Saiba como são as ondas de Nazaré, suas principais características, bem como, porque são o destino principal para s sufistas profissionais

Nazaré: Veja como são as ondas do local

A região de Nazaré tem um grande destaque para o surf durante o inverno europeu. Assim, muitos profissionais do esporte se empolgam com as ondas que geram nesse local. Agora, resta saber o motivo disso e como são as ondulações desse lugar.

Leia também:

Como funcionam as ondas do local?

Os tipos de onda desse local são famosas e atraem os melhores surfistas de toda parte. Antes de mais nada, elas são tidas como as maiores do mundo e sempre geram quebra de recordes.

Isso ocorre devido à ondulação do lago, com águas que chegam mais rápido ao Canhão de Nazaré. Dessa forma, a profundidade no local é muito maior em comparação com a plataforma continental adjacente.

Esse cenário faz com que a onda se propague e mude a orientação das cavas. Do mesmo modo, o efeito acontece com as cristas, de forma semelhante ao que a luz faz ao passar para a água.

Zonas de convergência

Isso não é algo incomum, mas em Nazaré acontece com maior intensidade. Ou seja, são nessas zonas que a onda converge e como resultado, há um foco maior de energia que amplifica a onda do atleta.

As maiores ondas do mundo

É assim que são conhecidas essas oscilações, que podem passar de 30 metros de altura. Acima de tudo, vale dizer que é algo normal na região norte de Lisboa. Entretanto, isso não reduz o grande risco e a emoção que se vive surfando ali.

Qual o recorde atual?

Rodrigo Koxa é o nome do surfista que detém o recorde de maior onda da história. A princípio, seu registro foi feito em 2017 e o tamanho da ondulação foi 24,38 metros de altura.

Vale lembrar, no entanto, que este número está ameaçado por Vinicius dos Santos e Lucas Chumbo. O primeiro surfou uma onda de cerca de 29,68 metros. Agora, o segundo pegou uma de 29,67 metros, porém, é preciso tempo para confirmação.

Entre as mulheres, o destaque vai para a brasileira Maya Gabeira, que obteve o recorde em 2020. No mês de fevereiro daquele ano, ela teve sua marca registrada após pegar uma onda de 22,4 metros.

Qual a melhor época para ver as ondas de Nazaré e quanto tempo ficar?

As ondas grandes podem aparecer em outras épocas do ano, como setembro e abril. No entanto, o período ideal para ir conferir de perto esse fenômeno é entre os meses de Outubro e Março. Ou seja, quando é inverno na Europa.

Sobre quanto tempo ficar, o indicado é marcar a viagem com antecedência. Assim, é possível pegar pelo menos um dia de ondulações permanecer pela região durante duas semanas.

O melhor lugar para observar as ondas

Trata-se do Forte de São Miguel Arcanjo, que fica do lado norte do farol do local. Além disso, você pode descer até a praia para ver de outro ângulo. Todavia, faça a caminhada com cuidado porque é perigoso, então, preste atenção.

Dicas para surfar em Nazaré, nas suas ondas gigantes

Esse tipo de prática não é para qualquer um porque é preciso ter experiência e coragem. Portanto, caso você queira pegar esse tipo de onda, confira estas cinco dicas para surfar:

  • Tente relaxar o tempo todo e mantenha a sua postura firme;
  • Opte por usar coletes salva-vidas;
  • Caso a tormenta não estoure na superfície, suba para tomar ar;
  • Busque sair da água em direção às pedras para estar a salvo;
  • Não afunde muito e deixe com a espuma.

Além de todos esses toques, não se esqueça do básico, como o seu preparo físico. Nesse sentido, o ideal é fazer atividades como ioga ou treinos baseados em natação. Do mesmo modo, se adapte ao uso dos coletes para não se sentir desconfortável.

Nazaré tem ondas que geram grandes histórias

Sem dúvida, essas ondulações não são brincadeira e é preciso ter muito cuidado para surfar. Ainda assim, basta seguir as dicas e não deixar de ficar atento. Como resultado, o surfista pode acabar com um recorde e uma grande história para contar.

Foto de Emiliano Arano no Pexels