Descubra neste guia cheio de dicas como lavar tênis de um jeito simples e prático, a fim de manter o seu calçado limpo e sem danos

Guia completo sobre como lavar tênis do jeito certo sem danos

Confira esse guia completo como lavar tênis sem causar qualquer dano ao seu material. Afinal, mesmo com a correria diária, é essencial separar um tempo para cuidar do seu calçado. Com as dicas abaixo, você vai aprender a mantê-lo limpo e bem conservado.

Aprenda como lavar tênis da forma correta

Não é impossível deixar o seu calçado com aspecto desgastado com uma aparência semelhante a de quando saiu da loja. 

Quem pratica esportes radicais ou adora sair para correr, não pode deixar de conferir o passo a passo desse ritual de limpeza para o seu tênis. 

Antes de tudo, tire os cadarços. Aliás, caso queira lavá-los na máquina, separe o par das demais roupas. Além disso, coloque os cadarços em uma sacola ou ainda amarre uma fronha com um nó, a fim de que eles não se enrosquem durante o processo de lavagem.

Caso prefira cuidar disso você mesmo, pegue o seu calçado e acompanhe a leitura a seguir sobre como lavar tênis à mão e do jeito certo. 

Lave a mão

Antes de começar o processo de lavagem dos sapatos, dê uma olhada na etiqueta de lavagem do produto.

Isso é importante, porque lá constam informações muito relevantes, por exemplo, se pode lavá-lo na máquina, a temperatura da água e muito mais.

Caso não consiga esses dados, não se preocupe e parta para a ação. Aliás, o problema de fazer isso no eletrodoméstico, é que apesar de ser mais prático, também pode diminuir a durabilidade do produto.

Mesmo assim, caso insista em lavar os tênis na máquina, coloque o seu par em um saco protetor ou em uma fronha. Pois com isso, o tecido fica mais preservado durante o processo de lavagem.

Utilize os produtos corretos

Essa é uma das etapas mais importantes e requer muita atenção. Então, se você não sabe como lavar tênis e nem quais são os produtos indicados, está no lugar certo. Dessa forma, use sem medo:

  • Limpador multiuso;
  • Detergente neutro;
  • Sabão líquido.

Os três produtos de limpeza acima são os melhores para essa função. Isso porque, são pouco abrasivos, não tiram a cola do calçado e nem causam danos ao material.

No caso dos tênis brancos, é permitido utilizar alvejante, no entanto, ele não pode conter cloro em sua composição.

Como lavar tênis: evite deixar de molho

Ao contrário do que muitos pensam, deixar os calçados de molho por horas não é o ideal. Aliás, é prejudicial, já que isso pode fazer com que a cola saia, causando danos aos ténis. 

Mesmo que tal procedimento seja mais prático, assim como a lavagem na máquina, a sugestão é deixar o par de molho só por alguns breves minutos. 

A escova certa para limpar os seus tênis 

Certos usuários limpam os calçados com escovas com cerdas duras. No entanto, essa é mais uma prática que pode avariar o seu tênis. Afinal, há algumas partes que são mais delicadas e por isso, requer um cuidado maior. 

Use uma escova com cerdas macias para a parte superior que cobre a língua e o pé do sapato. Nessa área, tenha atenção, a fim de não estragar o tecido.

Para as outras partes, indica-se utilizar outros materiais como escova de dentes ou cotonetes.

Enxágue bem 

Agora você já tem uma noção de como lavar tênis do jeito certo, mas ainda não acabou. Tire o sabão por completo e não se esqueça de incluir a limpeza da palmilha e dos cadarços em seguida. 

Não deixe o tênis muito tempo no sol

A manutenção dos tênis é simples, no entanto, é cheio de detalhes. Dessa forma, um deles é que não é ideal deixá-lo secar ao sol. 

Isso porque, o calor intenso pode deformar o material do produto. Aliás, também não é indicado deixá-lo pendurado no varal.

A melhor opção é colocá-lo na sombra, com a parte da abertura do sapato voltada para baixo. Assim, ele pode secar de forma natural.

Quando e como lavar tênis?

Lavar os calçados depois de uma atividade física é fundamental. Mas, não é ideal fazer isso frequentemente, pois fará com que ele se desgaste mais rápido. Isso acontece, no geral, em dias frios, já que nessa época os tênis demoram mais para secar.

Nesse período, aproveite para remover a sujeira com um pano úmido com multiuso. Dessa forma, lave apenas a sola com água e sabão líquido neutro.

Caso a palmilha também precise de uma lavagem, faça o mesmo processo. Uma outra dica para quem pratica corrida, é interessante ter em casa desodorizadores para calçados, a fim de diminuir a necessidade de estar sempre limpando-os.

Mantenha seus tênis limpos

Agora que já sabe como lavar tênis, não há mais desculpas para adiar essa tarefa. Limpar a parte externa é essencial para manter a boa aparência do calçado. 

Não se pode negligenciar o lado interno, pois assim, evita-se maus odores e conserva o forro do sapato. Um tênis limpo aumenta a durabilidade do produto e deixa o look mais descolado.

Pessoas foto criado por freepik – br.freepik.com