Essas são as 5 manobras do skate consideradas as mais difíceis, veja ainda quem são os profissionais que conseguem fazê-las

Quais as manobras do skate mais difíceis de executar e como aprendê-las ?

As manobras do skate impressionam quem as vê, porém exigem muito treino de quem as pratica. Portanto, vale valorizar esses atletas e conhecer um pouco desse esporte e de alguns dos movimentos quase impossíveis de executar.

Leia também:

Conheça as manobras do skate mais difíceis do mundo

 Até mesmo os profissionais têm as suas manobras de skate que é um desafio. Portanto, requer muito treino até que o atleta consiga executá-la com perfeição e cinco desses movimentos mais difíceis são:

  1. Fakie to fakie 900;
  2. No Grab 750;
  3. Switch varial flip;
  4. Ollie 360 flip;
  5. McTwist.

Desde de se manter em pé sobre as quatro rodinhas, até praticar uma manobra radical parece fácil nos pés de profissionais. Porém, vale lembrar que para executar esses movimentos leva prática e tempo.

Por que essas manobras do skate são tão difíceis ?

A cada ano que passa, o skate se torna um esporte mais disputado pelos atletas, portanto, são criados novos movimentos mais difíceis de executar. Basicamente, eles são variações de duas manobras fundamentais:

  • Ollies; 
  • Shove-it;
  • Flip.

Ollies são manobras do skate onde o atleta salta no ar sem o uso das mãos. Logo, em 1979, Rodney Mullen foi o primeiro skatista a acertar um Ollie no chão, ou seja, sem a ajuda da rampa.

Shove-it é o movimento em que o skatista faz o skate girar 180 graus no ar sem encostar no chão. Além disso, em 2018 o polonês Adam Żaczek bateu um recorde mundial, logo após fazer 68 shove-its em 1 minuto.

Enquanto os flips entram na categoria de manobras que fazem o board girar lateralmente no seu próprio eixo. O movimento tem um efeito incrível quando executado da maneira correta.

Conheça um pouco de cada manobra do skate

Aqui vamos conhecer alguns nomes das manobras do skate mais famosas. Portanto, fique atento, pois os termos são expressões em inglês que não podem ser traduzidas, porém são bem conhecidas entre os fãs do esporte.

1- Fakie to fakie 900

Essa é a número um das manobras do skate mais difíceis de fazer. Dessa forma o skatista deve ir a rampa com velocidade e girar duas vezes e meia antes de tocar no chão.

Tom Hawk foi o primeiro skatista a realizar a manobra, atualmente somente 16 atletas conseguiram executar o movimento. Dentre eles, 4 são brasileiros, os conhecidos Sandro Dias e Bob Burnquist, além dos jovens Luigi Cini e Gui Khury.

2- Grab 750

Outro movimento muito difícil de ser executado, portanto, requer muita habilidade. Dessa forma, o skatista deve pegar altura necessária para dar duas voltas no ar sem colocar as mãos no skate.

Um momento histórico

Grab 750 foi feito por Jake Brown em 2013, enquanto participava da megarampa, torneio realizado na cidade de Foz do Iguaçu. Assim, durante o evento Brown se destacou pela velocidade que alcançou.

3- Switch varial flip

Essa manobra do skate requer além de habilidade, muito equilíbrio, afinal, nesse movimento o atleta terá que dar dois giros no ar com os pés trocados na base. Portanto, fazendo menção a palavra switch em inglês que significa trocar.

4- Ollie 360 flip

O movimento trata-se de girar em dois eixos durante o Ollie, tanto na vertical quanto na horizontal. Portanto, é preciso calcular o momento certo de cair, para não se machucar.

5- McTwist

Para efetuar essa manobra é preciso estar em alta velocidade, desse modo, você faz um giro 360 graus de ponta cabeça. Além disso, o movimento pode ser feito tanto na pista bawks quanto na half.

Foto: Uma das manobras do skate mais difíceis de ser executada.

Quem são os skatistas que ficaram para a história ?

Desde o início, muitos skatistas já se arriscaram em fazer manobras difíceis e perigosas, porém, nem todos tiveram êxito. Então, aqui estão alguns desses profissionais que conseguiram se destacar com esses movimentos:

Rodney Mullen 

O inventor de muitas das manobras do skate que se conhece  hoje em dia, ele é um lendário skatista. Além disso, Mullen é o único a ter feito um 360° Kickflip, um dos movimentos mais difíceis de se executar.

Danny Way 

Ele é o skatista que saltou a Grande Muralha da China em 2005. Também foi o primeiro a fazer um 720° no Mega Ramp e um 900° no Big Air, tornando-se um atleta de grande renome.

Quais dessas manobras do skate você arrisca tentar ?

Desde que o skate foi inventado, muitas manobras foram criadas e algumas delas são bem difíceis de serem executadas. Algumas pessoas podem até achar que são impossíveis de fazer, mas com um pouco de prática e perseverança, elas conseguem.

As manobras do skate mais difíceis costumam ser aquelas que envolvem saltos ou giradas rápidas. Por exemplo, o 360 flip é uma manobra que exige que o skatista gire três vezes no ar antes de pousar na prancha. 

Não é à toa que para conseguir executar essas manobras, é preciso muita prática e paciência. Portanto, se você curte esse esporte, vale muito a pena desenvolver essas habilidades.

Photo by Anton Danilov on Unsplash