Conheça o estilo oversized, um tipo de visual caracterizado por combinar roupas mais largas, priorizando o conforto do usuário

Oversized: aprenda a usar esse estilo de roupas mais largas

O oversized é um tipo de look original e que já é tendência, com vários famosos adeptos ao estilo. Além disso, é muito prático, sem contar o conforto que proporciona, por isso, está se tornando o queridinho entre o público feminino e masculino. Veja dicas para criar o seu. 

Entenda o que é o estilo oversized

A palavra é usada para caracterizar algo que é extralargo. Por isso, um look nesse estilo é composto de roupas largas ou um pouco acima do tamanho usual de quem está vestindo. 

Esse conceito fez sucesso nos anos 80 e 90, agora voltou às vitrines das lojas e tem inspirado celebridades internacionais como Dua Lipa e Billie Eilish, bem como famosas nacionais como Bruna Marquezine e Manu Gavassi.

Hoje em dia, blogueiras têm aderido a essa tendência, tanto para o dia a dia, já que aqui prevalece o conforto, quanto para festas.

É muito simples e fácil criar o seu

Montar um look oversized é muito simples, afinal, basta escolher itens práticos e despojados, alguns números acima do que você usaria normalmente. Por exemplo, um clássico dessa moda são as:

  • Camisetas vintages grandes;
  • Moletons;
  • Tênis;
  • Calças largas esportivas.

Esse estilo é ideal para aqueles que não abrem mão de vestir roupas que ofereçam conforto, sem deixar de lado o estilo.

Conheça quais são as peças coringas

O truque principal é mesclar um item de roupa justa com uma oversized, ou seja, a ideia é criar um contraste. 

Um exemplo prático é vestir uma calça skinny com um blusão. Ou então, um body com uma calça boyfriend, bem como um vestido com uma jaqueta folgada. 

Para quem quer inovar mesmo, existe a opção de combinar duas peças extralargas, com isso, você terá um look despojado. Em resumo, com esse estilo, é possível combinar a vontade, não há limitações.

A melhor estratégia, de acordo com os especialistas em moda, é contrastar tamanhos e cores. Quem deseja criar um efeito alongado, ideal para pessoas de baixa estatura, a dica é combinar roupas monocromáticas ou de tons muito próximos, como azul e verde.

Para pessoas mais altas, é bom abusar do contraste, por exemplo, azul e laranja ou o clássico preto e branco.

Aprenda a montar looks oversized

Quem é mais baixinho, a ideia é usar tom sobre tom, por outro lado, aqueles que são mais altos, podem misturar bem as cores.

Esse estilo é mais despojado, sem dúvida, mas também pode ser elegante. Isso porque, peças mais largas tem a sua importância na alta costura, como:

  • Camisas sociais;
  • Blazers;
  • Calças bocas de sino ou mais largas.

Para os apaixonados por tendências de visual, é só procurar no seu guarda-roupa por moletons e jaquetas para aderir ao look oversized

Não é à toa que a moda chegou até as celebridades, afinal, são muito versáteis e confortáveis. Além disso, é ideal para qualquer gênero ou tipo de corpo. 

Esse estilo de roupas mais largas vale para ir trabalhar, balada, um jantar entre amigos ou uma social. Pode ser usado com vestidos, calças, saias, camisetas, tênis e até mesmo salto alto.

Invista em um look autêntico

As mulheres que têm aderido ao oversized estão usando as peças de seus namorados ou irmãos. 

Para um visual único, vista t-shirts masculinas personalizadas. Já para um look mais formal, faça uso dos casacos longos e compridos. Afinal, são ideais para os dias mais frios, proporcionando conforto e elegância ao usuário. 

Oversized combina com todos os estilos?

Um dos aspectos mais positivos dessa tendência é que ela é para todos os estilos. Dessa forma, não importa o seu tipo de corpo, o que é realmente relevante é o que você está vestindo. 

Para qualquer look, é essencial buscar um equilíbrio e aqui não é diferente. Então, em seu visual oversized, ao vestir uma peça mais larga na parte de cima, na parte inferior é ideal utilizar uma saia ou calça mais justa. 

O contrário também segue esse critério. Isto é, ao usar uma vestimenta mais folgada embaixo, invista em um cropped ou camisetas mais coladas ao corpo. 

Demonstre toda a sua personalidade

Uma tendência dos anos 80 e 90 que veio para ficar. Inclusive, hoje tem atraído a atenção do público masculino também, não só do feminino. 

O Pinterest, rede social com foco em compartilhar imagens, realizou uma pesquisa sobre o assunto. Nos últimos tempos, as buscas por esse tipo de roupa cresceram 100%. Portanto, homens e mulheres já descobriram como esse estilo é confortável e descolado. 

Para elas, em especial, o oversized tem sido mais do que uma tendência de moda. Para o público feminino, esse look é uma ferramenta de empoderamento. 

Isso porque, vem desconstruindo estereótipos e tem estimulado um novo comportamento nas mulheres de todo o mundo. Agora, por fim, todas podem exibir suas belezas sem receios. 

Não importa o seu gênero ou tipo de corpo, invista nas peças largas, coloque o seu conforto como prioridade e arrase com a moda oversized.