Saiba o que você precisa para aprender a andar de longboard

Como o próprio nome sugere, um longboard é um skate mais longo do que o tradicional e isso tem um motivo. Esse comprimento, e também certas diferenças no design básico, é o que caracteriza essa modalidade, que é muito semelhante ao surf ou snowboard. 

Embora os longboards sejam capazes de permitir manobras que os skates convencionais não conseguem, existem também manobras comuns no mundo do skate que não são possíveis de realizar com longboards. 

Mas ainda assim, apesar das diferenças de design e uso, existe algo que ambos skatistas das modalidades precisam ter em comum: as precauções de segurança. 

Se você quer aprender mais sobre o longboard e também dicas para aprender a andar nessa nova modalidade, continue a leitura desse conteúdo.

O que é longboard?

O longboard está entre os tipos mais populares de skates. Conhecido popularmente por “prancha de surf das calçadas”, o longboard pode ser praticado em diferentes contextos, como downhill, freestyle, slalom, street luge, cruising, carving e até dança.

O modelo longboard é um skate que varia de 38 polegadas a 60 polegadas (96-152 centímetros), com rodas proporcionais de 60-80 mm, macias e com durômetro em torno de 78-82, o que garante um passeio suave e com menos travamentos por conta de rachaduras nas superfícies. 

A grande maioria das marcas de fabricantes de skate convencional possuem os famosos longboards em seu portfólio, atendendo à popularização do equipamento nos últimos anos.

O design e a forma de utilizar o longboard faz com que a modalidade tenha suas possibilidades de manobras específicas, impossibilitando a reprodução de manobras feitas com skate convencional, por exemplo.

Se você está iniciando no longboard ou está pensando em comprar o seu primeiro, continue lendo os próximos tópicos e confira as duas principais dicas para aprender a andar de longboard.

Escolha sua postura

O primeiro passo para iniciar no longboard é determinar a sua postura, a qual se sente mais confiante para manter o equilíbrio. Assim como em qualquer esporte de prancha, existem dois tipos de postura:

  • Regular stance: você empurra com o pé direito, que fica na parte trás da prancha, e com o pé esquerdo à frente
  • Goofy stance: o oposto do regular, você fica com o pé esquerdo para trás na prancha e o pé direito na frente

Uma maneira muito fácil de você saber qual das duas posturas é a mais ideal para você é escolher o pé que, geralmente, usa para chutar uma bola para ser o pé que ficará na parte de trás do longboard. Ou seja, o pé que irá empurrá-lo.

Você pode testar as duas posturas e observar que uma delas fará com que você se sinta confortável, confiante e relaxado, e a outra será mais instável e menos natural. Com certeza, você deve optar pela primeira opção.

Aprenda a ficar em pé no longboard

Ficar em pé é o segundo passo para você aprender a andar de longboard. O equilíbrio em cima da prancha é o que vai te permitir andar com segurança e mandar as manobras incríveis que você já viu por aí. 

Para começar, coloque seu longboard na grama ou em um tapete grosso, para não se desequilibrar. Depois disso, fique em sua postura natural em cima do longboard, com os pés afastados na largura dos ombros, ou um pouco mais, dependendo do tamanho da prancha.

Você deve manter o seu pé de trás perpendicular ao deck, enquanto o pé da frente deve permanecer levemente inclinado com o deck. Dobre um pouco os joelhos e incline-se ligeiramente para frente, buscando o ponto de equilíbrio. 

Parecem dicas simples e óbvias, mas são elas quem te farão andar de longboard como um profissional futuramente

Lembre-se de respeitar o seu processo e, o principal, divirta-se sempre.

Foto: Colton Sturgeon on Unsplash