O fingerboard se tornou muito famoso no anos 80, com isso, acompanhe dicas para se divertir com o seu skate de dedo

Fingerboard: veja dicas de como se divertir com o seu skate de dedo

Há alguns anos, o fingerboard ficou muito famoso, em especial, entre os skatistas. Assim, a miniatura de skate acabou se tornando uma diversão entre esses esportistas. Além disso, conseguiu atrair novos interessados nessa modalidade, saiba mais sobre ela a seguir. 

O que é fingerboard?

Esse é um modelo antigo de skates em miniaturas em que a pessoa usa os dedos. Com isso, dá para realizar algumas manobras para se divertir. Aliás, o seu material é de madeira e o seu tamanho, fica em torno de 10 centímetros. 

Possui tudo o que um skate tradicional tem, até mesmo os modos de cuidado. Dessa maneira, é possível trocar as principais partes como:

  • Shape;
  • Lixa;
  • Parafusos;
  • Rodas. 

Criação do fingerboard

Surgiu nos anos 80, como se fosse uma brincadeira. Assim, tudo começou em uma loja que vendia chaveiros das réplicas originais. Dessa forma, um dia, o skatista profissional Lance Mountain, gravou vídeos brincando com uma miniatura de skate na pia. 

Ficou desconhecido durante muitos anos, ganhando atenção apenas dos mais apaixonados pelo esporte. Até o momento que estourou nos EUA e algum tempo depois, também chegou ao Brasil.

Precisa ser skatista pra usar?

O fato de poder fazer manobras e sem precisar sair de casa chama a atenção. Em especial, para quem tem interesse na modalidade, mas não tem muita prática. Além disso, é uma diversão para quem tem medo de cair e se machucar

É uma boa opção para quem não está preparado para subir em um skate tradicional e encarar uma rampa em tamanho real. Assim, serve também como um treino.

Tendência da década de 80

A febre durou pouco no Brasil, mas teve matérias na televisão e campeonatos. Depois, perdurou apenas para aqueles que realmente gostaram do fingerboard. Mas, alguns nomes ganharam fama na época, como:

  • Jader Muller;
  • David Auster;
  • Lázaro Paz;
  • Rodrigo Rossi.

Um brasileiro de Ribeirão Preto decidiu investir no ramo, em 2010, quando tinha só 21 anos. Então, ele levou muito a sério a oportunidade e apostou na fabricação dessas miniaturas. Com isso, criou sua própria marca, chamada Inove Fingerboards.  

É famoso em outros países?

Na Alemanha, o skate de dedos cresceu bastante e ficou muito conhecido. Assim, teve muitos investimentos, bem como campeonatos. Os shapes, por exemplo, passaram a ser feitos com máquinas profissionais para prensar vários de uma vez.

Ganhou demonstrações em outros países, revistas, DVD’s e até mesmo roupas. Mas, em lugares como os Estados Unidos, onde tudo começou, a história é bem diferente, já que deixou de ser tão popular.

Onde encontrar o fingerboard?

Hoje em dia, não é difícil de encontrar, tanto pela internet, quanto em lojas físicas. Dessa forma, basta fazer uma rápida pesquisa para achar diversas opções. Bem como, descobrir vários modelos com desenhos diferentes nos shapes.

Vendem até mesmo as rampas para fazer algumas manobras. Sobretudo, as rodas contam com cores diferentes, é só escolher a sua favorita. Por fim, os trucks também podem ser facilmente encontrados à venda. 

Possui um bom custo-benefício?

Todos os valores para o fingerboard podem variar bastante, de acordo com a loja. Assim, enquanto alguns podem custar apenas R$ 15, outros podem ser mais caros. No entanto, isso é mais comum em locais que vendem kits completos com:

O mais importante é ir montando o seu mundo do skate aos poucos e de acordo com o seu bolso. Afinal, o essencial é descobrir um novo hobbie e se divertir.

Quais são as principais peças?

Como um skate normal, tudo fica em torno do shape, que pode ter três tipos de modelos. Entre eles, o mellow, regular e o hardcore, sendo vendidos por várias marcas diferentes. Além disso, tem os trucks, que podem ser encontrados em tamanhos mais largos.

Tem as tapes, que são uma espécie de esponja que serve para o dedo não escorregar. Mas, muitas pessoas usam as lixas, por serem mais convencionais e baratas. De qualquer forma, o importante é poder manusear o fingerboard direito. 

Duas maneiras de brincar com seu skate de dedo

São diversas formas para o skatista usar o objeto e investir nas manobras. No entanto, algumas são mais complicadas, é melhor começar pelas básicas. 

O ollie e também os grinds, sem dúvida, são os mais conhecidos. Ao executá-las com habilidade, fica bem mais fácil aprender todas as demais.

Para fazer o ollie, basta colocar o fingerboard em uma superfície plana. Em seguida, use o dedo médio e o indicador para guiá-lo, depois faça o seguinte: 

  • Pressione a parte de trás com o dedo médio;
  • Empurre a frente para o ar. 

A intenção é que o skate fique suspenso por alguns segundos, sem soltar de seus dedos. Portanto, a princípio, pode parecer difícil de realizar, por isso, o treino é importante. 

Como fazer o grind

Essa é uma técnica que acaba sendo mais usada por quem tem rampas e corrimões. Mas, até mesmo um livro ou caixa meio inclinados podem servir. Então, o ideal é ter uma borda definida para deslizar o skate por ela.

Agora que você já sabe o que é o fingerboard, pode ir treinando e montando o seu próprio espaço, com direito a rampas e diferentes acessórios para se divertir sozinho ou com os amigos.