Veja cinco técnicas do surf que são ideais para iniciantes aprenderem, além disso, como fazer a postura certa em cada uma

Conheça técnicas do surf, ideais para iniciantes

As  técnicas do surf são cruciais para que se possa praticar bem esse esporte. Nesse sentido, até mesmo alguns experientes cometem alguns erros de postura. Portanto, é preciso ver como aprender do jeito certo para não sofrer acidentes.

Leia também:

Quais são as técnicas do surf para quem está iniciando?

Para poder praticar surf, não vai dar para progredir sem saber o básico do esporte. Então, veja agora pelo menos cinco das técnicas que todo iniciante deve aprender para ter bom desempenho:

  1. Remada;
  2. Pop-up;
  3. Turtle roll;
  4. Leitura de onda;
  5. Drop.

Todas elas são simples, ideais para quem deseja sair do zero. No entanto, vale lembrar que é preciso treinar muito e saber o jeito certo de fazer. Por fim, tenha alguém mais experiente com você para te ajudar.

Foto: As técnicas do surf são cruciais para aprender a fazer as manobras

Remada

A primeira entre as técnicas do surf dessa lista é a remada, que consiste na postura correta. Acima de tudo, a pessoa deve deixar os pés levantados e juntos e joelhos dobrados.

Quanto aos ombros e cotovelos, eles devem arquear as costas, então, devem estar levantados também. Dessa forma, você mantém o corpo em cima da prancha de modo parcial e produz endorfina para relaxar.

Pop-up

Essa técnica se conhece pelo nome de levantada e trata-se do ato de levantar, A princípio, não parece tão relevante, mas acredite, faz toda a diferença para quem surfa. Assim, essa ação se baseia em três fases para fazer do jeito certo.

A primeira é levantar os ombros e estender os braços ao máximo. Agora, o ideal é que só as pernas estejam livres. Portanto, é preciso deixar as costas curvadas e o peso do corpo nos braços.

O que se deve fazer em seguida é erguer os quadris e mover um dos pés. Dessa maneira, coloque-o em uma posição central em relação à largura da prancha. Por fim, basta se levantar ao mover a outra perna e dobrar um pouco os joelhos para um agachamento.

Turtle roll, uma das técnicas do surf para entrar em ondas quebradas

Esse é o chamado mergulho de tartaruga, muito útil para tal tipo de onda. Antes de mais nada, ela é crucial para quem está no início por ser ótima para fazer com pranchas sem bico.

Na prática, o surfista deve se agarrar nas bordas depois de pegar fôlego. Em seguida, ele deve virar o objeto e ao entrar na água, afastar seu corpo dele. Além disso, não precisa deixar os braços rígidos, só segurar firme com as mãos.

O ideal é ficar nesse estado até que a onda passe por completo. Quando isso acontecer, vire de novo e se deite na prancha e volte a fazer a remada normalmente na água, que é um dos esportes radicais.

Leitura de onda

Essa é uma das técnicas do surf que requer muita observação por parte do surfista. Acima de tudo, porque ela é a habilidade de ver e interpretar os atributos de cada onda. Em geral, isso é feito antes que ela chegue a quebrar.

Como fazer?

Pode ser um pouco frustrante, mas não há um passo a passo para aprender isso. Afinal, porque fazer a leitura necessita de estudo e experiência até saber prever a onda. Do mesmo modo, até um pouco de talento é bem-vindo nesse caso.

Drop

Assim que se dá o nome do ato de levantar com a prancha para surfar. Dessa maneira, quem faz a prática do esporte depende muito disso para fazer as manobras. Portanto, dominar essa técnica é crucial para o desempenho.

O treino, então, deve ser feito com os pés no meio da largura da prancha. Além disso, lembre-se de colocar o peso do corpo no da frente. Quanto aos joelhos, o ideal é que estejam dobrados para manter o equilíbrio.

A postura também deve levar em conta os dois braços, com um estendido para frente. A princípio, ele deve apontar um pouco para baixo. Por fim, o outro se levanta para a lateral, mão para a frente e o cotovelo dobrado, mas não muito.

Técnicas do surf para aprender e dominar

Como deu para notar até aqui, não é difícil aprender essas técnicas e dominá-las. Entretanto, o surfista deve ter atenção e treinar muito para melhorar seu nível. Dessa forma, surfar e fazer manobras vai ser apenas questão de tempo.