O skate street é uma das modalidades mais praticada do mundo, você sabia? Acesse este conteúdo e conheça um pouco mais da história do esporte

Conheça a história do Skate Street e como surgiu a modalidade

Se você já é praticante de skate, com certeza deve ter uma modalidade favorita no esporte. 

O Skate Street é uma das mais praticadas, pois como o próprio nome sugere, os praticantes fazem das próprias ruas da cidade a sua pista com obstáculos comuns, como corrimão e bancos de praça.

Hoje o skate é um esporte olímpico, mas até se estabelecer e perder o julgamento da maioria como um “ato marginal”, o esporte passou por diversos altos e baixos, sendo muito praticado principalmente na década de 80 e virando febre nos anos 90.

Conheça mais detalhadamente a história da modalidade, estilo e cultura aqui neste post.

Continue a leitura.

O que é Skate Street

O próprio nome da modalidade se define. Skate Street trata-se da prática do esporte em obstáculos encontrados na cidade, como degraus, corrimão, calçada alta etc. Mas também é possível praticar a modalidade em skate park, e até mesmo indoor.

Diferente do que pensam, o skate street está muito mais relacionado às manobras do que ao lugar em que é praticado o esporte. 

Essa modalidade é conhecida por reunir grupos de praticantes para desbravarem juntos as ruas da cidade e descobrirem novos obstáculos para se desafiarem cada vez mais.

Como surgiu o Skate Street

No final da década de 80, início da 90, o skate evoluiu para uma nova abordagem a partir de elementos de outras disciplinas já existentes no esporte. Ao invés de praticarem em piscinas drenadas e skateparks, os skatistas passaram a frequentar áreas urbanas.

Esse movimento através das áreas urbanas evoluiu e a galera do skate passou a andar exclusivamente nas ruas, melhorando suas habilidades através da arquitetura da cidade. 

O americano Rodney Mullen inventou mais de 39 manobras dessa modalidade e tornou-se um fenômeno, apesar de divulgar o freestyle que era o mais praticado naquela época.

O skate street tomou forma com os jovens praticando as manobras de Mullen nas ruas dos EUA, espalhando-se para diversos outros países, contribuindo para um novo jeito de andar de skate

Manobras Skate Street

No skate de rua, as manobras podem ser feitas na posição fakie, switch ou nollie, além de front e backside. A maioria das manobras do skate street precisam de um pop, seja na parte de trás ou da frente, para colocar o skate no ar.

Conheça as principais manobras no skate street:

Ollie

O Ollie é  uma das manobras mais simples. Ele consiste em levantar a cauda do shape de uma superfície, mantendo-a no ar por alguns instantes. O Ollie pode ser feito tanto na rua quanto nas maiores rampas.

Aprender o Ollie é o caminho para facilitar o domínio de manobras ainda mais complexas.

Kickflip

A manobra Kickflip consiste em deixar o skatista no ar, fazendo o shape completar uma rotação de 360 graus. Nessa manobra o skate gira em direção ao skatista, facilitando sua aterrissagem. 

O Kickflip é a manobra ideal para sair do nível básico para o intermediário. Para mandar o Kickflip, o pé de trás deve estar posicionado como se fosse mandar um Ollie.

Em seguida, é preciso trazer o pé um pouco mais para frente bem próximo aos parafusos em direção ao nose. Aí é só pisar com força no tail e arrastar o pé em direção ao nose, deslizando o pé. 

Assim como o nome da manobra sugere, é como se fosse dar um chute, fazendo com que o skate gire no ar.

Heelflip

O Heeflip é uma evolução do Kickflip, sendo também uma manobra de nível intermediário. Assim como praticamente todas as manobras de skate street, o Heelflip também é baseado no Ollie.

O movimento é o mesmo que o do Kickflip, porém o skate dá um giro completo para frente do skatista. Para conseguir mandar essa manobra, o pé de trás deve ficar na ponta do tail, como se fosse fazer um Ollie, e o pé da frente com o dedão um pouco para fora, para o skate flipar com mais facilidade.

Foto: City photo created by freepik