O Biatlo é um esporte de inverno que combina o tiro esportivo com o Esqui Cross Country, uma modalidade ainda pouco conhecida

Biatlo: a modalidade esportiva na neve que conquistou os brasileiros

O Biatlo é uma modalidade esportiva comum nos países frios. Mas, engana-se quem acha que o Brasil não tem chances de competir. Já que, em 2012, começou a sua história neste esporte quando se classificou pela primeira vez para o Campeonato Mundial.

Você sabe o que é Biathlon?

Antes de mais nada, é um esporte de inverno que combina duas modalidades. Assim, o atleta além de praticante de esqui, precisa também ter experiência no tiro olímpico.

O Ski Country demanda resistência, pois, os praticantes percorrem grandes distâncias com esquis, usando os bastões para se impulsionar pela neve. Além disso, ele tem diferentes formatos, são eles:

  • Largada intervalada;
  • Revezamento;
  • Largada em massa; 
  • Skiathlon;
  • Perseguição;
  • Cross Country Cross.

Como é o tiro no Biatlo?

Já o esporte de tiro olímpico é bem comum e está presente também nas olimpíadas, além da versão de inverno. O objetivo é atingir o alvo, para isso, se usa alguns tipos de armas como:

  • Carabina de ar;
  • Pistola de ar;
  • Espingarda.

A prática é feita na posição em pé ou deitada, normalmente são duas paradas em que eles são realizados alternadamente, mas, isso vai depender da modalidade.

História do Biatlon

A princípio, ele nasceu da necessidade de caça. Assim, em alguns lugares, os caçadores precisavam adquirir habilidades de esqui para que pudessem se locomover na neve. 

Dito isso, se trata de um hábito antigo nos países nórdicos, onde se têm visto manifestações esportivas desde meados do século XVIII. 

Já em 1948, fundaram a UIPMB (União Internacional de Pentatlo Moderno e Biathlon), que se dedicou a oficializar as regras para o esporte, para ambas as modalidades

Somente em 1993, de fato, é que ganhou uma entidade própria e se separou da anterior. Então, o primeiro Mundial foi realizado em 1958, na Áustria. Em 1960, o Biatlo foi incluído nos Jogos Olímpicos.

Como é o esporte?

A princípio, o atleta pratica Ski na modalidade Ski Cross Country. Nela, ele para entre duas e quatro vezes para praticar o tiro. Assim, a cada parada, ele precisa atirar cinco vezes. 

Em cada tiro errado, no entanto, o competidor é obrigado a dar voltas adicionais de esqui, ou tem um tempo extra somado ao seu total no final. Ou seja, um tipo de penalidade. Há variações nas provas quanto ao percurso, mas, a arma usada segue sendo o rifle. 

Neste caso, a classificação entre atletas masculinos e femininos se distingue da seguinte maneira:

  • Homens percorrem entre 10 km e 20 km;
  • Mulheres entre 7,5 km e 15 km.

Os formatos de competições do Biatlo

Além disso, ele apresentam os seguintes formatos de corrida no esqui, cada um com suas peculiaridades, por exemplo:

  • Individual;
  • Revezamento;
  • Sprint;
  • Perseguição;
  • Revezamento duplo. 

Individual

De antemão, pode-se dizer que essa é uma das provas principais do Biatlo. Nelas, os homens esquiam por 20 km, enquanto as mulheres por 15 km. 

Os atletas saem com intervalos de 30 segundos, parando em quatro estandes de tiro. Dessa forma, dois em pé e dois deitados, portanto, eles são intercalados. Nesta modalidade, a cada erro do esportista aumenta-se em um minuto o seu tempo total.

Revezamento

Como o nome já diz, é um revezamento entre quatro atletas, sendo que cada participante percorre 7,5 km na prova masculina e 6 km na prova feminina.

Além disso, cada competidor tem a chance de jogar em duas sessões, uma deitada e outra em pé. Nela, é possível percorrer 150 metros a cada erro.

Mais alguns formatos de competições desta modalidade

Há ainda mais três competições esportivas que fazem parte desse esporte de inverno. Dessa forma, saiba quais são a seguir.

Sprint

Já nesta modalidade de Biatlo, a prova masculina tem ao todo 10 km, enquanto a feminina possui 7,5 km. Aliás, ao todo eles percorrem três voltas completas no circuito e ela tem duas carreiras de tiro.

Após duas delas, eles param e atiram. Assim, o objetivo é acertar cinco alvos, primeiro deitado e depois em pé. Caso errem, eles precisam percorrer 150 metros a mais. Por fim, vence quem percorrer o circuito completo mais rápido.

Perseguição

Antes de mais nada, essa modalidade de Biatlo é um pouco mais extensa, para os homens é 12,5 km e para as mulheres 10 km. Então, há quatro chances de tiros, duas em pé e duas deitadas, igual a anterior. Logo, quem errar irá percorrer 150 m de penalidade.

Revezamento misto

A princípio, esta prova é como o revezamento, porém, com a diferença que nela cada equipe tem dois atletas de sexos diferentes. Assim, as mulheres do time percorrem 6 km, enquanto os homens 7,5 km.

Então, como é o Biatlo no Brasil?

Como se trata de um esporte que precisa de neve, fica um pouco difícil associar com um país tropical, onde faz calor quase o ano todo. Mas, isso não é empecilho para os brasileiros que vivem no exterior e defendem a bandeira do Brasil nos campeonatos.

Em 2004, o país começou a desenvolver o esporte e em 2006, veio a primeira participação em uma prova oficial da modalidade. Dessa forma, os atletas competiram na Áustria e a partir daí, o Biatlo só vem crescendo entre os brasileiros.

Hoje em dia, ele já tem mais adeptos e a Confederação passou a organizar grandes competições da modalidade. Aliás, em 2012, a atleta Jaqueline Mourão conquistou a classificação pela primeira vez.

Foto de Aaron Doucett em Unsplash