As Olimpíadas de Inverno são um evento cheio de emoção com esportes sobre o gelo de diversas modalidades e acontece a cada quatro anos

Olímpiadas de Inverno em Pequim: quais são as modalidades?

A edição das Olimpíadas de Inverno 2022 aconteceu em Pequim, na China. Assim, esse grande evento reuniu diversas modalidades de esportes disputados no gelo. Então, confira o que de mais importante rolou nessas competições.

Veja também:

O que esperar das Olímpiadas de Inverno?

A 24ª edição das Olimpíadas de Inverno começou em 4 de fevereiro. Após sua estreia olímpica em 2008, Pequim foi a sede de 2022. A abertura oficial é nesta data, no entanto, os jogos começam dois dias antes.

É a primeira vez que Pequim recebe o evento desde 2008, quando aconteceram as Olimpíadas de Verão no Estádio Nacional. Assim, a expectativa deste ano era de reunir 2.877 atletas com roupas ideais para praticar esportes radicais, em quinze modalidades:

A competição tem início com jogos preliminares, não apenas de curling, bem como hóquei no gelo. Após a cerimônia de abertura, as demais modalidades acontecem. Desse modo, os jogos seguem por um período de 20 dias. 

Quem são os favoritos?

No geral, os EUA dominam as Olimpíadas de Verão. Em contrapartida, os Jogos de Inverno possuem outros favoritos. De acordo com a projeção da Gracenote, a Noruega é a favorita no quadro de medalhas desta edição. 

Isso, de fato, aconteceu e pela 9ª vez na história das Olímpiadas de Inverno, o país ocupou a primeira posição. Além disso, a Noruega também é líder no quadro geral de medalhas na história de todos os jogos.

Outros países que também se deram bem no evento

A Alemanha ficou em segundo lugar com o total de 27 medalhas, 12 delas de ouro. Em seguida, a China com 9 medalhas e EUA, com oito ouros, 10 pratas e sete de bronze.

Foto: O hóquei é um dos destaques das Olimpíadas de Inverno.

Você sabe como foi a cerimônia de abertura e encerramento?

Um dos objetivos da cerimônia de abertura é reviver a cultura tradicional da China. Conforme uma exigência da agência estatal Xinhua, 95% dos artistas da apresentação devem ser adolescentes.

A expectativa era receber quase 150 mil pessoas para a comemoração. Além disso, teve fogos de artifícios, música e danças. O evento teve início no dia 4 de fevereiro às 09h no horário de Brasília.

O encerramento foi no dia 20 de fevereiro. Por fim, Pequim entrega a bandeira olímpica aos prefeitos das cidades de Milão e Cortina D’Ampezzo. Afinal, estas serão as sedes da próxima edição. Já as últimas aconteceram em:

  • Pyeongchang, Coreia do Sul- 2018;
  • Sochi, Rússia – 2014;
  • Vancouver, Canadá – 2010;
  • Turim, Itália – 2006;
  • Salt Lake City, Estados Unidos – 2002.

Como é o design das medalhas?

As medalhas das Olimpíadas de Inverno de Pequim receberam o nome de “Tong Xin”. Esta expressão significa “juntos como um”. Com o intuito de representar o espírito olímpico e unir as pessoas.

Seu design possui cinco anéis e um centro. Assim sendo, o desenho recebeu inspiração de um pingente em círculos. A fim de homenagear a jóia de jade da China antiga e passar a mensagem de que os jogos são eventos para compartilhar com todos.

Os cinco anéis olímpicos estão gravados na parte da frente. Além disso, a medalha possui a inscrição “XXIV Olympic Winter Games Beijing 2022”. Enquanto isso, no verso, há o nome em chinês dos jogos.

Elas receberam a mesma inspiração que as das Olímpiadas de Verão. Em contrapartida, para os Jogos Paraolímpicos, a medalha ainda receberá inscrições em inglês e no padrão Braille. A fim de trazer mais inclusão aos atletas.

Quais as modalidades das Olimpíadas de Inverno?

São quinze as modalidades presentes nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Algumas são mais populares, por exemplo, os de esqui. Por outro lado, há esportes menos conhecidos como curling. Saiba mais sobre algumas delas.

Biatlo

É um esporte dinâmico e preciso nas Olímpiadas de Inverno. Assim, exige um grande condicionamento físico de seus atletas. Por não ser uma modalidade muito conhecida no Brasil, saiba que é uma mistura de esqui e tiro.

Curling

Trata-se de um esporte onde o atleta deve lançar uma peça de granito. Além disso, ela precisa chegar o mais próximo possível de um alvo. Enquanto isso, seus colegas de equipe esfregam o chão para controlar a velocidade dela. 

Skeleton

É uma das modalidades mais recentes. Afinal, começou a fazer parte dos jogos em 2002. O esporte usa pistas de gelo, onde o atleta desce em alta velocidade sobre uma espécie de prancha.

Quem representa o Brasil nos jogos?

O Brasil levou uma delegação com onze atletas para Pequim. No entanto, não garantiu um bom desempenho no evento e acabou que não conseguiu nenhuma medalha no quadro geral.

Nicole Ferreira, uma das atletas brasileiras, ocupa hoje a 27ª posição no ranking do mundial de Skeleton. Dessa forma, sonha em ficar entre as dez melhores atletas da modalidade nas Olimpíadas de Inverno de Pequim.

Além dela, Sabrina Cass também era uma das esperanças para o Brasil. De acordo com seus últimos resultados, a atleta do esqui estilo livre espera alcançar uma posição no top 30 destes jogos. Outros atletas da delegação brasileira são:

  • Manex Silva – esqui cross-country;
  • Jaqueline Mourão – esqui cross-country;
  • Bruna Moura – esqui cross-country;
  • Michel Macedo – esqui alpino;
  • Rafael Souza –  bobsled;
  • Bindilatti – bobsled. 

E quando é a próxima edição do evento?

Competir em campeonatos de esportes radicais é muito emocionante e só de assistir, já dá um frio na barriga. Pois saiba que as Olímpiadas de Inverno de 2026 já tem um destino certo, Milano Cortina. Então, só resta aguardar e torcer.

Perguntas frequentes

Quais são as modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno?

Há 15 modalidades de esportes sobre o gelo, mas destacam-se o esqui estilo livre, hóquei, a patinação artística e o snowboard.

Onde serão os Jogos Olímpicos de 2024?

As Olimpíadas de 2024 vão acontecer na cidade de Paris e o local de abertura já está definido e será no Rio Sena. 

Qual país sediou por mais vezes uma edição dos Jogos de Inverno?

Os EUA sediaram quatro vezes esse evento. Em seguida, vem a França, responsável por três edições. No total, dez nações já receberam os Jogos de Inverno.

Foto de Matthew Fournier em Unsplash