Saiba quais são as modalidades de longboard existentes

Conheça as principais modalidades do longboard

O longboard surgiu no fim dos anos 50 em São Francisco, Califórnia, como alternativa para os surfistas que estavam entediados com o mar, pela falta de ondas em determinados períodos.

Desde a criação do longboard, surgiram diferentes modalidades, cada uma para um gosto diferente, como manobras, velocidade, entre outras.

Por haver diferentes modalidades, o equipamento também muda de acordo, como tamanho, formato, rodas etc. Por isso, se você gosta de longboard, mas ainda está escolhendo uma modalidade dentro do esporte, esse post é para você. 

Conheça agora quais são as principais modalidades de longboard.

Downhill slide

O Downhill slide é uma das modalidades de longboard mais conhecidas. Ela consiste em descer ladeiras em alta velocidade, ao mesmo tempo que realiza slides agressivos.

Essa modalidade é considerada uma das mais radicais do esporte, por conta da maior exposição à riscos de queda. Por isso, requer muita técnica e também o uso indispensável de equipamentos de segurança. 

Slalom

Uma modalidade clássica do longboard é o Slalom. Com movimentos rápidos, o objetivo da modalidade é desviar de obstáculos, fazendo  zig zag entre cones, dependendo muito de velocidade, habilidade e equilíbrio. 

Por precisar de muitos movimentos em um curto tempo, os trucks recomendados para praticar Slalom são os altos e curtos. 

Speed

Outra modalidade do longboard conhecida por ser arriscada é o Speed. Ela é praticada em ladeiras de diferentes comprimentos em que o objetivo é descer o mais rápido possível.

No speed, o longboard pode ultrapassar 100 km/h. Assim, requer atenção especial em segurança, tanto por parte dos organizadores de competições quanto dos próprios praticantes.

Slide

Assim como o Speed, o Slide é praticado em ladeiras, mas a intenção é descer mandando derrapadas ou cavalos de pau com o long, estendendo o deslizamento no asfalto, sem perder muito a velocidade.

O Downhill Slide, como também é conhecido, é uma das modalidades mais baratas de organizar campeonatos, por não precisar da construção de rampas.

Freeride

A modalidade Freeride para os praticantes criativos que gostam de inovar nas manobras em cada volta. Para o freeride, os longs recomendados são os que possuem tail e nose.

Por se tratar de um estilo livre, o freeride depende de muita técnica e velocidade, para conseguir mandar o maior número de manobras variadas que conseguir.

Street

Assim como no skateboard, o street para longboard acontece em pistas com diferentes tipos de obstáculos, como corrimões e escadas. 

No geral, a modalidade street no longboard não é uma das mais praticadas, considerando as demais, mas ainda há muitas pessoas que são fãs e estão sempre inovando no estilo.

Carving

Essa modalidade é praticada com a descida em colinas e montanhas, fazendo ziguezagues e curvas suaves. A ideia do Carving é realmente simular o surf no asfalto.

Essa é a principal modalidade para quem está começando no longboard, justamente por não precisar de altas velocidades e também não precisar se arriscar em manobras muito agressivas.

Push race

A modalidade Push race nada mais é do que uma corrida de longboard, dispensando manobras e obstáculos. Os campeonatos dessa modalidade são baseados apenas nas remadas, ganhando o skatista que chegar primeiro.