Cliff Diving é uma prática que inclui grandes saltos ornamentais em águas rasas sem equipamentos de segurança

Cliff Diving possui três modalidades diferentes, uma mais emocionante que a outra

O cliff diving consiste em dar grandes saltos ornamentais em piscinas, rios e mares sem equipamento de segurança. Geralmente, a profundidade da água é muito rasa comparada à altura do mergulho, e isso torna o cliff diving um esporte apenas para os mais corajosos.

Leia mais:

Breve história do cliff diving

Essa prática surgiu em 1770, no Havaí. A princípio, guerreiros demonstravam a sua coragem ao saltar de penhascos de até 25 metros para uma profundidade marítima de somente 3,5 metros. Após muito tempo, nos anos 1960, começaram os campeonatos no México, mas a Federação Internacional veio apenas em 1996. Hoje em dia, as águas possuem cerca de 4 metros de fundura para saltos que podem passar de 27 metros.  

Onde ocorrem as disputas?

As competições acontecem em diversos lugares do mundo. Por exemplo, países como Brasil, Cuba, México, Colômbia, Croácia, França, Suíça, Estados Unidos, Jamaica, Itália, Dinamarca, Espanha e Portugal já sediaram as provas. Entretanto, se você é um amante de esportes radicais e quer conhecer o nosso país, conheça alguns destinos brasileiros para outras modalidades.

Qual é a maior competição da modalidade?

O maior campeonato desse esporte tem o patrocínio da Red Bull. Dessa forma, o evento define os melhores atletas do mundo. Assim, a modalidade cresce cada vez e os recordes são muito impressionantes.  

Campeonato Red Bull 

A primeira edição do Red Bull Cliff Diving World Series foi em 2009. Por sua vez, corresponde a uma série anual internacional de provas de mergulho em penhascos com uma quantidade limitada de competidores. Em resumo, os atletas saltam de uma altura que varia entre 26 e 28 metros. Assim, o campeão é aquele que obtiver o maior número de pontos acumulados em todas as competições durante a temporada.  

O Brasil como sede da competição 

Uma das etapas deste evento de cliff diving aconteceu no Brasil, em 2014. Por isso, houve a construção de um trampolim especificamente para a competição com 27 metros de altura, na Praia de Icaraí, em Niterói – RJ. Então, se você se animou para uma próxima vez, precisa de dicas para competir em campeonatos de esportes radicais.

Recorde brasileiro no cliff diving

Laso Schaller, um mineiro adotado por suíços, bateu o recorde de salto em cachoeira na Cascata del Salto, em Ticino, na Suíça, em 2015. Definitivamente, um feito impressionante, pois foram 58.8 metros de altura, com uma velocidade de 123 km/h para uma profundidade de 8 metros. Agora, assista os incríveis mergulhos vencedores do Red Bull Cliff Diving 2019 nas Filipinas:

Quais são as categorias de cliff diving?

Esse esporte inclui diferentes formas de praticá-lo, mas todas têm em comum a execução de saltos. Sobretudo, existem três modalidades: 

  • pool diving: pulos em piscinas de plataformas com até 10 metros de altura; 
  • outdoor diving: queda ao ar livre, mas não de penhascos; 
  • cliff diving: consiste em se jogar dos pontos extremos de penhascos.

É impossível negar que trata-se de uma prática divertida e que exerce fascínio em seus fãs. Com certeza, esse esporte proporciona uma grande descarga de adrenalina. Ainda mais, requer muita coragem e um pouco de loucura.  

O cliff diving é seguro?

Não existe uma roupa especial ou equipamento de segurança, porém é preciso tomar uma série de precauções. Antes de mais nada, é fundamental que uma equipe de resgate esteja presente, fora e dentro das águas.

O que é preciso para a prática deste esporte?

Recomenda-se começar em piscinas com saltos a partir de pequenas alturas para só depois buscar desafios maiores. Por exemplo, os praticantes de cliff diving possuem a idade média de 30 anos, porém não há exigências quanto a uma idade mínima. De qualquer forma, é sempre importante pesquisar antes sobre a idade para praticar esportes radicais.

Imagem de David Mark por Pixabay