hormonio-felicidade-endorfina

Esportes radicais e a endorfina: qual a relação entre os dois?

Existe uma relação direta entre os esportes radicais e a endorfina. Isso porque, ao praticá-los, o atleta obtém benefícios para a saúde e evita problemas como ansiedade e estresse. Além da prolongada sensação de bem-estar que fica no corpo após o treino.

Qual a relação dos esportes radicais e a endorfina?

A endorfina é uma substância natural criada pelo cérebro. Portanto, o que se sabe é que ao ser estimulada, causa uma sensação de bem-estar na pessoa. 

Isso acontece durante e depois de praticar exercícios físicos. Por isso, com a prática de atividades mais intensas, o corpo libera mais desse elemento. 

De acordo com a duração, o efeito permanece no organismo por mais tempo. Assim, com isso, é possível escapar um pouco do estresse e recuperar o bom humor

Faça uma consulta médica antes

Mesmo que os esportes radicais e a endorfina sejam muito bons para todos, é preciso procurar um especialista só para garantir. Dessa forma, evita-se problemas futuros com a prática. Casos como esses a seguir, são os que mais precisam de uma consulta preventiva:

  • Pessoas com idade avançada;
  • Sedentárias;
  • Que possuem doenças crônicas.

Um médico faz a avaliação para que no início dos exercícios, o usuário não exagere. Pois, pode trazer dores fortes em várias regiões do corpo. Sobretudo, em situações mais graves, pode causar infartos e outras condições mais preocupantes.

Os benefícios da endorfina para o corpo

Quando é feita a prática de esportes radicais e a endorfina é liberada, ela traz diversas sensações boas ao corpo, dentre elas:

  • Conforto;
  • Disposição;
  • Melhora o humor e a memória;
  • Retarda o envelhecimento.

Também reduz a ansiedade e a insônia, que são muito ligadas ao estresse. Além disso, aumenta a resistência física e mental, bem como ajuda na concentração. Aliás, reduz o colesterol e melhora o funcionamento do intestino. 

Há outros estímulos que ajudam a liberá-la e causam um efeito semelhante. Por exemplo, dançar, fazer yoga ou meditação, comer chocolate, acupuntura. Já que, todas essas atividades servem para liberar o hormônio responsável pelo bem-estar.

Por que manter o ritmo?

Os exercícios precisam ser praticados com frequência. Pois, isso garante que a endorfina seja produzida sempre. De fato, algumas pessoas podem até se sentirem viciadas nos efeitos que ela traz.

No momento em que ela é solta pelo cérebro, fica no organismo por um tempo limitado. No entanto, atividades aeróbicas e anaeróbicas aumentam a sua concentração no corpo. 

Formas naturais para produzir a substância

Um simples ato como escutar uma música que traga boas lembranças, faz diferença. Assim como, viver uma paixão enorme e dar boas risadas com alguém. Então, coisas simples do dia a dia, deixam o hormônio presente em seu corpo. 

Vale adicionar a esses atos, uma rotina de exercícios. Com isso, vem o bem-estar, o fortalecimento dos músculos, mais flexibilidade e melhora no sistema cardiovascular. Tudo isso, contribui para ter um estilo de vida bem mais saudável. 

Esportes radicais e a endorfina: conheça os melhores

A grande variedade de atividades permite que cada um encontre algo, de acordo com o seu gosto. Ainda mais, para quem gosta de adrenalina e desafios. Então, uma das opções são os esportes radicais no ar, por exemplo: 

  • Paraquedismo;
  • Asa delta;
  • Bungee jump.

Todos servem para superar os limites de qualquer emoção. Mas, precisam ser praticados sob orientação profissional e se possível, de alguma escola. Além disso, são muito seguros quando feitos da maneira certa. 

Esportes terrestres

Para sentir os benefícios dos esportes radicais e a endorfina, também têm outros exercícios conhecidos. Por exemplo, o skate e o parkour que geram muito bem-estar em quem praticam.

As modalidades do skate

Este primeiro conta com diversas modalidades e pode ajudar no equilíbrio e na resistência física. Mas, é preciso se equipar com joelheira e capacete. Pois, quedas são muito comuns no início e ao tentar realizar manobras.  

Para quem prefere atividades na água

O surfe é um dos esportes que trabalha todos os músculos do corpo, incluindo ossos e tendões. 

Ter contato com a água fria é revigorante e aumenta as defesas do sistema imunológico. Sobretudo, melhora a saúde mental por ajudar a relaxar e esquecer os problemas do dia a dia. Acima de tudo, tem efeitos positivos no pulmão e reduz doenças como sinusite e asma.

Pratique esportes radicais e sinta os benefícios 

As atividades físicas tornam mais fácil lidar com o estresse da rotina diária. Já que, elas levam os seus praticantes a superar os próprios limites e mudam a forma de agir e pensar. Aliás, ajudam a encarar o medo e a tirar o melhor proveito da vida. 

Dito isso, a adrenalina é apenas mais uma vantagem que os esportes radicais e a endorfina trazem. 

A autoconfiança aumenta, afinal, eles são um grande desafio e adicionam uma dose de motivação ao esportista. Sobretudo, é um incentivo para quem quer perder peso, ter uma vida mais saudável e cheia de aventuras.

Foto de Jan Kopřiva no Pexels