Descubra quais são os esportes radicais de aventura mais praticados no Brasil, e o que fazem eles serem tão empolgantes

Conheça os principais esportes radicais de aventura praticados no Brasil

Os esportes radicais de aventura estão entre os esportes mais praticados no Brasil. Contudo, devido a pouca divulgação, algumas pessoas não os conhecem. Então, se esse é o seu caso e você tem interesse, descubra agora quais são eles. 

Leia também:

O que são esportes radicais de aventura?

Atividades que contém um certo risco calculado são consideradas esportes radicais de aventura. Além disso, vale destacar que muitas vezes, eles são praticados na natureza. Isso porque, ela de forma natural consegue proporcionar muita adrenalina. 

Outro fator importante é que, para praticar esse tipo de modalidade é necessário ter um bom preparo físico. Afinal, precisa ter um grande controle do corpo e resistência física para aguentar as adversidades.

Qual a origem dos esportes radicais? 

O conceito de esportes radicais surgiu apenas em 1990. Entretanto, é claro que, muito antes disso as pessoas já o praticaram, mas ainda não havia a nomenclatura. 

Uma boa curiosidade é que no passado, apenas no surf, trekking e montanhismo estavam na categoria informada. Contudo, com o tempo, isso foi se expandido para qualquer modalidade que exigisse um grande esforço físico e mental. 

Os esportes radicais de aventura podem despertar sentimentos desconhecidos. Imagem de wallace769 do Pixabay.

Por que praticar esportes de aventura pode ser algo bom? 

Quando praticados os esportes radicais de aventura, o corpo produz e libera mais hormônios, como a endorfina e a adrenalina. Dessa maneira, através deles você consegue sentir emoções únicas. 

No mundo, várias pessoas amam os esportes radicais de aventura. Mas, isso não é uma surpresa porque eles funcionam como uma válvula de escape e uma fuga da realidade. Por isso, são muitos os benefícios com essa prática, tais como:

  • combater a ansiedade;
  • lutar contra a depressão;
  • elevar a sensação de bem-estar;
  • manter a saúde física em dia. 

A verdade é que esportes radicais trazem benefícios para a saúde mental e física. Isso porque, com ele você consegue expulsar os problemas diários. Portanto, ele pode ser a solução para um dia cansativo e estressante. 

Quais são os principais esportes radicais de aventura mais praticados no Brasil?

Devido aos benefícios citados, a prática de esportes radicais de aventura está cada vez mais popular no Brasil. Entretanto, devido ao clima, nem todos que aparecem na televisão podem ser executados nesse país, mas há muitas possibilidades como:

  • surfe;
  • rapel;
  • rifting;
  • Montanhismo;
  • asa delta
  • paraquedismo;
  • skate.

As modalidades citadas são bem ecléticas porque a prática delas pode ser na terra, no ar ou na água. Portanto, o que vai definir o ideal é o seu gosto. Mas, para ficar mais claro, saiba de forma detalhada sobre cada um deles. 

Por que o surfe é considerado um esporte radical de aventura? 

Como se trata de um esporte muito comum, algumas pessoas não consideram o surfe radical. Entretanto, ele tem todas as características que foram citadas. Logo, ele se encaixa de forma perfeita nesse roll. 

A modalidade consiste em se locomover através de uma prancha. Para que ela não venha a  afundar, é necessário seguir os o ritmo da onda, e isso requer muito equilíbrio e atenção. Além disso, praticá-lo consiste em saber identificar quando o há um mar para surfar

Qual a diferença entre o rapel e o montanhismo? 

O rapel é um dos esportes radicais de aventura, que consiste na descida de grandes paredões. Ou seja, podem ser rochas naturais ou sintéticas. Já o montanhismo, como o próprio nome mostra, é por meio de montanhas. 

Um ponto interessante sobre a modalidade é que nela, o atleta precisa garantir a própria segurança. Dessa maneira, é função dele verificar se todos os itens estão bons e executá-los da maneira correta. Além disso, ele costuma ser praticado em grupos. 

O que é rafting?

Quem tem muita vontade de cruzar as fortes correntezas dos rios por meio de um barco, precisa praticar o rafting. Contudo, é importante saber que esse esporte exige um alto nível de agilidade dos participantes.

Foto: O rafting é um dos esportes radicais de aventura do Brasil cheio de adrenalina. Imagem de vsalgado23 do Pixabay. 

Afinal, como funciona o montanhismo? 

O montanhismo é um conjunto de atividades que tem como objetivo subir em montanhas. Ele é considerado o esporte mais versátil que existe. Isso porque, para que ele seja cumprido é necessário caminhar, acampar e até mesmo fazer uma escalada

Qualquer um pode praticar a asa delta?

A ANAC não exige qualquer tipo de habilitação para praticar asa delta. Contudo, por se tratar de um esporte em que o indivíduo fica no ar é necessário ter um certo nível de habilidade para fazê-lo. 

No Rio de Janeiro já virou um hábito ver pessoas sobrevoando a orla com através dessa modalidade. Isso acontece muito porque, a prática dela consegue passar a adrenalina e ao mesmo tempo paz, devido às paisagens que são vistas. 

Precisa de licença para praticar o paraquedismo?

Não é necessário licença para praticar o paraquedismo. Mas, você precisa ter um curso que ensine a fazer isso. Desse modo, para saltar de paraquedas sem instrutor é requisitado ter dez horas de aula teórica e pelo menos sete níveis práticos. 

O que torna o skate um dos esportes mais radicais de aventura? 

Quando as pessoas pensam em andar de skate, imaginam algo muito tranquilo e que só exige equilíbrio. Entretanto, a realidade é que com esse esporte é possível executar diversas manobras mortais, que costumam ser exibidas para competir em campeonatos

Quais são os esportes radicais de aventura mais perigosos do Brasil? 

No Brasil, um dos esportes radicais de aventura considerado mais perigoso é o rafting. Isso porque, como ele é praticado em corredeiras fortes e em um bote, é muito fácil perder o controle total da situação. 

Depois da modalidade citada, é possível destacar o rapel, montanhismo e paraquedismo. Entretanto, vale destacar que, se for feito o uso de equipamento de segurança para skate ou todas as outras modalidades, o nível de perigo diminui. 
Quando tudo é feito da maneira correta, a única coisa que vai ficar são boas memórias daquilo que foi vivido. Então, se você tem vontade de praticar esportes radicais de aventura, não precisa ter medo. Logo, basta escolher o ideal para começar a praticar.

Imagem de Benjamin Sz-J. por Pixabay