Saiba mais sobre a espeleologia, um esporte radical dentro de cavernas! Essa atividade desafiadora vai te levar a lugares inusitados!

A espeleologia ainda é pouco reconhecida como um esporte radical

A espeleologia é tida por muitos apenas como a ciência que estuda locais subterrâneos, as famosas cavernas. Mas, também pode ser um hobby para quem ama esportes radicais já que é desafiador e vai fazer você suar a camisa.

Leia Também

A espeleologia é uma ciência e um esporte

O termo espeleologia significa “estudo de cavernas” e de fato, para muitos essa é uma profissão muito importante para o controle e fiscalização ambiental. Para tanto, se usam os conhecimentos em diversas áreas, como por exemplo, a topografia e a biologia. 

Esses são locais que, muitas vezes, nunca foram mapeados e onde se há espécies de animais que ainda não foram sequer descobertos pelo homem ou estão em risco de extinção. 

As atividades envolvidas na espeleologia

Os espeleólogos que visitam e exploram as cavernas, passam por vários tipos de obstáculos que podem pôr em risco a sua vida. Dentro das cavernas, aliás, é comum passar por lugares estreitos, os “quebra corpo”, que pelo nome não são muito convidativos. 

Com certeza, para quem se sente mal em ambientes fechados, as cavernas não são uma opção. Além disso, é preciso ter um bom preparo físico, já que o rapel e a natação também podem fazer parte das atividades incluídas nesse esporte. 

Quais são os riscos ao entrar em uma caverna?

Assim como o mar, as cavernas também podem ser traiçoeiras, afinal algumas situações na natureza fogem do controle humano. Portanto, na primeira vez é importante não entrar em uma caverna que ainda não foi mapeada. 

Também, é ideal estar em grupo e se possível com pessoas experientes e que conheçam bem a gruta. Isso porque, há alguns riscos ao entrar nestes ambientes que se deve levar em conta, por exemplo:

  • ficar preso em lugares apertados;
  • ficar sem luz;
  • se perder;
  • aumento abrupto do nível de água;
  • picadas de animais peçonhentos;
  • trauma por queda ou desabamento;
  • hipotermia e outros.

Para evitar essas situações é preciso ir bem preparado e usar os equipamentos certos. Assim, um guia experiente vai levar em conta o preparo físico e o nível de experiência do visitante, o que irá tornar a atividade mais segura. 

Equipamentos de segurança para entrar nas cavernas

Os itens de segurança variam com o grau de dificuldade de cada caverna. Porém, de forma geral, é exigido usar um capacete, sapato fechado e lanterna. 

Nas cavernas mais técnicas, como as submersas, é necessário roupas mais específicas e um treinamento adequado. Além disso, todo o equipamento deve ser checado para que não falhe quando a pessoa estiver no subsolo. 

Adaptando equipamentos

Alguns praticam esse esporte usando caneleiras e cotoveleiras, para evitar o atrito com as rochas. Aliás, muitos usam pedaços de plástico ou até papelão para ajudar a rastejar pelas partes mais estreitas do percurso. 

Cada caverna uma aventura diferente 

As cavidades naturais rochosas, são janelas para o mundo subterrâneo, onde a ação do tempo, como vento e passagem de água vão determinar as formas de relevo. 

Cada caverna é um mundo à parte, ou seja, a morfologia e os aspectos próprios de cada gruta fazem com que o nível de dificuldade varie. Por isso, é possível praticar muitas atividades nesses lugares, por exemplo, o rapel e o mergulho.

Níveis de dificuldade da espeleologia

Para os iniciantes, o melhor é começar por cavernas com informações e estrutura para receber o público. Além disso, pode aproveitar para praticar esportes ao ar livre, já que é preciso uma caminhada até o local.

Para aqueles que desejam uma experiência mais radical, o melhor é procurar por grupos de espeleologia e participar das atividades de formação.

Cavernas inusitadas

A espeleologia também é muito comum no ecoturismo, pois é uma chance de conhecer locais diferentes e que escondem muita beleza. Dentre as mais de 20 mil cavernas que existem no Brasil,  cerca de 100 são usadas para o turismo. 

Um exemplo, é o abismo Anhumas, em Bonito -MS, porém o acesso é vertical, o que a difere da maioria das outras cavernas, de fato, uma atividade ímpar, que une aventura e beleza. 

Paisagens encontradas nas cavernas 

Para muitos, entrar em cavernas pode parecer algo sem sentido, porém nem só de lugares apertados são constituídas essas cavidades. É possível encontrar lindas paisagens dentro de uma gruta, com formações geológicas ornamentais milenares, modeladas lentamente pelas estalactites e estalagmites

Tal qual todo tipo de esporte, a espeleologia tem níveis de dificuldade, por isso, todos podem ter essa experiência e se aventurar nessa prática. 

Imagem de munverpro por Pixabay