Dicas indispensáveis para quem pratica ou pensa em praticar o patins inline

As principais dicas sobre patins inline para quem pratica ou pensa em praticar

Praticar patins inline pode ser um ótimo exercício e um excelente modo de melhorar a saúde em todos os aspectos, mas é importante saber que assim como qualquer outro esporte, a patinação requer horas de prática para aperfeiçoamento das habilidades.

O desenvolvimento no esporte é constante e acontece de forma natural conforme você pratica. Porém, existem algumas dicas que apesar de parecerem óbvias, são essenciais.

Se você quer saber que dicas são essas, então continue a leitura.

Evite andar em lugares molhados

Imagine que você sai para praticar patins inline e na volta para casa começa a chover. Acredito que sua primeira reação é aumentar a velocidade para chegar em casa o quanto antes, não é mesmo? Mas há algo nisso que você precisa saber.

Mesmo patinando em asfalto, o fato da superfície estar molhada já é um fator de perigo, pois você precisará de outras técnicas para parar, girar e caminhar, buscando reduzir os riscos de patinar na chuva.

Por isso, a dica aqui é evitar ao máximo praticar patins inline na chuva ou em áreas molhadas. Se for inevitável e você precisar andar de patins inline na água, quando retornar a uma superfície seca não comece com alta velocidade, pois pode ter água nos rolamentos ainda.

Mantenha a cabeça sempre erguida

Uma ação muito comum ao andar de patins inline é manter a cabeça abaixada, olhando cada movimento que faz com os pés, mas isso não é recomendado.

Quando você tira os olhos do que acontece em sua frente ou em volta, é o mesmo que aceitar um acidente. Você precisa estar sempre alerta no caminho, desviando de obstáculos, sejam pessoas ou objetos.

O movimento da patinação deve acontecer de forma automática, assim você não precisa ficar olhando para seus pés. 

Ouça os seus patins

Isso pode soar um pouco estranho, mas é importante você manter a atenção no que o seu patins está dizendo. Isso é, perceber barulhos incomuns ou até mesmo sentir alguma vibração diferente nos rolamentos do equipamento.

O patins inline, por ser um equipamento de velocidade, precisa estar funcionando 100% perfeitamente. Sons de rangido podem significar que seus rolamentos estão gastos ou sujos.

Já sons que imitam chocalho, podem significar que há algum eixo, roda, quadro ou parafuso solto. Por isso, muitos patinadores carregam algumas pequenas ferramentas quando vão praticar o esporte. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Evite descer ladeiras íngremes

Se você pratica patins inline, com certeza é fã de velocidade, não é? Morros e ladeiras então devem ser seus lugares favoritos para patinar, mas você deve saber que eles representam também muito perigo.

No geral, as ladeiras já dão muito trabalho para subir, mas a descida é ainda pior, mesmo que pareça o contrário. Isso porque você precisa dominar diferentes técnicas para que nada de pior aconteça.

Se você já tem segurança o suficiente para descer um morro, escolha um específico, estude-o bem, certifique-se que não há um movimento muito grande de pessoas e animais circulando e, por último, considere as seguintes técnicas:

  • Controle a velocidade com o freio;
  • Aponte os dedos do pé em formato de “V”;
  • Dê passos curtos e rápidos;
  • Não alcance uma alta velocidade que seja difícil fazer uma parada de emergência.

Sempre se aqueça antes de treinar

Mesmo tendo anos de prática, ou mesmo começando há pouco tempo no patins inline, o aquecimento sempre deve ser considerado antes de iniciar o treino.

Você pode fazer algumas rodadas de aeróbio ou ainda correr alguns metros, ajudando a alongar os principais grupos musculares antes de patinar. 

É importante saber que os músculos rígidos são mais propensos a lesionar. Assim, o aquecimento antes do treino vai ajudar respostas rápidas dos seus músculos diante de situações que dependam de uma ação ligeira.

Não carregue pesos adicionais ao patinar

Quando você começa a andar de patins inline, é como se ganhasse um novo meio de transporte. Além de praticar o exercício, você pode usar o equipamento facilmente para sua locomoção no dia a dia.

Mas se você está começando agora no patins inline, é importante evitar qualquer tipo de peso extra que possa atrapalhar o seu equilíbrio, como uma bolsa, uma garrafa de água ou outro objeto do dia a dia.

A carga extra pode influenciar sua distribuição de peso e distorcer sua postura ao longo do tempo, forçando seus músculos a se ajustarem constantemente. Essa mudança frequente de peso pode causar ferimentos graves.