Tom Curren é um dos maiores surfistas do mundo, é conhecido por suas manobras inconfundíveis, como a virada de fundo dupla

Como Tom Curren se tornou o rei do surf?

Tom Curren é um surfista respeitado porque marcou o mundo do surf pelas suas conquistas, sendo a primeira por ter sido o primeiro americano a ser campeão neste esporte. Além disso, tem destaque pelas suas músicas e seus filmes. 

Leia também: 

Quem é Tom Curren?

O Thomas Roland Curren, conhecido como Tom Curren é um surfista americano que nasceu na Califórnia no ano de 1964. Além disso, está na lista dos melhores surfistas, mais reconhecidos e mais influentes do mundo até os dias atuais.  

Ainda mais, entrou para o surf profissional nos anos oitenta e venceu 33 campeonatos na sua carreira. Dessa forma, se tornou líder da revolução dentro do surf nos anos 80 e referência por influenciar os surfistas a realizarem formas radicais no mar com a prancha.

Como iniciou seu interesse pelo surf?

O seu interesse começou por Pat Curren que o influenciou, seu pai que também era surfista e gostava de surfar em ondas grandes.Tom ganhou a sua primeira prancha de surf aos seis anos de idade e subiu em uma pela primeira vez com dois anos. 

Ainda mais, a sua primeira competição foi com 14 anos e venceu vários campeonatos nessa faixa etária nos Estados Unidos e se tornou campeão júnior. Dessa forma, antes dos seus dezoito anos já era surfista profissional, quando assinou um contrato com a Rip Curl.

O que é o surf?

O surf é um esporte praticado no mar conhecido no mundo inteiro, que tem o objetivo de deslizar nos tipos ondas do mar com uma prancha. No qual o surfista realiza vários dribles e manobras. Tem que se manter em pé em cima da prancha o maior tempo que conseguir.

Além disso, existem vários campeonatos em todo mundo voltados para esse esporte radical, onde tem vários troféus, prêmios e títulos, por esse motivo é tão concorrido.    

Onde foi criado o surf?

Não é muito claro o local onde o surfe surgiu e foi criado, mas alguns sinais apontam para as ilhas do pacífico. O primeiro registro oficial do esporte aconteceu no ano  de 1778, realizado por James Cook.

Contudo, a sua criação aconteceu pela necessidade de sobreviver e uma das formas na época era a pesca e as pessoas usavam uma tábua para se manterem na superfície e ficar com as mãos livres para realizar a pescaria, também era mais fácil voltar à margem. 

O que é ser um surfista? 

O surfista é a pessoa que pratica esse esporte radical, que realiza manobras e técnicas difíceis para deslizar nas ondas. Além disso, a maioria são bronzeados por causa do sol que tomam na hora de praticar o esporte.

Tom Curren e as suas manobras radicais

Roupa adequada para o surf 

Os surfistas usam uma roupa feita de neoprene, um tipo de borrachas sintéticas e essa peça cobre os braços e as pernas. Dessa forma, ajuda nas manobras no mar, protege do sol, do frio, da água, dos machucados causados pelo contato com a prancha.

Prancha de surfe

A prancha de surf é feita de três materiais, que são fibra de vidro, espuma e resina. Tem um formato alongado, estreito, leve e resistente. Isso é importante para ajudar o surfista a movê-la e suportar o seu peso no mar.

Qual a contribuição de Tom para o surf? 

Tom Curren contribuiu para trazer para o surf algo mais radical e mais raro de se ver. Por exemplo, mover menos os pés na prancha, fazer linhas lindas nas ondas e trouxe também para o surf a virada de fundo dupla no ano de 1980, sendo referência. 

Quais os prêmios e troféus que Tom Curren já conquistou? 

Tom Curren ganhou vários prêmios e troféus por causa do surf, conquistou três títulos, nos anos 1985, 1986 e 1990. Participou de várias competições e recebeu alguns títulos nacionais e mundiais que marcou sua carreira. Em suma, veja mais algumas conquistas do rei do surf:

  • 1978 e 1979 ganhou um campeonato nos Estados Unidos;
  • bem como, 1982 ganhou seu primeiro troféu do Marui World Surfing;
  • 1985, 1986 e 1990 o surfista venceu três títulos ASP;
  • e por fim em 1990 recebeu seu terceiro título mundial;

Além disso, de se tornado um tricampeão, Tom conquistou vários outros títulos importantes para a sua carreira, que o fizeram referência e influência no mundo do surf.  

Quais foram os obstáculos na carreira de Tom Curren?

Tom Curren passou algumas dificuldades na sua carreira de surfista, nos anos 80 ficou fora do circuito mundial porque estava cansado de competir em campeonatos. Em suma, em uma de suas frases diz que o esporte está muito além de ganhar um prêmio por fazer manobras.

Tom Curren teve outros destaques em sua vida? 

O surfista americano Tom Curren não só se destacou no surf, mas também fez grande sucesso com seus filmes e documentários. Sendo um exemplo é o filme “Searching for Tom Curren”, que fala da relação de Tom com o surf que mais tarde foi relançado. Veja mais:

  • “Tales of the seven seas” (1981);
  • “off the wall 2” (1983);
  • “surfers: The movies” (1990);
  • “litmus” (1997);
  • “nine lives” (1999);
  • “one California day” (2007);

Esses são alguns dos filmes de Tom e a prova que esse fenômeno não só vez sucesso no surf, mas várias portas se abriram por causa do seu talento, inclusive na área do cinema.

Tom e a música 

Tom se interessou por instrumentos e pela música desde criança, quando ganhou uma bateria aos oito anos. Dessa forma, em uma música fala sobre seus pensamentos e dá a oportunidade das pessoas terem acesso sobre sua personalidade.

Além disso, no ano de 1993 Tom tinha uma banda de música e publicou um disco chamado “Ocean surf aces”, nesse momento fez uma turnê por alguns locais dos Estados Unidos.

Tom Curren e a música

Sua vida na mídia

O Tom Curren é muito reservado e discreto, tem poucas entrevistas registradas. Isso porque nunca gostou de se expor por não se sentir confortável com a mídia e por isso sempre se preservou de aparecer demais.

Como está Tom Curren hoje em dia?

O Tom Curren hoje tem 59 anos e se dedica a acompanhar os surfistas da Rip Curl e continua a sua paixão pela música. É considerado um dos destaques mais importantes para o esporte do surf.

Foto disponível em: https://www.waves.com.br/