Avalie o Mar para surfar, confira se está em boas condições, por fim, saiba como usar aplicativos e checar a previsão do tempo

Mar para surfar: como saber qual o momento certo

O melhor mar para surfar depende de fatores como o clima e a formação das ondas. Entretanto, há como tentar ler e saber a hora certa de fazer suas sessões. Do mesmo modo, você pode até usar elementos da previsão do tempo a seu favor.

Leia também:

Sobre a previsão de ondas

Para começar, esse é um detalhe que pode ser visto em qualquer site ou aplicativo. Dessa forma, quem deseja surfar tem condições de planejar sua sessão de onda com a ajuda de gráficos com os seguintes dados:

  • Direção da ondulação;
  • Período;
  • Vento;
  • Tamanho das ondas.

São estes os pontos que se deve prestar atenção ao ler esses elementos. Entretanto, nem todo mundo que pratica esse esporte gosta desse tipo de dado. Assim, eles preferem ver ao vivo se o mar está bom ou não.

Foto: Saber se o mar para surfar está bom requer muita observação e atenção

Como usar a previsão do tempo a seu favor

Para saber se o mar para surfar está bom, a previsão do tempo te auxilia. Nesse sentido, há muitos portais que informam por meio de boletins as condições do clima. Além disso, eles podem dar detalhes sobre a maré e o vento.

Sobre os dias chuvosos

Um exemplo de dia em que o mar não está bom é o chuvoso. Dessa maneira, o ideal é evitar chegar perto porque podem ocorrer acidentes com raios. Do mesmo modo, preste atenção quanto aos ventos e evite os mais fortes se for iniciante para ter segurança.

Outro ponto que vale ficar atento é quanto à roupa que vai utilizar no surf. Por exemplo, as peças com proteção térmica são ótimas para evitar hipotermia em climas com temperatura menores que 19ºC.

Como se posicionar no mar para surfar e saber o momento certo de pegar as ondas

Nessa etapa, vale dizer que há duas formas de ler o mar, horizontal e vertical. Assim, no primeiro, a leitura se faz levando em conta dois atributos principais sobre as águas:

  • Outside – lado de fora, perto da linha do horizonte;
  • Inside – lado de dentro, onde é comum achar os banhistas.

Dito isso, a posição ideal para o surfista iniciante é estar mais perto do inside. Ou seja, o outside é para quem já domina os pontos básicos de remada. No caso, é a região em que a onda se forma.

Como saber se o mar para surfar está bom por meio da leitura vertical

Nesse caso, cabe a você ver a onda com atenção desde a sua formação, Dessa maneira, vai poder analisar e tirar suas conclusões após observar três pontos principais que são:

  • Line up – pico da onda;
  • Arrebatação – onde quebra;
  • Espuma – para qual lado se direciona.

Todos esses toques mostram que não dá para deixar de fazer a leitura do mar. Então, desde que chegou no local para a sua sessão, você deve se manter atento e perceber os sinais.

A melhor hora para achar o mar para surfar em boas condições

Caso esteja ainda no nível de iniciante, o melhor período para surfar é o matinal. Afinal, o vento não é tão forte, sendo só uma brisa mais tranquila. Do mesmo modo, os raios de sol são mais amigáveis para as práticas esportivas.

As vantagens de surfar cedo

O maior benefício em optar por esse horário é pela questão do espaço. Acima de tudo, os locais em geral são mais vazios nesse momento. Então, não vai ser preciso disputar os lugares com outros surfistas.

O mar para surfar e o momento certo para a prática do esporte

Ficou claro que o momento certo vai depender de muitos fatores como o clima e o horário. Portanto, o ideal é prestar atenção nessas dicas e se manter atento antes da sessão. Além disso, mesmo dentro do mar é preciso fazer a leitura para saber a hora de pegar ondas.Vale lembrar também que aplicativos como Windguru, Wave App e Surfline podem te ajudar muito e trazer benefícios. Agora, tenha tudo isso em mente e planeje as suas sessões com cuidado para uma prática saudável de surf.

Foto de Marc Roy no Pexels