Aos 13 anos, Rayssa Leal faz história

Medalhas do skate nas Olímpiadas 2020

Na competição feminina, ma lista de skatistas adolescentes que incluía a japonesa Funa Nakayama e o fenômeno brasileiro Rayssa Leal conquistou os primeiros lugares nas eliminatórias para avançar para as finais de rua femininas na segunda-feira.

O evento de rua é notável pela juventude de seus competidores. Os japoneses Nakayama e Momiji Nishiya têm 16 e 13 anos, respectivamente, e Leal também tem 13 anos.

Durante as eliminatórias, Leal conseguiu duas corridas perfeitas, enquanto o chinês Zeng Wenhui, de 16 anos, impressionou-se por acertar manobras tecnicamente complicadas que iluminaram os comentaristas.

Também participaram do corte Roos Zwetsloot da Holanda e Margielyn Didal das Filipinas.

Aori Nishimura do Japão, que chegou em quinto lugar para avançar para as finais, lutou para acertar seus primeiros três truques, mas recuperou sua forma acertando um K grind traseiro e um deslizamento de nariz de meio táxi em suas tentativas finais.

Rayssa Leal, Nishiya shed – final trick [Jeff Pachoud/AFP]

Skatistas do Brasil e do Japão têm dominado o skate de rua desde que o esporte estreou nas Olimpíadas, no domingo.

O japonês Yuto Horigome fez história no domingo ao ganhar a primeira medalha de ouro do skate nas Olimpíadas, realizando uma série de manobras técnicas enquanto enfrentava o calor implacável de Tóquio . O brasileiro Kelvin Hoefler conquistou a prata no concurso.

Leal, do Brasil, disse que sua carreira no skate começou para valer seis anos atrás, depois que Tony Hawk compartilhou um vídeo dela patinando em uma fantasia de fada. Os dois se encontraram no início desta semana no local olímpico, com Leal postando um vídeo no Instagram dos dois batendo os punhos na lateral da pista.

Na segunda-feira, os atletas competiram em arquibancadas vazias sem gritos de aprovação dos fãs ao realizarem jogadas difíceis.

A falta de espectadores – reforçada devido ao aumento dos casos do COVID-19 na capital – afetou Nishimura, mas ela disse que o aceitou como parte desses Jogos inusitados.

“Mesmo sem espectadores, estou tentando aproveitar o clima aqui e patinar do meu jeito”, disse ela.

Resultado Masculino

Medalha de ouro do Japão Yuto Horigome (C), medalha de prata do Brasil Kelvin Hoefler (L) e medalhista de bronze Jagger Eaton dos EUA posam no pódio no final das preliminares das ruas masculinas durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Ariake Sports Park Skateboarding em Tóquio em 25 de julho de 2021. Jeff Pachoud – AFP / Getty Images

Kevin Hoefler, do Brasil, ficou com a prata. Jagger Eaton, da equipe dos EUA, ganhou o bronze. A vitória de Horigome foi a terceira medalha de ouro do Japão, após vitórias no judô e na natação.

Em uma coletiva de imprensa após a vitória, Horigome pareceu reconhecer o quão grande o momento era para seu esporte. “Eu gostaria de comunicar a beleza do skate daqui para frente”, disse Horigome por meio de um intérprete.

Este é um momento singular no skate, que cresceu em popularidade durante a pandemia. As pessoas estavam procurando desesperadamente por novos desafios – de preferência aqueles que poderiam ser feitos sozinhos, ao ar livre e socialmente distantes – para tirar suas mentes da miséria. A participação do skate nos Estados Unidos aumentou 34% em 2020; nenhum outro esporte teve um aumento maior, de acordo com a Sport and Fitness Industry Association.

Na Grã-Bretanha, as visitas de um site a um diretório nacional de skatepark aumentaram 214% em abril de 2021 em comparação com abril de 2020. Até mesmo muitos adultos, procurando uma atividade para se distrair em tempos difíceis ou procurando algo para fazer com os filhos, conforme organizado esportes fechados (ou ambos) começaram a patinar pela primeira vez. No Reino Unido, eles até têm um nome: Rad Mums and Dads.