Conheça a trajetória de Pedro Scooby no surfe, os altos e baixos que este surfista de ondas gigantes já enfrentou em sua carreira

Conhece o surfista Pedro Scooby? Então veja aqui a sua trajetória de carreira

Pedro Scooby é hoje um dos maiores surfistas brasileiros da história no cenário do esporte. Assim, saiba um pouco sobre a sua carreira, que o tornou famoso por encarar ondas gigantes. Aliás, ele já foi eleito o melhor freesurfer do mundo.

Veja também outros conteúdos:

Como Pedro Scooby iniciou no surfe?  

Ele iniciou no surfe com o pai e começou no profissional ainda cedo, com apenas 11 anos, após se destacar em competições locais. Portanto, em pouco tempo, já era considerado um dos principais nomes da modalidade livre em ação. 

O que é Freesurf?

Freesurf é uma modalidade do surfe no qual o atleta o pratica para se divertir, ou seja, não participa de competições. Contudo, os surfistas dessa categoria se destacam por conta de eventos e vários trabalhos de publicidade no ramo. 

Surfar por diversão

O atleta gosta de levar a vida de forma mais leve e já disse que não gosta muito de competir em campeonatos como os demais surfistas. Dessa forma, ele encontrou no freesurf um jeito de ganhar a vida fazendo o que ama sem se preocupar com prêmios. 

Você sabe qual foi a maior onda que Pedro Scooby já surfou?

Antes de entrar no Big Brother Brasil 22, o surfista encarou uma grande dificuldade. Ainda em Portugal, onde mora, Scooby surfou as ondas de Nazaré, conhecida por ser as maiores que existem em todo o mundo, já que passam de 20 metros de altura. 

Histórico com Nazaré 

O desafio de enfrentar o mar do local já é antigo, assim, o atleta já foi o vencedor do desafio “Gigantes de Nazaré” de 2019. Desde então, tenta encarar ondas cada vez maiores. 


Foto: Pedro Scooby ficou famoso por surfar ondas gigantes.

Quais prêmios o surfista já conquistou? 

Durante sua carreira, Pedro Scooby já conquistou muitos prêmios e indicações. Dessa forma, alguns de seus troféus são os exemplos que estão listados abaixo:

  • Melhor freesurfer do ano, em 2012;
  • Indicado a Ride of the year, em 2017;
  • Melhor tubo do ano, em 2012.

Em 2012, aliás, Scooby foi eleito melhor freesurfer do ano pela revista Alma Surf. Assim como, ganhou da revista Fluir, o prêmio de melhor tubo da temporada, por isso, esse foi o período onde conseguiu se destacar mais em toda a sua carreira.

Depois, em 2017, ele foi indicado ao prêmio de “Ride of the year”. Mas, ficou fora do pódio, já que os jurados escolheram outros atletas que tiveram um desempenho superior na área. 

Você sabe o quanto Pedro Scooby ganha? 

O salário nos esportes radicais, como o de um surfista profissional, por exemplo, é em média 19 mil reais. Mas, esse valor depende dos acordos que os atletas fazem com as marcas que vão patrociná-los. 

Quanto mais prêmios e visibilidade ele tiver, maiores são as chances de receber bem. As recompensas a cada torneio, no entanto, costumam ser baixas em território nacional. Assim, no Brasil, elas giram em torno de R$ 1500 mil por cada etapa ganha.

Pedro Scooby é um dos surfistas mais famosos do país, por isso, o seu salário também é um destaque entre os atletas. Dessa forma, mesmo que não participe de competições, ele recebe cerca de vinte mil reais por mês. 

Como um surfista ganha dinheiro? 

A maior parte do ganho de um freesurfer vem por meio de exibições em eventos e com o auxílio de patrocinadores. Ou seja, quem treina nesta categoria, precisa estar sempre em foco na mídia para fechar acordos com marcas de sucesso.

Qual foi o maior caldo que Scooby já levou? 

Em 2019, enquanto surfava em uma das grandes ondas de Nazaré, ele caiu da prancha e ficou mais de um minuto submerso até ser resgatado pela equipe. Assim, foi um momento de muita tensão para quem assistia a prova, porque no local já houve acidentes fatais.  

Outra queda surfando nas ondas de Nazaré 

A trajetória de Scooby está muito ligada à Praia do Norte de Portugal. Afinal, foi lá onde ele passou pelos fatos mais marcantes de sua carreira. Contudo, não foram só bons momentos, em 2017, o atleta caiu da prancha, teve um ferimento na cabeça e precisou levar 20 pontos. 

Agora quais são os planos futuros do surfista? 

Hoje em dia dentro do BBB 22, Pedro Scooby revelou que pretende se aposentar em breve. Mas, o surfista planeja prolongar a carreira por mais quatro anos antes de abandonar o esporte. 

Neste diálogo, ele ainda falou sobre o que planeja fazer quando parar. De acordo com o atleta, deseja levar uma vida de empresário e usar seus patrocinadores para ajudar outras pessoas a chegar aos seus objetivos. De fato, as marcas que o financiam são: 

  • Red Bull;
  • Bezel Blockchain; 
  • Quiksilver.

Por que conhecer o surfista?

Atualmente, Pedro Scooby é muito influente em várias mídias digitais. Por isso, além de se destacar no surf, ele é um rosto cada vez mais comum e uma inspiração para muitos atletas que desejam ganhar destaque na prática de esportes radicais.

Perguntas frequentes

Qual o nome do surfista Scooby?

Pedro Scooby na verdade se chama Pedro Henrique Mota Vianna, contudo, o apelido Scooby vem de sua infância, quando os colegas falavam que ele era parecido com “Scooby-Doo”.

Quem é a ex do Pedro Scooby?

Pedro Scooby se tornou muito presente na mídia por sua vida amorosa, pois ele já esteve casado por oito anos com Luana Piovani e se relacionou brevemente com Anitta. 

Onde ficam as ondas gigantes de Nazaré?

As ondas gigantes de Nazaré aparecem na Praia do Norte, em Lisboa, mas essas ondas só surgem em um determinado período do ano.