Saiba quem é o Andy Irons e por que ele é considerado, no universo do surfe, um profissional e campeão mundial incompreendido

Entenda como foi a trajetória de Andy Irons, campeão mundial de surfe

Andy Irons se tornou um dos 10 melhores surfistas profissionais por ter ganhado títulos de maneiras jamais vistas até então. Foi um dos poucos havaianos a ser tricampeão mundial, mas ainda que ele tivesse uma carreira promissora, teve um final trágico em 2010. 

Leia também:

Quem foi Andy Irons?

Ele foi um surfista profissional havaiano que fez história, apesar de sua carreira ter durado apenas doze anos, de 1998 até o ano de 2010.

Irons ficou mundialmente conhecido como o surfista maior do que a onda, por causa de suas habilidades e facilidade em lidar com as forças do mar. 

Andy Irons é considerado como uma das lendas do surfe. Foto de RedBull.com

O surfe na vida de Irons

Irons nasceu no dia 24 de julho de 1978, em Kauai, no Havaí. Ele começou a surfar com apenas 8 anos de idade e com 13 anos, foi inspirado por um filme que falava sobre a carreira de um dos maiores ídolos do surfe, Kelly Slater. 

Kelly Slater, o maior rival de Irons

Apesar de ter sido uma grande inspiração, o maior rival de Andy dentro do mar foi Kelly Slater, outro atleta profissional e lenda a nível internacional. Durante suas carreiras, os dois protagonizaram uma das maiores rixas do surfe, com disputas nas águas inacreditáveis.

Só que, ainda que muitos acreditem que os dois não se davam bem, a rivalidade era apenas dentro do mar, em que eles disputavam para serem os melhores possíveis. 

Como foi a carreira de Andy Irons?

Andy Irons foi tricampeão mundial no surfe, mas contou com outros dezenove títulos de primeiro lugar durante toda a sua carreira. Apesar de ter começado ainda como criança, a carreira profissional demorou alguns anos para se concretizar, assim como sua fama. 

Antes da fama

Irons ganhou um de seus primeiros títulos com apenas 17 anos de idade. Contudo, ele só chegou aos holofotes mundiais quando foi campeão da Pipeline Pro de 1996.

Tricampeão mundial

Somente no ano de 2002, o havaiano conseguiu conquistar seu primeiro título mundial em um dos grandes esportes radicais da atualidade. 

Ele se tornou um atleta de alto nível, em especial, por ter vencido Kelly Slater, o hexacampeão mundial da época, ao vencer as 4 etapas do torneio: 

  • Pipeline;
  • Teahupoo;
  • Mundaka;
  • Bells Beach.

Seu segundo título mundial veio no ano seguinte, em 2003, com uma disputa acirrada entre Kelly e Andy. No ano de 2004, conquistou pela terceira vez consecutiva seu último título mundial e carimbou seu nome no “hall da fama” do surfe a nível nacional. 

Andy Irons é um dos poucos tricampeões mundiais havaianos. Foto de Tracks Magazine

Legado que ficou

Andy Irons conquistou um legado no surfe gigante, ao mostrar que tinha talento e que dominava as ondas de uma forma que era pouco vista antes. Dessa forma, ele ficou conhecido por ser um prodígio no esporte e um surfista que era maior do que a onda. 

Pausa na carreira

Em 2008, o surfista havaiano informou que se afastaria do mar e de qualquer tipo de onda por cerca de um ano, pois havia perdido o amor pelo surfe. Na temporada de 2009, ele voltou a participar dos torneios, mas em poucas etapas e de forma esporádica. 

Quando Andy Irons morreu?

A carreira de Andy Irons terminou prematuramente em 2010, quando ele foi vítima de um ataque cardíaco. Sua morte aconteceu no dia 2 de novembro de 2010, aos 32 anos de idade, em um hotel na cidade de Dallas, no Texas. 

Existem três diferentes versões sobre o que realmente aconteceu no dia em que Andy faleceu, já que ele estava sozinho e não haviam testemunhas:

  • ataque cardíaco;
  • dengue hemorrágica;
  • alta ingestão de drogas e álcool.

Versões sobre sua morte na mídia

Ainda hoje, aliás, é possível encontrar diversos sites que discordam sobre como Irons morreu, inclusive, com discordâncias entre legistas e seus laudos. 

Existem versões que dizem que ele teve um ataque cardíaco, mas outras dizem que ele não resistiu a um quadro de dengue hemorrágica ou que foi por overdose.  

O que diz o laudo oficial?

No ano de 2015, o laudo oficial da causa da morte saiu com a informação de que foi encontrado cocaína no corpo de Andy. Assim, a família, que antes contestava o fato, consentiu com o laudo e disse que não iria mais se opor contra ele. 

Quais são os documentários sobre Andy Irons?

Existem dois documentários que falam sobre a vida e carreira ao surfar de Andy Irons, o Blue Horizon e o Kissed By God. O primeiro foi produzido com o surfista ainda em vida, enquanto o segundo estreou cerca de sete anos após sua morte. 

Blue Horizon

O documentário Blue Horizon foi feito pelo diretor Jack McCoy, que passou cerca de 2 anos acompanhando Andy Irons e Dave Rasta. Assim, o filme mostra como era a competitividade que inspirava Irons. 

Kissed By God

O filme Kissed By God é um documentário com uma narrativa sincera e dura que aborda a vida, bem como a carreira de Irons já depois de sua morte. Além disso, ele também conta a história do transtorno bipolar e do vício em drogas do atleta.

Foto disponível em: https://hardcore.com.br/