Saiba mais sobre o surfista Gabriel Medina, um dos nomes brasileiros mais conhecidos no surf dentro e fora do país

Conheça o surfista Gabriel Medina: primeiro tricampeão no surf do Brasil

O surfista Gabriel Medina, brasileiro e um dos campeões mundiais do surf, tem uma história de conquistas desde os onze anos de idade. Aliás, antes dos trinta, se tornou uma referência dentro e fora do país nesse esporte. Portanto, conheça mais sobre ele a seguir.

Surfista Gabriel Medina

Medina é um dos nomes brasileiros mais conhecidos no surf, tanto dentro quanto fora do país. Apesar de ter conquistado o seu primeiro título mundial em 2014, a sua trajetória de sucesso no esporte já tinha alguns anos.

Gabriel Medina Pinto Ferreira nasceu no dia 22 de dezembro de 1993, na cidade de São Sebastião, em São Paulo. Assim, com 28 anos de idade, o atleta já conta com vários títulos e um instituto com seu nome, o qual busca incentivar jovens a seguir na modalidade.

Início da carreira

Ele iniciou a sua carreira ainda muito cedo, aos onze anos. Mas, quase três anos antes, aos oito anos de idade, foi que ele aprendeu a surfar, tendo como tutor o seu padrasto, Charles Saldanha. 

Não demorou muito para que o surfista Gabriel Medina ganhasse destaque e seu primeiro título nacional. Assim, aos onze anos, venceu o Rip Curl Grom Search na categoria Sub-12. Em 2009, essa empresa o contratou e iniciou uma fase mais profissional na carreira. 

Carreira do surfista Gabriel Medina

Depois de assinar contrato com a Rip Curl Grom, empresa australiana que patrocina eventos de surf, Medina se tornou profissional. Então, pode-se dizer que os títulos antes de 2009 fazem parte da sua fase amadora.

Amador

Nessa etapa, ele se destacou tanto em competições nacionais quanto internacionais. Aliás, viajou para o Equador e Califórnia, além de vencer o seu ídolo em SP, o surfista Adriano Mineirinho. Então, suas principais vitórias foram:

  • Três vezes campeão paulista;
  • Volcom Sub-14;
  • Rip Curl Grom Search;
  • Quiksilver King of Groms.

Profissional

Após 2009, Gabriel Medina também viajou a países como Espanha, Portugal, França e Estados Unidos. Assim, pôde se tornar um nome brasileiro ainda mais importante nesse esporte com as participações e vitórias em:

  • WQS 6 estrelas;
  • Mundial Pro Júnior;
  • ASP World Tour;
  • Pipe Masters.
Foto: O surfista Gabriel Medina já foi três vezes campeão paulista
Foto: O surfista Gabriel Medina já foi três vezes campeão paulista

Maiores destaques como surfista

Entre 2011 e 2019, o surfista Gabriel Medina já tinha se tornado o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial por mais tempo. Além disso, também venceu o segundo maior campeonato de surf, o Vans Triple Crown.

Tricampeão mundial

No ano de 2014, Medina chegou a se tornar campeão mundial de surfe, título que ele foi o primeiro do país a conquistar. Mas, não parou por aí, em 2018, ele venceu Filipe Toledo e Julian Wilson, recebendo o seu segundo título.

Em 2021, competindo mais uma vez com Filipe Toledo, tornou- se campeão mundial mais uma vez. Desse modo, é o primeiro surfista do Brasil a conquistar essa posição.

Back flip em 2011 e 2016

Outro fato que colocou Gabriel Medina em destaque na mídia geral e no mundo do surfe foi uma de suas manobras, a backflip. Ele foi o segundo atleta a conseguir fazê-la em 2011, em um ensaio.

Cinco anos mais tarde, tornou-se o primeiro surfista a fazer essa manobra, um mortal de costas, em uma etapa oficial. Além disso, a executou na World Surf League, chamada de a elite mundial desse esporte.

Livro sobre Gabriel Medina

Em 2015, o jornalista e surfista Túlio Brandão publicou um livro sobre a trajetória de Medina desde o seu desejo de aprender a surfar. Assim, esse material conta com diversos relatos dele e da família até a conquista do título mundial em 2014.

Quase uma biografia do atleta, nele também é possível conhecer as características que levaram o tricampeão a conquistar essa posição, por exemplo:

  • Disciplina;
  • Talento e agilidade para aprender;
  • Competitividade.

Alguns outros assuntos que a obra aborda são a situação da família quando tudo começou e como definiram o prêmio mundial como uma meta. Então, é um resumo que explica como um atleta tão jovem é uma inspiração para quem ama esse esporte.

Última grande competição com o surfista Gabriel Medina

Em 2020, foi a primeira vez que aconteceu uma competição de surf nas Olimpíadas. Ainda que fosse um ambiente de incertezas, havia dois brasileiros já bem conhecidos concorrendo a medalha de ouro.

Olimpíadas de 2020

Ítalo Ferreira e o surfista Gabriel Medina disputaram, mas foi este primeiro quem conquistou o primeiro lugar. O tricampeão perdeu a bateria contra o japonês Kanoa Igarashi, apesar de ter feito boas manobras.

Vida pessoal

Nasceu em uma cidade ao norte de São Paulo e é filho de Simone Medina e Claudio Jesus Ferreira. Quando Gabriel tinha oito anos, seus pais se separaram e, então, algum tempo depois, Charles Saldanha se tornou o seu padrasto e treinador por muitos anos.

Seus principais relacionamentos amorosos incluem:

  • Tayna Hanada, ex-namorada, com a qual Medina passou dois anos;
  • Yasmin Brunet, com a qual ele foi casado até janeiro de 2022.

Também no início de 2022, o surfista Gabriel Medina anunciou uma pausa na carreira, a fim de descansar e cuidar da saúde mental e física. De acordo com a postagem em seu perfil, o ano anterior teria sido cansativo dentro e fora do mar.