Descubra as diferentes modalidades do slackline e conheça um pouco desse esporte que vai desafiar o seu equilíbrio.

Conheça o slackline, um esporte para todos os ambientes

O slackline é um esporte pouco conhecido e pode ser facilmente confundido com a corda bamba. As diferentes categorias dessa prática permitem que ele seja para todo tipo de público, até mesmo para aqueles que não são muito fãs de altura.

Leia mais: 

Como surgiu o slackline? 

O esporte surgiu nos EUA na década de 70, mas só em 2006, na Europa, se destacou. É uma atividade confundida com a corda bamba, porém, essa outra prática é bem mais antiga. 

Há registros de pessoas que se equilibravam em cordas de sisal na Grécia antiga, hoje em dia acontece em cabos de aço. Sem dúvida, as cordas planas utilizadas no slackline são mais confortáveis, pois não giram ao caminhar sobre elas.

Para praticar esses esportes radicais  é preciso duas coisas: corda e equilíbrio. O equilíbrio é uma habilidade adquirida, e assim como qualquer outro esporte, o slackline tem níveis de aprendizado. 

Com o tempo, o iniciante pode evoluir para práticas mais avançadas e aprender novas modalidades. O material da corda e equipamentos fica cada vez mais tecnológico, possibilitando a criação de novas técnicas e o avanço da atividade.

Quais são as categorias desse esporte?

O slackline consiste em caminhar sobre uma fita ou realizar manobras em cima dela. As fitas são presas em dois pontos fixos, na maioria das vezes em árvores de no mínimo 30cm de diâmetro. As categorias deste esporte são:

Shortline ou beginner line

É a linha para iniciantes, que usam uma corda mais curta, colocada em uma altura pouco afastada do chão. Portanto, também é uma categoria mais segura e estável. O objetivo é passar de um lado para o outro, buscando cada vez mais equilíbrio ao caminhar sobre a corda.

Longline

O nível de dificuldade é maior, já que a corda é mais longa e por isso, mais instável. A distância da corda pode chegar a superar 20 a 30 metros de comprimento. 

Rodeoline

A travessia é feita sobre uma corda pouco tensionada, fazendo com que o movimento ao andar sobre ela seja semelhante a um balanço. Para principiantes nesta modalidade, subir na fita pode parecer algo impossível, mas tudo é questão de treino.

Waterline

Como o nome já diz, é o slackline praticado sobre a água e dentre todas as modalidades, a mais divertida. É uma prática segura, já que a água serve como amortecimento para as eventuais quedas.

Highline

O highline acontece em alturas elevadas, portanto o nível de dificuldade é bem maior. O esportista fixa a fita em montanhas ou até mesmo em prédios. De fato, para essa modalidade é essencial a segurança, três equipamentos indispensáveis para praticar o highline são:

  • cadeirinha: cinto de segurança;
  • alta: corda que fará a segurança nos locais íngremes, antes de entrar no highline;
  • mosquetão: preso na fita e na cadeirinha, possibilita deslizar de um lado para o outro.

O mosquetão ou slider, como também é chamado, é utilizado quando o praticante já está cansado e não consegue voltar caminhando. Afinal, essa é uma categoria que exige muito preparo físico, sem contar que requer também um preparo mental, por conta da altura.

Trickline

O foco do trickline é realizar truques, como é chamado em inglês, e não é preciso atravessar a corda. A fita utilizada é mais grossa, com mais ou menos 5cm, para facilitar o desempenho dos saltos e giros. 

Aliás, hoje em dia é um dos esportes radicais mais praticados, inclusive, muitos shows circenses vem incluindo essa categoria como parte importante das apresentações. 

Qual o local ideal para praticar slackline?

Os locais de prática são variados, e essa é uma vantagem do slackline, ou seja, basta ter o equipamento básico e saber montar para começar a praticar.

Através da internet é possível descobrir esses locais, o que ajuda a criar vínculos e trocas de conhecimento com pessoas diferentes e mais experientes. 

O importante é garantir a segurança e respeitar as regras de instalação dos equipamentos, para que não atrapalhe a passagem de ninguém.

Foto Slackzone-Slackline