Conheça os critérios de avaliação dos campeonatos de skate downhill

Saiba o que é skate downhill e quais são seus critérios de avaliação

O skate downhill, ou downhill slide, é uma modalidade que surgiu por volta de 1965 com o nome do californiano Clifford Coleman como um dos inventores. 

Mesmo com o esporte surgindo em 65, foi somente 10 anos depois, em 1975, que os skatistas americanos se encontraram em um evento dedicado e puderam compartilhar suas experiências construídas durante esse tempo até o evento.

Aqui no Brasil, as primeiras referências do skate downhill chegaram por volta dos anos 80, através de vídeos de americanos praticando o esporte. Depois disso, o skate downhill se popularizou por aqui e acabou formando uma geração de admiradores que deram o start na história do skate downhill nacional.

Se você tá afim de conhecer mais sobre o skate downhill, como funciona e quais são os critérios de avaliação do esporte, continue aqui no nosso conteúdo.

O que é skate downhill

Chamado também de skate de ladeira, o skate downhill é uma modalidade praticada em ladeiras, com o objetivo de executar manobras e fazer slides descendo uma ladeira.

Dentro do skate downhill, existem dois estilos: Downhill Speed e Downhill Slide. No downhill speed é considerado vencedor da competição quem chega primeiro na linha de chegada, ou seja, leva em conta a velocidade.

Já no downhill slide, além da velocidade, nesse estilo é considerado também as manobras de slide (derrapagem) durante a descida da ladeira. Assim, quanto mais difícil ou complexo for, maior é sua pontuação.

Critérios de avaliação do skate downhill

Assim como em outros esportes, desde que o skate downhill surgiu aqui no Brasil foram desenvolvidas diversas regras e critérios de avaliação para tornar o esporte válido e justo para todos. 

No geral, em uma competição de skate downhill são avaliados os seguintes critérios: velocidade, aproveitamento da ladeira, dificuldade das manobras, estilo, constância e criatividade

Velocidade 

A velocidade é o primeiro critério avaliado na modalidade de skate downhill e o motivo é óbvio, a prática ser realizada em ladeiras. Dessa forma, quanto maior a velocidade alcançada na descida executando as manobras, melhor será a pontuação do competidor.

Aproveitamento da ladeira

O título do critério pode não parecer tão claro inicialmente, mas o aproveitamento da ladeira diz respeito à forma como o competidor pode deslizar e realizar manobras por toda a extensão da pista.

A ladeira é divida em 3 partes: canto direito, canto esquerdo e meio. Assim, quanto melhor for o aproveitamento maior será a pontuação do profissional. 

Dificuldade das manobras

Em toda competição de skate o que deixa os telespectadores de boca aberta são as manobras, e é claro que quanto mais difícil, maior é a sua valoração durante a avaliação.

No skate downhill, para alcançar uma boa pontuação, é preciso observar a variação das manobras encaixadas durante a descida da ladeira, que podem variar entre: backside, frontside, giro, travada, switch stance, fakie, de pé, no chão e inovação.

Estilo

O critério de avaliação estilo consiste na plasticidade que o competidor consegue colocar nas manobras executadas durante a descida da ladeira. Ou seja, a forma como ele consegue mandar a manobra naturalmente.

Criatividade

Se você quer ganhar destaque durante uma competição de skate downhill, a forma ideal é não esquecer da criatividade. Os juízes também estão de olho nas manobras diferenciadas e inovadoras durante a descida do competidor em relação aos demais. 

Constância

Outro critério igualmente importante nas competições de skate downhill é a constância. Ele consiste na execução dos critérios de uma forma segura sem erros e de uma forma harmoniosa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo que também gostaria de saber essas informações sobre o skate downhill