Se você é entusiasta da patinação, acesse este conteúdo agora mesmo e conheça 4 curiosidades sobre patins que você talvez ainda não conheça

Confira 4 curiosidades sobre patins que talvez você não conheça

A patinação é um esporte que existe há séculos e desde o seu surgimento, ele evoluiu e passou por diversas mudanças. 

Apesar da presença marcante dos patins em diversas sociedades, muitas pessoas ainda desconhecem sua origem e também esses momentos na história que marcaram mudanças significativas no esporte.

Por esse motivo, separamos aqui neste post algumas das principais curiosidades sobre o mundo do patins que muito provavelmente você ainda não conhece.

A entrada dramática de John Joseph Merlin

John Joseph Merlin foi o primeiro inventor de patins registrado. Natural da Bélgica, o criador decidiu estrear seu equipamento em uma festa de máscaras muito luxuosa em Londres, no ano de 1760.

A ideia de Merlin era fazer uma entrada marcante em cima dos patins enquanto tocava violino ao mesmo tempo, mas o que ele não contava é que suas habilidades ainda não eram o suficientes, além de sua criação também haver algumas falhas.

Como resultado, o inventor colidiu com um grande espelho que havia no salão, sofrendo graves ferimentos.

Convenhamos que talvez essa não tenha sido uma boa ideia, não é?

A grande mudança dos patins

Ao longo dos anos, diferentes inventores criaram suas próprias versões de patins, mas foi em 1863 que aconteceu uma das mudanças mais significativas que transformou o mundo da patinação.

James Leonard Plimpton foi o primeiro inventor a criar uma mecânica que permitiu o patins virar. O patins de quatro rodas recriado por Plimpton usava carruagens elásticas que permitia o patinador mudar a direção inclinando o corpo. 

Hoje, parece óbvio que o patins precisa dessa capacidade para evitar acidentes e tornar o uso do equipamento realmente possível. Porém, no início foi preciso alguns anos de estudo e criação para chegar nessa possibilidade.

Influência direta de James Brown

No auge da revolução dos patins na década de 1970, as grandes cidades americanas desenvolveram, cada uma, seu próprio estilo de patins, sendo alguns estilos mais distintos do que outros. 

Chicago, por exemplo, ficou conhecida como uma das cidades de patinação e ficou famosa pela patinação JB, abreviação de “James Brown”, por emprestar movimentos intrincados do Padrinho do Soul.

Os movimentos mais marcados com os pés e alguns passos de dança em pé são marcas do estilo JB, e um movimento bem conhecido é apropriadamente chamado “Crazy Leg”. Atualmente, o estilo JB ainda é praticado nas pistas de patinação de Chicago.

O patins é presente até entre os Amish

Amish é um grupo religioso cristão encontrado, geralmente, nos Estados Unidos e no Canadá.  Eles são conhecidos por serem ultraconservadores, em que não utilizam equipamentos eletrônicos, como telefones e até automóveis.

Apesar da maioria dos meios de transporte serem proibidos na comunidade, os patins são usados há décadas por eles. 

Porém, na década de 1990, no auge Rollerblade, o New York Times informou que, embora os jovens Amish tivessem adotado patins in line como meio de transporte, apenas um terço das congregações Amish aprovaram seu uso. 

A população mais idosa dos Amish se preocupavam em como os patins podem interferir na forma como a comunidade leva a vida, sem muitos luxos e “distrações”.

Foto: Cidade foto criado por freepik – br.freepik.com