Saiba onde praticar rapel no Brasil com os principais destinos em cada região, bem como, as dicas conforme o tipo de prática

Onde praticar rapel no Brasil? Veja as modalidades e as principais dicas

Saiba onde praticar rapel e aproveitar as diversas formações naturais que o Brasil tem em seu território. Assim, para quem é fã de esporte de aventura, vale conferir as dicas dos melhores locais para essa prática.

Leia também:

O que é Rapel?

Esta é uma técnica derivada da escalada, que consiste em descer paredões, cachoeiras e cavernas por meio de uma corda fixa em uma base. Veja então, os itens essenciais para esse tipo de esporte:

  • Cordas e cabos especiais, para sustentar o peso do praticante;
  • Freio para corda, que gera o atrito necessário para controlar a descida;
  • Bouldrier, ou seja, as fitas que ficam pelas pernas da pessoa e a prendem na corda;
  • Mosquetão, que é um tipo de argola usada para unir equipamentos;
  • Capacete.

Para quem nunca praticou nenhum tipo de escalada, o ideal é sempre ter orientação de um profissional. Desse modo, a prática será mais segura e com os materiais adequados para cada tipo de local.

Foto: Cachoeiras, montanhas e cavernas são alguns dos locais onde praticar rapel

Saiba onde praticar rapel

Esta é uma atividade que pode ser praticada em vários lugares, inclusive nos centros urbanos. Assim, é possível fazer rapel em prédios, por exemplo, desde que haja a estrutura necessária para fixação com segurança.

Para qualquer lugar onde praticar rapel, é essencial conhecer a região ou buscar orientação de um guia. Ainda, mesmo para os mais experientes, ao desbravar um novo local, o ideal é ir em grupo para ter apoio em caso de necessidade. 

Cachoeiras

Nesse tipo de local, alguns cuidados precisam ser observados, pois a queda d’água dificulta a aderência com a rocha. Além disso, em períodos chuvosos, a atenção deve ser redobrada, pois podem ocorrer trombas d’água.

Paredões rochosos

Ao fazer rapel nesses locais, é necessário verificar a inclinação da rocha, uma vez que isso influencia na técnica de descida. Também, é bom conhecer o tipo de ambiente e vegetação do local, que pode ser um obstáculo na descida.

Cavernas

Neste caso, dá para fazer o chamado rapel negativo, ou seja, quando se desce sem o apoio das pernas em uma parede. Além dos itens comuns para praticar, vale optar por um capacete com lanterna, se o local tiver pouca iluminação natural.

Onde praticar rapel no Brasil?

No país existem diversos locais onde praticar rapel, em quase todas as regiões. Portanto, confira a seguir alguns dos destinos mais procurados por quem pratica este esporte:

  • Boca da Onça, em Mato Grosso do Sul;
  • Chapada Diamantina, na Bahia, onde fica a Gruta do Lapão;
  • Pedra da Tartaruga, no Rio de Janeiro, por sua vez, com 100 metros de descida;
  • Capitólio/MG, que tem os paredões, bem como a ponte do Rio Turvo para o rapel.

Para os amantes deste esporte há, com certeza, diversos locais ainda não explorados. Mas é importante sempre manter a cautela em lugares desconhecidos. Com os materiais corretos e a orientação de um profissional, dá para aproveitar a aventura.

Rapel mais alto do país

Na região Centro-Oeste, fica a Boca da Onça, que é o rapel de plataforma mais alto do Brasil, com 90 metros de altura. O local possui uma estrutura que se projeta 15 metros sobre o cânion, desse modo, a descida é negativa, sem o apoio nas pernas.

Conheça locais onde praticar rapel na região Sul e Sudeste

Nessa região do Brasil há diversas formações rochosas, além de cachoeiras em que é possível praticar rapel. Então, confira as dicas de locais entre esses Estados que valem a visita:

  • Costão do Santinho, em Santa Catarina;
  • Serra Gaúcha, uma vez que tem paredões e cânions em várias cidades;
  • Cataratas do Iguaçu, no Paraná;
  • Na cidade paulista de Atibaia, a Pedra Grande, com 38 metros de altura;
  • Mairinque/SP, tem a Ponte Férrea, onde dá para descer de rapel.

Em São Paulo, outro local que atrai muitos praticantes é o Viaduto Sumaré, na Zona Oeste. A descida tem 30 metros de altura, ou seja, permite a vista da metrópole de um ângulo diferente. Portanto, é uma boa dica para quem quer uma aventura na cidade.

Lugares onde praticar rapel na região Norte e Nordeste

Entre os Estados de Bahia e Alagoas, a Ponte Metálica sobre o Rio São Francisco é um dos locais para o esporte no Nordeste. Além disso, veja outras opções na região, para quem busca locais onde praticar rapel e liberar endorfina:

  • Em Ilhéus/BA, na Cachoeira do Apepique, com 50 metros de altura;
  • Bonito, em Pernambuco, tem diversas cachoeiras, entre elas a Véu da Noiva;
  • Pico do Papagaio, na cidade pernambucana de Triunfo, o ponto mais alto do Estado.

Quase todos os Estados da região Nordeste têm cachoeiras e morros adequados para a prática. Do mesmo modo, na região Norte, também há opções, menos exploradas, por ser de mais difícil acesso.

Onde praticar rapel na região central do Brasil

Na região do Planalto Central também é possível encontrar lugares onde praticar rapel, como a região de Pirenópolis/GO, com várias cachoeiras. Além disso, as Chapadas dos Guimarães e Veadeiros garantem paredões que se estendem por vários Estados. 

Cuidados gerais

Qualquer que seja o destino escolhido, o ideal é que o atleta se informe sobre a melhor época para viajar. Portanto, no caso de rapel em cachoeiras, é bom evitar o período mais chuvoso, em que o volume de água aumenta.

Imagem de Julio Cesar dos Santos Julio Code por Pixabay