O Skate Penny está entre os favoritos dos skatistas e você sabe qual o motivo? Acesse este conteúdo e conheça a história dele.

O que é Skate Penny e como aprender a prática

O skate Penny, conhecido também como Penny board, é caracterizado por um skate pequeno, menor do que os convencionais, e feito com prancha de plástico. Isso mesmo! Prancha de plástico.

Mas será que isso funciona? Bom, com certeza não há dúvidas de que sim. O Penny Board surgiu na década de 70, mas foi em 2010, com a marca Australiana Penny® Skateboards, que o equipamento teve uma visibilidade maior.

Você já deve ter visto alguma criança com um skate de plástico, ou se você nunca viu, é porque essa criança era você. O equipamento projetado de forma mais simples do que o skate comum, era, ou ainda é, febre entre as crianças.

O original skate Penny foi construído pela empresa para trazer esses clássicos skates de plástico de volta à vida, além de contribuir para tornar a prática mais acessível. 

O foco da empresa foi de construir as pranchas de plástico mais duráveis e resistentes do mercado, e assim fizeram. O skate Penny é capaz de suportar o peso de um carro sem sofrer dano algum, mas com possuindo, ao mesmo tempo, a flexibilidade necessária para a execução de manobras. 

Literalmente uma obra de arte do asfalto.

Se você quer aprender a andar no skate Penny, mas não sabe por onde começar, acompanhe as dicas do nosso conteúdo.

Como andar de skate Penny

Por ser um equipamento mais compacto, o skate Penny pode ser um pouco mais complicado de se aprender. Por isso, é válido buscar dicas básicas antes de subir no skate Penny e começar a andar. 

Para buscar o equilíbrio no skate Penny durante a remada, você deve colocar um pé em diagonal na parte dianteira do shape, próximo aos parafusos, servindo de apoio e facilitando o controle de direção do skate enquanto você pega impulso (flexione um pouco o joelho).

Com o pé de trás, você vai pegar impulso para andar com o Penny. Dê duas ou três remadas e coloque o pé de trás em cima do skate, próximo aos parafusos traseiros. Mantenha os joelhos um pouco flexionados e não fique com o corpo enrijecido.

Uma das características do skate Penny é a sua facilidade em alcançar alta velocidade, então igualmente importante é aprender a frear enquanto estiver praticando.

Veja as dicas para frear no skate Penny no próximo tópico.

Como frear o skate Penny

Os skates Penny são pequenos e por esse motivo talvez você não consiga agir rápido para diminuir a velocidade do equipamento, pois ele não possui espaço o suficiente para uma rápida mudança de posicionamento dos pés. Por isso, existem algumas táticas que você pode utilizar para frear o seu skate Penny.

Se você estiver em uma baixa velocidade, mas em alguma situação de possível acidente, uma forma muito comum para impedir isso é pulando fora da prancha e correndo. Mas lembre-se que essa somente deve ser praticada em baixa velocidade, pois as chances de desequilíbrio e queda são grandes.

Outra forma muito eficaz de parar o skate Penny, ou diminuir sua velocidade, é arrastando um pé sob o asfalto. Nesse caso, você tira um pé no shape e enquanto se equilibra arraste-o no chão para desacelerar.

Dicas extras sobre skate Penny

Como você já sabe, o tamanho do skate Penny pode justificar a dificuldade que muitas pessoas têm de aprender a andar no equipamento. Se esse é o seu caso e você está se frustrando muito, não desista, apenas comece por um equipamento maior. 

Aprender a andar em um skate maior pode ser o passo que você precisa para dominar o skate Penny. 

Foto: Aldara Gutiérrez on Unsplash