Na escalada veja quais são os equipamentos de segurança essenciais para a prática desse que é um esporte radical

A escalada é um dos esportes radicais mais conhecidos

Se você gosta de tudo sobre esportes radicais vai gostar de saber que a escalada é um dos esportes que mais cresce no Brasil. Dessa forma, é um esporte radical, mas também é uma atividade que promove aumento de força, resistência, flexibilidade e concentração. 

Leia mais: 

O que é a escalada?

A escalada é uma atividade que coloca o corpo ao limite e que tem bastante adrenalina envolvida, com vários desafios e também muitos benefícios. É também um esporte radical que evoluiu do montanhismo e do alpinismo e atualmente existem três modalidades de competição que são: velocidade, boulder e guiada.

  • Velocidade, onde o atleta tem que subir o paredão mais rápido do que os outros;
  • Boulder, onde é a técnica que conta na hora de escalar e é preciso ter estratégia;
  • Guiada, faz o uso de corda e é a modalidade mais semelhante à de rocha.

Essa é uma prática que desenvolve força, concentração e agilidade, que tem níveis diferentes de dificuldade o que torna o esporte ainda mais convidativo. É também um bom jeito para trabalhar com a resiliência, pois é preciso se adaptar aos obstáculos para chegar ao topo 

Escalar é uma atividade muito antiga, mas a escalada de rocha natural se tornou atividade esportiva apenas em 1985, em uma competição na Itália. Mas foi apenas no ano seguinte, em Lyon, que o esporte também teve a sua primeira competição indoor.

A escalada é um dos esportes radicais mais conhecidos?

No Brasil é praticado como atividade de lazer e em cenários exuberantes e convidativos. Em especial no estado de Minas Gerais, considerado um dos destinos brasileiros mais procurados.

Dessa forma, a região que tem muitas montanhas é um convite para a prática, tanto para iniciantes, quanto para pessoas mais experientes.

Esse é um dos esportes radicais mais conhecidos e portanto para praticar tem que cuidar muito bem da segurança e fazer uso de equipamentos adequados. Além disso, tem um alto grau de acidentes físicos e por isso é preciso ter um bom conhecimento do local da subida.

Modalidades de escalada em rochas

A escalada esportiva é a modalidade que tem vias protegidas e com a parede preenchida com chapeletas, que dão segurança ao subir. A clássica é a que tem menos interferência do homem mas é preciso mais de experiência e a artificial que tem escadas, que facilitam subir.

Quais são os equipamentos de segurança para a prática da escalada?

Como a escalada é um esporte radical, é preciso ter em mente que alguns equipamentos são  muito necessários para a sua prática em segurança. Dessa forma, os principais itens para quem quer começar a prática são: capacete, sapatilha, cadeirinha, freio e mosquetões. 

Capacete

É um equipamento de uso individual e indispensável para a segurança durante a prática esportiva, já que pode haver quedas de pedras na subida. Assim, é um dos mais importantes e que tem a função de proteger a cabeça, é essencial durante a aventura.

Sapatilha

Para ter apoio nos pés é vital o uso da sapatilha, que irá dar aderência para que se tenha uma segurança. Dessa forma, o uso desse calçado irá proteger os pés durante a subida, evitando assim as lesões que sapatos inadequados podem causar.

Cadeirinha

A cadeirinha é um acessório que liga o corpo à corda e dá estabilidade e também oferece sustentação para o escalador. Dessa forma, o uso desse equipamento promove um maior apoio e segurança para a nas subidas e também no momento de descanso.

Freios

É com o freio que o escalador garante a sua segurança que, ao utilizar o equipamento, consegue controlar o ritmo nas descidas. Então, o seu uso é indicado tanto para quem fará a escalada em rochas quanto para quem prefere escalar indoor. 

Mosquetões

Esse item liga a cadeirinha ao freio e pode ser encontrado de vários tamanhos e tem a função de ancoragem. São vários os modelos deste equipamento, porém o mosquetão do tipo oval é o modelo mais indicado para quem quer escalar.

Por que a escalada é uma ótima opção para quem gosta de esportes radicais? 

O fato de desafiar seus limites torna esse esporte uma opção atrativa. Por esse motivo a escalada vem sendo umas das escolhas desse público, além de cada dia tornando – se mais conhecido no mundo todo. 

Esse esporte radical também é uma ótima opção para quem deseja competir em campeonatos. Já que, no mundo há diversas modalidades para a escalada e em alguns casos até ocorre premiação.

Imagem de wirestock no freepik