gaúcha Nicole Silveira, do skeleton

Skeleton: conheça um dos esportes praticados no gelo mais radicais e velozes

O Skeleton é um dos esportes que são praticados no gelo que está chegando ao Brasil. Mas, saiba que a sua origem já tem alguns anos no país e mais ainda no mundo, presente desde o século XIX. Portanto, conheça mais sobre essa corrida por deslize a seguir.

Skeleton

É o primeiro esporte de corrida em que os atletas precisam deslizar sobre uma superfície. Para isso, eles ficam de bruços sobre um trenó e descem em uma pista de gelo, a fim de fazer o menor tempo, o que torna a competição veloz e radical

Os trenós já eram usados como transporte na estação em que a neve tomava conta das estradas, em especial, nos países do hemisfério norte. 

Já os que se destinam a prática de esportes radicais são menores, o que pode ter influenciado a escolha pelo nome Skeleton, já que:

  • Parecem com um esqueleto;
  • Seu tamanho é parecido com as medidas do corpo humano;
  • Não serve para mais de uma pessoa.

No Brasil, a corrida por deslizamento está ganhando espaço nos últimos anos. Entretanto, sua origem já tem mais de duzentos anos e surgiu como uma necessidade por ser mais ágil, em primeiro lugar.

Origem

Essa modalidade nasceu na Suíça, no fim do século XIX. Acredita-se que os ingleses tiveram um papel crucial na criação dela, afinal, a palavra que dá nome à competição é de origem inglesa.

Primeira pista e trenó

A primeira pista foi construída ao redor dos Alpes, ou seja, era um espaço natural e ganhou algumas curvas para aumentar o grau de dificuldade da descida. Pouco depois dessa criação, o inglês Mr. Child apresentou o modelo pioneiro de um trenó ideal para a corrida.

Como são as competições de Skeleton?

O seu início não tinha muitas restrições de segurança, o que o torna um esporte radical. Mas, hoje, há regras essenciais para a maioria das competições regionais, nacionais ou mundiais. Desse modo, as descidas em trenós ocorrem da seguinte forma:

  • Individual;
  • Com 20 atletas;
  • Em duas, três ou quatro descidas, de acordo com a disputa;
  • Quem faz o menor tempo vence a partida.

Em cada corrida, o objetivo é escolher os que seguirão para a próxima. Então, o número de pontos de corte depende da sequência de descidas. Nas que têm três, por exemplo, há dois pontos de corte, logo, a última corrida só terá dez atletas.

A pontuação é definida pela tabela da Federação Internacional para os 30 primeiros da temporada. Assim, o que tiver o maior número de pontos acumulados, vence a competição.

Regras

Durante as partidas, as principais regras que os atletas, ou sliders, precisam seguir se relacionam a tudo que pode interferir na sua velocidade. Desse modo, eles devem:

  • Manter contato com o trenó;
  • Deitar sobre ele após o primeiro ponto com cronômetro;
  • Atleta e trenó não podem ultrapassar o limite de peso.

Equipamentos principais e pista

As regras do Skeleton são bem específicas sobre os materiais e medidas do trenó, bem como, sobre os acessórios que os sliders podem usar. Assim, há menos risco de sofrer uma lesão grave sem interferir na sua velocidade em pista.

Toboggan

Em geral, é feito de aço e revestido em fibra de vidro. Além disso, tem duas lâminas de aço, as quais ficam em contato com o chão na descida. Há ainda duas alças para ajudar na hora de empurrá-lo. Então, não tem sistema de freios, já que o objetivo é ser veloz.

Acessórios de segurança

O slider pode usar alguns itens comuns para a prática de esportes, como capacete, luva e cotoveleira. A fim de evitar escorregar e ajudar na hora de parar o trenó, usa-se um calçado com 250 pregos pequenos.

Pista

Deve ter entre 1200 e 1650 metros de extensão e curvas com proteção para evitar acidentes com o piloto e o trenó. Além disso, a construção de uma pista artificial deve seguir as seguintes normas:

  • Após a linha de chegada, não deve ter curvas;
  • Partes retas da pista devem ter até 140 cm de largura;
  • 1200 m dela devem estar em declive.

Competições de Skeleton

Antes de tudo, é importante saber que o maior número de pistas adequadas para a prática com Skeletons está na Europa e na América do Norte. Assim, muitas disputas também ocorrem em países dessas regiões. Desse modo, pode-se citar como principais:

O responsável por regular as competições com esse desporto é a Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton. Ambos são práticas parecidas, então, desde 1923, esse órgão controla as maiores disputas, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de Inverno.

Nomes importantes no Skeleton

Pode-se citar os atletas Emílio Strapasson e Gustavo Henke como nomes brasileiros de destaque. Ambos disputaram um título mundial e ficaram na posição trinta. Além disso, no cenário fora do país destacam-se:

  • Elizabeth Yarnold, conquistou a medalha de ouro duas vezes;
  • Christopher Grotheer, atual campeão masculino;
  • Hannah Neise, atual campeã feminina.

O Skeleton, por fim, se torna uma opção para quem não tem medo de arriscar em descidas longas e rápidas. No Brasil, ainda não há nomes que tenham vencido grandes competições. Mas, desde a década de 90, existe um órgão regulador para ele, a CBDG.