Conheça tudo sobre a prática do skate para mulheres, aprenda os seus benefícios, como iniciar no esporte e os equipamentos necessários

Skate para mulheres: entenda os benefícios da atividade para o público feminino

No mundo dos esportes, o skate para mulheres ganha um espaço cada vez maior. É um símbolo de vitória olímpica no Brasil e traz muitos benefícios para o corpo e mente. Assim, entenda mais sobre a prática e suas vantagens para o público feminino. 

Quando o skate para mulheres começou 

O esporte iniciou nos anos 60, quando alguns surfistas da Califórnia decidiram levar a prática para as ruas. Então, em dias sem ondas, eles usavam suas pranchas adaptadas. 

Incluídas nisso, as mulheres estavam na história do skate desde o começo. 

Patti McGee fez um marco ao se tornar a primeira profissional feminina em 1965, com apenas 19 anos. O skate para mulheres já tinha força nos Estados Unidos na década de 70, mas no Brasil só começou a ganhar um espaço maior por volta de 1995.

Apesar destes fatos, o esporte foi visto como algo para homens por muito tempo. Assim, o público feminino teve poucas chances no circuito profissional e lidou com preconceito por anos.

Várias garotas perdiam sua feminilidade para se sentirem aceitas na cena esportiva. O que reforçava ainda mais o status masculino. Porém, isso vem mudando nos últimos tempos.

Skatistas famosas e a medalha olímpica  

O skate chamou a atenção nos últimos anos, especialmente, por enfim fazer parte da sua primeira olimpíada em 2021. Isso ficou ainda mais evidente nos últimos meses, com a prata conquistada no circuito feminino em Tokyo.

Este foi um feito de Rayssa Leal, skatista de apenas 13 anos, conhecida como a fadinha. Ainda assim, o auge do sucesso no skate para mulheres não é um resultado apenas disso.

Muitas skatistas vêm mudando a realidade do esporte no país há vários anos. Essas vitórias quebram barreiras e por isso, mais garotas estão curiosas e querem começar essa prática. 

O esporte no dia a dia

Na mídia, em geral, o que aparece são skatistas profissionais, seus feitos e suas medalhas. Por isso, dúvidas podem surgir para quem deseja iniciar a prática do skate como hobby ou atividade física. 

Quando fala-se do público feminino, essas questões podem ser maiores, já que o esporte não era muito popular entre o gênero. Então, veja algumas vantagens e dicas para iniciar. 

Conheça os benefícios do skate para mulheres 

A prática desse esporte é indicada para todas as faixas etárias. Além disso, eleva os níveis de saúde física, mental e também oferece diferentes vantagens no dia a dia. Alguns desses benefícios são:

  • Desenvolve o equilíbrio;
  • Trabalho dos músculos das pernas, braços, costas, abdômen e glúteos;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Perda de calorias;
  • Fortalece as articulações;
  • Melhora da saúde do coração;
  • Cuidados para a mente;
  • Promoção de espaços para o contato social.

O skate para mulheres ajuda a emagrecer e tonifica os músculos, assim, fortalece o corpo e aumenta a resistência. É possível perder em média 500 calorias em uma hora. Além disso, o número sobe conforme a prática e o aumento do nível de exercício. 

Este esporte ajuda o sistema cardiovascular, melhorando os batimentos e ajudando a evitar doenças do coração. Também aumenta o equilíbrio e a atenção, o que auxilia em outras tarefas no dia a dia.

A prática do skate e a saúde emocional

Todo exercício físico libera hormônios que geram prazer, o que é ótimo para a saúde mental. Ainda, o skate promove encontros sociais e é uma atividade divertida que também pode ser feita ao ar livre.

O esporte na pandemia

Esses pontos podem ajudar o emocional das mulheres, que apresentam o maior número de casos de depressão e ansiedade. Com a pandemia, esses problemas só aumentaram. Por isso, esta se torna uma ótima prática no momento, já que não é um esporte de contato.

Como iniciar a prática do esporte 

Um ponto muito bom do skate é que ele pode ser praticado em vários lugares e é fácil de carregar. Algumas cidades têm espaços próprios para a atividade, infelizmente, outras não. Mesmo assim, uma calçada mais lisa ou uma quadra podem ser boas opções para o treino.

Andar de skate exige uma certa habilidade, e não será tão fácil no começo. Por isso, conte com a ajuda de um profissional ou de alguém mais experiente. Até porque, as quedas fazem parte do processo, e é preciso aprender a cair do jeito certo para não se machucar.

Para evitar acidentes graves, não pratique o esporte sem ter auxílio. Além disso, use os itens certos para se proteger e assim, poder curtir a prática da melhor forma possível. 

Qual o melhor equipamento para começar no skate para mulheres

Como o skate é um esporte radical, é comum o medo de se machucar. Porém, todo o esporte oferece riscos e para que eles diminuam é sempre bom contar com equipamentos de segurança.

Para se proteger das quedas use joelheiras, caneleiras, cotoveleiras e munhequeiras. Além desses itens, o capacete não pode faltar. Escolha também o melhor tipo de material para a sua prancha terrestre.

Tipos de skate

Existem vários modelos de skate e cada um serve para um objetivo diferente. O tradicional é leve e usado para manobras radicais. Já o longboard é maior e é perfeito para descidas e velocidade. Por fim, o cruiser é ideal para andar pelas ruas no dia a dia.

Comece hoje mesmo o skate para mulheres

Agora, é hora de ir para a prática e sentir na pele todos os benefícios do skate para mulheres. Existem vários meios de aproveitar, seja como hobby, atividade física ou um meio de transporte sustentável. É só escolher a melhor opção para o seu estilo de vida.

Foto de cottonbro no Pexels