Conheça os sete livros sobre esportes mais essenciais para qualquer fã e descubra as obras que não podem faltar em sua prateleira

Livros sobre esportes: descubra quais são as sete melhores obras

Livros sobre esportes existem há muito tempo nas estantes das bibliotecas. Os mais antigos falam sobre a história das principais modalidades Contudo, na lista a seguir, você vai ver que tem muito mais para se descobrir nas páginas dessas obras.

Qual livro ler para saber sobre a história dos esportes?

É raro encontrar pessoas que não curtem algum tipo de esporte. Dessa forma, ler livros sobre o tema se torna uma missão para entendê-los melhor. Sobretudo, saber a história de cada um pode se tornar um hobby divertido.

Eles fazem parte da cultura da humanidade desde sempre. Por isso, aprender sobre sua criação deixa mais claro o objetivo de cada um. Além disso, fica mais fácil de entender o porquê de todos os amarem tanto:

  • Hoje, os esportes ligam as nações;
  • São associados à reabilitação em muitos casos;
  • Despertam alegria e bem-estar.

Motivo de ser tão vital

O livro História dos Esportes foi escrito por Orlando Duarte. Ele fala sobre como a presença dessa prática é essencial para os seres humanos. Afinal, está ligado à cultura, ao lazer, ao entretenimento e até mesmo à cura.

Conheça os dois melhores livros sobre futebol

Para os brasileiros, o futebol é o favorito das torcidas. Da mesma forma, ele faz parte da imagem e da economia do país. Contudo, essa modalidade tem mais a oferecer do que se mostra nas telas de televisão.

Muitos jogadores vêm de vidas simples, por vezes, tendo menos que o mínimo para sobreviver. Por isso, existem histórias de superação de desafios que a vida impôs para essas pessoas.

Leia 10 Mandamentos do Futebol: Caminho da superação

Esse livro foi escrito por Marcos Mito, um técnico que é gestor de carreira de jogadores. Aqui, ele expõe fatos tanto sobre o esporte em si, quanto sobre como são os bastidores por trás das câmeras. Aliás, dá dicas para pessoas que querem jogar de forma profissional.

O livro mais polêmico e atual

Seu título é O Negro no Futebol Brasileiro, aderindo uma imagem bem forte. Do mesmo modo, Mario Filho, conta sobre a tragetória dos negros nesse cenário. Sendo, então, tema essencial para bons livros sobre esportes em meio a tanto preconceito.

Como saber tudo de vôlei em livros sobre esportes?

Vôlei é um esporte coletivo que agrada o mundo inteiro. Por isso, muitas pessoas pesquisam e querem saber sobre seus aspectos únicos. Dessa forma, ele ganha destaque em meio a tantas outras atividades:

  • Na década de 80, o esporte teve mais espaço;
  • Mulheres teve mais participação a partir 1952;
  • Estimula o raciocínio lógico no trabalho em equipe.

Acompanhe Giba neles! de Giba e Paulo Montes

Giba é um ex-jogador brasileiro de vôlei que foi diagnosticado com leucemia aos 4 meses de idade. Em seu livro, ele conta sobre sua luta para alcançar o sonho. Além disso, expõe sua vida profissional, narrando como foram as negociações com os times e treinamentos.

Conheça Jackie do Brasil, de Jacqueline Silva

Não poderia faltar a menção a essa campeã olímpica. Afinal, ela foi a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas. Por fim, o livro retrata sua trajetória, falando sobre sua infância e sua carreira.

Existem livros sobre esportes que falam da natação?

A natação é considerada uma arte em meio aos esportes. Por isso, existem tantas variações dessa prática, como nado artístico. Isso porque, a ideia de desafiar a água atrai muitas pessoas, que dedicam a vida a esse propósito.

Saber que existe mais do que uma modalidade é essencial. Sobretudo, nadar é cuidar da saúde mental e do corpo, assim como meditar. 

Aprenda sobre Maria Lenk

Maria é inventora do nado borboleta, que passou a ser disputado nas Olimpíadas em 1956. Ela escreveu “Longevidade e esporte”, em que ensina pessoas de todas as idades a cuidarem do próprio corpo.

Lições da água, de Gustavo Borges

O nadador condecorado ensina a seus leitores sobre a importância de se esforçar. Não apenas nos esportes, mas na vida, no geral. Dessa forma, todos podem ser campeões.

Existem livros sobre basquete?

Dentre os livros sobre esportes, não poderia faltar alguns exemplares dessa modalidade. De fato, o basquete tem mais fama nos Estados Unidos, mas há jogadores brasileiros ilustres. 

Para quem não conhece muito sobre eles, vale a pena ler seus livros e aprender sobre suas dicas e vivências no esporte.

Importância de Oscar Schmidt, de Odir Cunha

Essa é a biografia do jogador de basquete que é visto como um dos melhores. Sobretudo, os segredos de seu sucesso ganham destaque nesse livro. Ele conta sua trajetória com seu jeito próprio de falar, revelando sua paixão pelo esporte.

Magic Paula: a trajetória de uma campeã, de Cecílio Elias Netto

O livro trata da vida de Paula, uma jogadora que ganhou o Campeonato Mundial na Austrália. Contudo, não foi escrito por ela, mas por um jornalista chamado Cecílio Elias Netto. A história é fiel à realidade e bem escrita, mostrando fatos importantes sobre a atleta.

Por que ler livros sobre esportes?

Livros sobre esportes são importantes, porque estimulam o interesse e o ato de aprender, bem como:

  • Seus temas são variados, sendo adaptados a cada estilo;
  • A escrita aproxima o leitor de seu esporte favorito;
  • Diferentes versões dos jogos não serão esquecidas.

Neles ficam eternizadas as memórias das pessoas como um tributo às próximas gerações. Dessa forma, eles merecem ser lidos e apreciados por todos.

Foto de Anubhav Arora em Unsplash