Para os amantes de esportes radicais, veja alguns destinos brasileiros que podem oferecer o frio na barriga que tantos amam

Quais os 7 melhores destinos brasileiros para amantes de esportes radicais?

Muitos destinos brasileiros são destaque quando o assunto são esportes radicais. Assim, para aqueles que gostam de sentir o frio na barriga ao escolher uma nova viagem, veja quais os sete melhores locais para se aventurar com os esportes.

Leia também:

Existem muitos destinos brasileiros com esportes radicais?

Sim, o Brasil tem muitos lugares que podem suprir a sede por adrenalina. Assim, a extensão e variedade de paisagens vira um palco para esportistas do mundo, porque o país também atrai destaque em competições, como o surf, por exemplo.

Como se programar para os esportes radicais?

Mesmo que cheios de emoção, essas modalidades precisam de cautela para serem feitas. Dessa forma, não é difícil de fazer uma vez que fotos e avaliações de turistas estão presentes na internet e podem ser um guia para escolher os melhores locais.

É preciso checar a segurança das atividades e quais empresas estão por trás dessas experiências. Então, faça uma ligação e peça detalhes sobre esse e outros pontos, porque os dados nos sites são limitados às vezes.

Caso os acompanhantes estejam presentes, também vale pesquisar se tem hotéis e hospedarias próximas para pessoas que não queiram realizar as atividades. 

Por último, deixe a adrenalina para os esportes e não tenha pressa ao escolher as datas. Certos destinos brasileiros tem temporadas para oferecer atrações ou reservas em um período antes.

Foto: O Rio de Janeiro é um dos melhores destinos para fazer parapente.

1- Rio de Janeiro (RJ)

Além de ser a Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é um dos destinos brasileiros que conta com muitas escolhas para os amantes de esportes radicais. Assim, algumas das atividades são:

  • Asa Delta;
  • Parapente; 
  • Rafting;
  • Caiaque Oceanico;
  • Mergulho;
  • Escalada.

Esportes nas alturas

Alguns dos mais famosos são o parapente e a asa delta, que são marca registrada da cidade. Portanto, as agências de turismo contam com instrutores para auxiliar na decolagem e voar com quem quer provar a atividade.

Existe a opção de realizar trilhas até a subida onde será feito o salto. Desse modo, pode-se aproveitar duas experiências em apenas um dia. Por fim, outra opção muito procurada é a escalada, uma vez que o Rio possui muitos morros.

2- Bonito (MS)

A cidade de Bonito no MS é conhecida por suas cachoeiras únicas entre os destinos brasileiros. Todavia, essas cachoeiras também oferecem escolhas emocionantes para seus turistas, incluindo esportes radicais.

Um deles é o passeio de bote entre as corredeiras que são agitadas e oferecem muita emoção para os atletas. Assim, esse passeio também conta com partes mais calmas onde é possível admirar a beleza da fauna e flora à sua volta.

As cavernas e grutas

Outra escolha é a visita de mergulho nas grutas e cavernas da região. Além disso, ela conta com rapel para descer até às águas profundas, o que torna o trajeto ainda mais misterioso. Portanto, as opções mais conhecidas de cavernas são:

  • Gruta da Lagoa Azul;
  • São Miguel;
  • Gruta de São Mateus.

É preciso lembrar que, em geral, as agências e guias turísticos têm um fiel compromisso com a natureza da região. Portanto, todos os programas se realizam com respeito ao ecossistema natural de Bonito.

3- Foz do Iguaçu (PR)

A cidade é uma referência em todo o mundo por ter uma das 7 maravilhas da natureza. Dessa maneira, as cataratas do Iguaçu não são apenas admiradas, mas ofertam muitas aventuras diferentes para escolher.

Entre os passeios mais conhecidos está o Macuco Safari. Afinal, nesta trilha, é possível passar pelas grandes quedas de água das cataratas em um barco onde a força das correntes e a extrema beleza são marcos para todos que participam desse programa.

Para aqueles que gostam de altura, Foz do Iguaçu também possui rapel e escaladas muito famosos em toda a extensão do rio. A altura para os aventureiros pode ser vista com a linda paisagem das águas em até 55 metros de altitude.

4- Fernando de Noronha (PE)

É um dos destinos brasileiros mais cobiçados no país e no mundo. Afinal, Fernando de Noronha representa uma viagem de luxo e ao mesmo tempo tranquilidade. No entanto, a calma das belas praias pode esconder a adrenalina dos passeios para fazer na ilha.

Mergulho e Snorkeling

Com toda a certeza, o esporte mais procurado em Noronha é o mergulho. Por ser muito conhecido por famosos, este passeio mostra a beleza da fauna e flora marinha da costa do Brasil com lindos cardumes e corais.

Para o snorkeling, as águas profundas são as melhores. Então, alguns dos locais são:

  • Praias do Atalaia;
  • Baía do Sancho;
  • Praias do Sueste.

No verão, a ilha fica cheia devido ao Surf, que atrai pessoas do Brasil e do mundo para aproveitar as ondas. Então, se for o seu caso, é bom se programar antes para conseguir um local perto das ondas com quartos disponíveis.

5- Jericoacoara (CE)

A cidade de Jericoacoara é um dos destinos brasileiros que tem como destaque os esportes aquáticos em toda a sua área costeira. Mas, o windsurf é o que mais se destaca.

Windsurf

Entre as épocas mais famosas está a temporada de julho até fevereiro, quando os eventos são mais fortes. Com isso, a modalidade trabalha muito a resistência muscular.

Kitesurf

Esse estilo é praticado na praia do Preá que é uma vila de pescadores a 12 quilômetros de Jericoacoara. Assim, para aqueles que querem aprender essa prática, também estão disponíveis escolas de na região, que possuem todo o material para iniciantes.

Foto: Esportes Radicais como o rafting podem ser para toda a família.

6- Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina é um dos cartões postais da Bahia e devido ao seu relevo disforme, atrai muitos amantes de esporte ao ar livre. Desse modo, a caminhada ou o trekking estão entre as favoritas dos viajantes.

Toda a região oferece caminhos e trilhas para fazer essas atividades pois foram de início feitas pelos garimpeiros. Entre os mais conhecidos, o vale do Pati é um lugar escolhido por muitos que gostam de andar e admirar belas paisagens.

As grutas com origem nas deformações das chapadas oferecem atrações como a flutuação para iniciantes junto às águas cristalinas ao fundo das grandes rochas. A vista disso, é uma atividade que não demanda muito esforço e pode ser feita em família.

Os esportes como as escaladas também são bastante procuradas no local, uma vez que as chapadas dispõe de grandes altitudes para subida e descida de tirar o fôlego de visitantes.

7- Brotas (SP)

Localizada no interior de São Paulo, a cidade de Brotas é um centro da aventura e do ecoturismo. Assim, pelo grande número de escolhas, pode ser difícil escolher o que fazer em Brotas. Entre os passeios mais conhecidos de Brotas, estão:

  • Tirolesa;
  • Queda livre;
  • Canionismo;
  • Rafting;
  • Quadriciclo.

A Queda Livre era um esporte até então inexistente no Brasil. Contudo, a cidade oferece essa programação que é para os corajosos. Na região, as Tirolesas também são bem famosas, podendo ter diversas alturas e tipos de trajetos.

O canionismo também é um esporte específico da região que é feito com descidas por cordas em grandes quedas de águas. Nesse sentido, essa descida oferece muita adrenalina para aqueles que querem subir de nível no mundo dos esportes radicais.

Porque conhecer esses destinos brasileiros

Quem quer se aventurar e aproveitar novas experiências incríveis pelo Brasil tem que conhecer esses locais. Isso porque são alternativas diversas, onde você vai se exercitar muito nas paisagens mais lindas do país.