O Curling é uma das modalidades esportivas coletivas mais antiga no mundo, tendo o Canadá como potência mundial no esporte

Conheça o Curling, uma modalidade esportiva que cresce entre os brasileiros

O Curling é um esporte coletivo de inverno que se assemelha um pouco com o jogo de bocha. Dessa forma, o objetivo é lançar as pedras o mais próximo possível de seus alvos. A fim de saber mais sobre essa modalidade presente nas Olímpiadas de Inverno, confira.

Você sabe o que é Curling?

Antes de mais nada, é uma modalidade coletiva esportiva e que é realizada em pistas de gelo. Dessa forma, está sempre presente durante os Jogos de Inverno e um dos esportes que fazem parte das Olimpíadas.

Ele é feito por equipe de duas ou até quatro pessoas, que se dividem em lançadores e varredores. Então, o objetivo é chegar com as pedras o mais perto possível do alvo.

Para isso, após ela ser lançada, o varredor a acompanha, literalmente varrendo o gelo, para que diminua o atrito e ela consiga chegar mais longe. Mas, não é só isso, ao “limpar” a superfície, ele pode aumentar a velocidade e também mudar a direção em que ela está.

História do Curling

De antemão, apesar de não ter uma data exata, se pode afirmar que este é um dos esportes mais antigos do mundo. A primeira data que relata a atividade é de 1540 encontrada em uma pintura. 

Logo, em 1511, há escritos como evidências de desafios dessa prática na Escócia. Assim, as primeiras regras e o clube pioneiro também nasceu neste país.

Já a disseminação do Curling pelo mundo se deu por conta dos imigrantes no século XIX. Atualmente, se destaca na Suécia, Suíça, Noruega, Nova Zelândia e Canadá.

Mesmo sendo um dos esportes coletivos mais antigos da história, só em 1992, o Comitê Olímpico Internacional decidiu incluí-lo como um dos jogos da competição. Sendo assim, a disputa em 1998, foi a primeira partida oficial.


Foto: O Curling é um dos esportes mais antigos do mundo, com origem na Escócia

Regras do esporte

Assim, cada equipe tem o direito de jogar dez ou oito ends, caso seja necessário um extra, é possível ter um acréscimo de oito minutos. Além disso, o tempo começa a contar quando a pedra do primeiro time ultrapassa a tee line e continua até que:

  • Todas as pedras parem ou ultrapassem a back line;
  • As pedras que tiveram violação de regras sejam repostas;
  • Todos os jogadores, incluindo os lançadores e varredores, liberem a pista.

Por fim, quando os três critérios acima são seguidos, o relógio desta equipe para e a outra começa a jogar. Os pontos somam-se ao final de cada end e a maior pontuação é do time em que as pedras chegaram mais perto do alvo.

Materiais e pista

Antes de mais nada, o time que jogar as pedras de cor clara, precisam estar com uniformes claros. Assim, o mesmo acontece com a equipe com o tom escuro. Aliás, saiba que o vermelho é considerado escuro e pode ser usado como tal.

O Curling é jogado em uma pista que possui cerca de cinco metros de largura por 45 metros de extensão. Então, no gelo, sua temperatura chega por volta dos cinco graus negativos. Além disso, usa-se luvas, cronômetros e outros equipamentos, por exemplo:

  • Vassoura;
  • Pedra;
  • Sliding.

Vassouras

A escova tanto pode ser de material sintético, quanto pelo de cavalo e porco. Por outro lado, o cabo é feito de fibra de carbono, madeira e fibra de vidro.

Pedra

São feitas inteiramente em pedra polida, pesa em torno de 20 quilos e possui circunferência de 910 milímetros. Já seu topo é de material plástico.

Sliding foot

Os sapatos são específicos para o jogo com sola de material teflon. Isso, portanto, o deixa mais deslizante, ideal para a prática.

Afinal, o Brasil pratica o Curling?

Saiba que o esporte conquistou brasileiros que residem no Canadá. Assim, eles formaram a primeira equipe em 2009. Aliás, a partir daí, já participaram de mundiais na categoria dupla mista e campeonatos nacionais.

Dicionário do Curling

A princípio, ele é um esporte que nasceu na Escócia, mas foi no Canadá que ele se popularizou para o mundo. Por isso, alguns termos são um pouco distantes dos brasileiros, assim, um dicionário o ajudará a entender melhor como funciona.

Takeout

De início, ela é a pedra que se lança com o objetivo de tirar a do adversário da posição em que se encontra.

Hit and roll

Antes de mais nada, esse é o nome de uma jogada clássica, que é acertar a pedra do adversário para que ela, por sua vez, acerte outra.

Raise

O Raise é semelhante com o Hit and roll. No entanto, a diferença é que a pedra é o alvo da própria equipe. Dessa forma, a finalidade é que ela fique mais próxima do mesmo.

Guard

Nela forma-se uma barreira contra a equipe adversária, ou seja, lança uma pedra para impedir que a do rival siga em frente.

End

Antes de mais nada, End é o nome de cada partida e o tempo que dura cada uma. Assim, nas disputas por equipes são dez ends e nas duplas, o tempo é de oito ends.

Ranking

O Canadá segue sendo uma potência mundial no Curling, como também é um dos líderes do ranking nas últimas competições esportivas. Mas, há ainda outros países promissores como:

  • Suécia;
  • Reino Unido;
  • Suíça.

Por último, saiba que essas são as principais nações que fizeram um bom campeonato e estão em busca de medalhas de ouro nos próximos Jogos Olímpicos. 

Foto de Immo Wegmann em Unsplash