alpina 

Pode ser realizada em paredões rochosos, no gelo ou na neve. Assim, estão em lugares mais hostis e isolados, com um clima severo que não perdoa. Entretanto, este tipo de escalada costuma ser mais rápida para evitar avalanches. 

Estilo alpino

Existe o estilo alpino e a expedição para chegar ao cume. O primeiro tem como ideia levar menos coisas no trajeto. Assim, vias nunca antes alcançadas pelo excesso de equipamentos, finalmente, tiveram acesso. Dizem que é a forma mais pura de escalada. Procure buscar destinos brasileiros para a prática da modalidade.

Mais difícil na prática, ele requer muita experiência e técnica. A cordada precisa ser mais curta e rápida, dessa forma, a subida ganha em tempo. Não há guias e carregadores, então toda decisão vem da capacidade mental do alpinista. 

Principais locais para a prática do alpinismo

Alguns lugares são considerados clássicos para a prática do esporte. Dessa forma, os mais cotados estão no Himalaia (Índia), Monte Everest (Nepal), Alasca, a Cordilheiras dos Andes e o Karakoram Paquistão
No Brasil há poucos lugares acima de 2,5 mil metros para escalar. Porém, você tem picos interessantes para dar o passo inicial como a Serra do Cipó e a Agulhas Negras em Itatiaia. Enfim, não vai faltar adrenalina, natureza e a linda visão do cume das montanhas para a prática de esportes radicais.