Rodney Mullen é um dos maiores atletas do skate, conheça mais sobre sua trajetória e todo seu legado no mundo do esporte

Rodney Mullen, um dos grandes nomes do skate

Rodney Mullen é um dos mais influentes skatistas de todos os tempos. Assim, ele é conhecido por sua inovação no skate, desenvolvendo manobras e técnicas que revolucionaram o esporte. 

Leia mais:

Quem é Rodney Mullen?

Ele é um skatista profissional americano, conhecido por suas inovações no esporte e pelo seu legado cultural. Dessa forma, Rodney começou a andar de skate quando tinha apenas 10 anos de idade e desde então tem sido considerado um dos melhores do mundo. 

Seus feitos incluem o estabelecimento de vários recordes mundiais, além de ter criado muitas manobras que são usadas até hoje.

A infância de Rodney Mullen

Rodney Mullen passou a infância em Jacksonville, Flórida, onde descobriu o skateboard aos 10 anos. Assim, quem lhe deu seu primeiro acessório foi o pai, apesar da preocupação com o filho.

Apenas 9 meses depois, Mullen ganhou o seu primeiro patrocínio, da Island Surf Shop. Além disso, na mesma época, ele participou de um evento freestyle masculino que teve em Kona nos Estados Unidos. Inclusive, Rodney ganhou o primeiro lugar.

Foi nesse momento que Bruce Walker notou o potencial do garoto e ele começou a ser patrocinado pela Walker Skateboards. Assim, desde então ele foi se dedicando à prática do esporte e logo tornou-se um dos melhores skatistas da região. 

Com o tempo ele começou a competir em campeonatos nacionais e locais. Portanto, ele foi ganhando diversos títulos importantes para sua carreira. 

O começo da carreira de Rodney 

A carreira profissional de Rodney Mullen começou com sua participação em competições locais e nacionais na década de 1980. Dessa forma, ele rapidamente conquistou diversos títulos importantes para sua carreira.

Isso com destaque para os campeonatos nacionais nos Estados Unidos em 1983 e 1984. Além disso, ele também foi responsável por criar muitas das manobras que são usadas até hoje no skateboard moderno.

Skatista profissional

Ainda no início de sua carreira Barry Zaritsky se tornou seu técnico e Rodney começou a treinar para derrotar o, na época campeão, Steve Rocco. Assim, foi nesse período que ele se juntou à companhia Powell Peralta e alcançou o título de profissional no esporte.

Rodney Mullen deixou um legado no mundo do skate. Imagem de Freepik,

Como a Inovação de Rodney Mullen mudou o Skate?

A inovação de Rodney Mullen mudou o skate para sempre. Então, ele foi responsável por criar muitas das manobras, como:

  • Kickflip;
  • Casper slide (1992);
  • Heelflip;
  • Kickflip underflip (1992);
  • 360 flip;
  • Helipop heel flip (1990);
  • Handstand flips;
  • Half-cab kickflip underflip (1992);
  • Half flip darkslide.

Além disso, ele também desenvolveu diversos truques complexos que ajudaram a expandir as possibilidades do skateboard moderno. Dessa forma, sua influência na cultura do skate é incontestável e seus feitos foram reconhecidos no aspecto mundial.

Sua inovação permitiu que as pessoas explorassem novas possibilidades dentro da prática esportiva. Inclusive, contribuíram para tornar o esporte mais popular entre as gerações jovens dos dias atuais.  

Carreira profissional de skateboarder de Rodney e seu legado

O legado da carreira profissional do skatista profissional Rodney Mullen ficou marcado pelas inúmeras manobras inventadas por ele. Assim, muitos atletas que estão começando no esporte se inspiram nos feitos desse ícone do skate.

Mullen conseguiu unir toda uma cultura em volta da prática deste esporte. Dessa forma, isso acabou sendo notado por todos aqueles interessados no assunto.

Rodney Mullen teve muitos patrocinadores?

Ao longo de sua carreira, Mullen contou com diversos patrocinadores. Assim, cada um deles foi responsável por ajudar em um momento de sua jornada. Então, dentre as principais empresas que fizeram parte desse processo, tem-se:

  • Tensor;
  • Almost;
  • Speed Demons;
  • Globe;
  • Hubba Wheels.

A carreira de Rodney Mullen já foi retratada em games?

Em contrapartida do que alguns acreditam, a carreira de Rodney Mullen já foi retratada em jogos. Assim, no ano de 2000 ele virou um dos personagens no game de um dos maiores skatistas do mundo, Tony Hawk, o Pro Skater 2.

No ano de 2001, o jogo ganhou uma outra versão e Rodney continuou como elemento do game. Além disso, o mesmo aconteceu no último Pro Skater, lançado em 2002.

Em 2003, fez parte do game Tony Hawk’s Underground. Inclusive, esse jogo foi bem relevante, pois ele se tornou um dos personagens mais relevantes da série.

Logo em seguida, em 2004 foi lançado a sequência desse jogo e Rodney também estava presente. Além disso, o atleta foi representado nos seguintes games:

  •  Tony Hawk’s American Wasteland, em 2005;
  •  Tony Hawk’s Project 8, em 2006;
  •  Tony Hawk’s Proving Ground, em 2007;
  •  Tony Hawk’s Pro Skater HD, em 2012.

Todas essas participações em jogos foram uma forma de homenagear o atleta. Afinal, Mullen foi e ainda é um dos grandes nomes quando se fala em skate.

Rodney Mullen ainda contribui para o esporte?

Sem sombra de dúvidas Rodney Mullen e seu legado ainda reverberam no mundo do skate. Dessa forma, espera-se que por muitos anos ainda atletas iniciantes se inspirem nos feitos desse grande ícone do esporte.